Notícias

07 de dezembro de 2018

Livro exalta história do sorvete e apresenta panorama para o futuro do setor

Lançamento comemora os 70 anos da Selecta Sorvetes, cuja trajetória se confunde com a evolução da própria indústria brasileira

 

São Paulo, dezembro de 2018 – As previsões de mercado trazem boas notícias para o segmento de sorvetes. De acordo com dados da Mintel, a gradativa melhora do cenário econômico no Brasil deve ter um impacto positivo para o setor que, até 2022, atingirá a produção de 486 milhões de litros por ano no varejo, com faturamento de R$ 8,1 milhões. A questão da saudabilidade aliada à indulgência está entre as tendências que impulsionarão esse futuro promissor, como mostra o livro “Memórias do Sorvete – uma celebração à delícia gelada que ganhou o mundo, inspirou histórias e espalhou notícias”, lançado recentemente para celebrar os 70 anos da Selecta Sorvetes, marca que pertence à multinacional Duas Rodas, líder brasileira em aromas e ingredientes para a indústria alimentícia.

Reconhecida desde 1948 como uma das principais especialistas do País na produção de matérias-primas para o segmento, a Selecta decidiu investir no projeto do livro não apenas para celebrar sua própria história, mas sobretudo para homenagear esse alimento tão emblemático, consumido e amado em todo o mundo. A publicação conta com um capítulo inteiro dedicado à trajetória de mais de 3 mil anos do sorvete, desde seu surgimento até as reinvenções que, ao longo do tempo, renderam uma jornada repleta de curiosidades. Uma linha do tempo ilustrada leva o leitor a uma viagem por essa história milenar, iniciada no ano 1.000 a.C.

Além desse resgate, o livro remonta a fundação da Selecta Sorvetes e mostra como a trajetória da marca se confunde com a própria história do desenvolvimento da indústria sorveteira no Brasil. “São sete décadas criando, desenvolvendo e experimentando ingredientes, texturas e combinações que garantem o sucesso de quem produz sorvete. Essa história, contada no livro, é a mesma da indústria e das pessoas que fazem deste segmento um dos mais consistentes no setor de alimentos”, conta Marco Paulo Pereira Henriques, gerente de marketing da Duas Rodas.

O executivo reforça que o livro representa mais do que uma coletânea de acontecimentos da Selecta. “Trata-se de um projeto que reforça uma crença da companhia de que sorvete é alimento, já que nutre, refresca e surpreende nossos sentidos. Também é empreendedorismo, pois movimenta a indústria e estimula os negócios de nossos clientes”, diz o executivo.

O potencial de empreendedorismo no setor, aliás, tem um destaque importante na publicação, tanto que tem o seu prefácio assinado por Juliano Seabra, um dos maiores fomentadores do empreendedorismo e inovação no Brasil, ex-diretor-geral da Endeavor (2013-2018), uma das maiores organizações do País de apoio aos empreendedores. “Perenizar uma empresa não é fácil: é preciso manter em tensão permanente o espírito empreendedor e o gestor. Só é possível construir uma companhia de sucesso com três fatores absolutamente alinhados: o propósito, o conhecimento e o mercado. Olhando lá para trás, o início da Selecta tem todos eles”, escreveu o executivo no texto de abertura do livro.

 

Publicação apresenta panorama sobre o futuro do setor

O livro da Selecta Sorvetes traz ainda traz um panorama do mercado de gelados comestíveis para os próximos anos. A companhia reuniu especialistas de diversas áreas para trazer uma análise completa do futuro do sorvete, ressaltando as tendências e tecnologias que irão transformar o setor.

Dentre tais previsões, vale destacar que a aparência do alimento vai ser cada vez mais importante devido à influência das redes sociais. Já os estímulos sensoriais serão relevantes no mercado, pois ajudarão a conquistar esses consumidores que estão mais presentes no mundo virtual.

No futuro, a saudabilidade continuará a ser um atributo importante, desde que não comprometa o sabor e a indulgência. Nesse cenário, os ingredientes funcionais continuarão a potencializar seu espaço no setor, assim como as matérias-primas nacionais, devido à sua incrível variedade.

Outro ponto que o livro traz são as transformações tecnológicas e como elas afetarão o mercado sorveteiro no futuro. Na Selecta Sorvetes, parte dos avanços que cercam processos e produtos passam pelo Innovation Center, área que conecta setores diferentes da Duas Rodas com o intuito de ampliar o impacto da inovação dentro e fora da empresa. Hoje, os investimentos nessa área representam cerca de 5% do faturamento total da companhia.

 

Sobre a Duas Rodas:

Presente em mais de 30 países, a Duas Rodas atua há mais de 92 anos na fabricação de ingredientes para as indústrias de alimentos e de bebidas no Brasil e no mundo. Com mais de 10 mil clientes, a empresa possui um portfólio com cerca de 3 mil itens divididos em três grandes mercados: o de Flavors, com aromas, extratos naturais, desidratados, condimentos e aditivos e soluções integradas; o de Food Service, com produtos de sorvetes, chocolates, confeitaria e panificação, com as marcas Specialitá, Selecta e Mix; e o de Animal Nutrition, com ingredientes de nutrição animal da marca Statera. Líder brasileira na fabricação de aromas e produtos para a indústria de alimentos e de bebidas, a Duas Rodas foi fundada por imigrantes alemães em Santa Catarina, onde funciona ainda hoje sua sede principal. A companhia conta atualmente com outras duas fábricas no Brasil (Sergipe e São Paulo), quatro na América Latina (Argentina, Chile, Colômbia e México), além de sete centros de pesquisa e desenvolvimento e um Innovation Center. Sustentabilidade é uma das estratégias de atuação da empresa, que conta com produtos com certificações internacionais Kosher, Halal, Produtos Orgânicos e Fair for Life, além de FSSC 22000 e SMETA.