Presidente da Duas Rodas será homenageado pela CNI

Notícias

20 de junho de 2024

Presidente da Duas Rodas será homenageado com o Mérito Industrial da CNI, maior honraria da indústria brasileira

Presidente da Duas Rodas

Jaraguá do Sul, junho de 2024 – A trajetória profissional do Presidente da Duas Rodas, Leonardo Fausto Zipf, será homenageada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) com a concessão da Ordem do Mérito ao empresário catarinense, a maior honraria da indústria no Brasil entregue a personalidades e instituições que contribuem significativamente para o desenvolvimento da indústria brasileira. A cerimônia será realizada às 10h30 desta sexta-feira, dia 21, na sede da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), em Florianópolis (SC).

A indicação da FIESC foi aprovada por unanimidade pela Diretoria da CNI em março deste ano. 

Leonardo Fausto Zipf, Presidente da Duas Rodas

“É uma honra e imensa alegria receber esta condecoração nacional, um reconhecimento significativo que divido com os nossos colaboradores e todas as gerações que guiaram a empresa ao longo dos seus quase 100 anos. Tenho a convicção que o sucesso de grandes projetos empresariais como o da Duas Rodas é sempre resultado de um esforço conjunto, de muita determinação, espírito de união, capacidade de inovar e resiliência, com foco no presente e olhar no futuro”, afirma Leonardo.

Ao longo de sua história de 36 anos na Duas Rodas, o empresário comandou o vigoroso processo de expansão nacional e internacional da empresa que nasceu em 1925 em Jaraguá do Sul (SC), posicionando-a na liderança do mercado latino-americano de ingredientes para alimentos.

Leonardo liderou o projeto de internacionalização, estabelecendo unidades produtivas no Chile, na Colômbia, no México e, em 2024, conduziu a aquisição da tropextrakt GmbH, na Alemanha. Com este negócio, a Duas Rodas estabeleceu um Centro Avançado de Inovação e Logística em um dos maiores mercados globais. A empresa também expandiu sua presença com escritórios comerciais nos EUA e na China. 

No Brasil, o empresário esteve à frente da implantação da unidade produtiva em Estância (Sergipe) e, em 2015, liderou a aquisição da Mix Indústria de Produtos Alimentícios Ltda, em São Bernardo do Campo (SP). Atualmente, o Grupo Duas Rodas conta com mais de 1.700 colaboradores em todas as suas unidades de negócios. 

Nos últimos anos, Leonardo tem impulsionado também, de forma estratégica e consistente, os investimentos em inovação, transformação digital e inteligência artificial, estabelecendo diferenciais competitivos valiosos para a Duas Rodas no mercado global de aromas e ingredientes para a indústria de alimentos e bebidas.

O empresário também se destaca pela atividade associativa, exercendo liderança em organizações de Jaraguá do Sul e de Santa Catarina. Foi vice-presidente da Associação Comercial e Industrial de Jaraguá do Sul (ACIJS), vice-presidente da FIESC e presidente do Conselho de Administração da ADVB-SC, entre outras participações.

No momento, Leonardo acumula as Presidências Executiva e do Conselho de Administração da Duas Rodas, além de integrar os Conselhos de Administração da EMBRAED e da ADVB/SC.

SOBRE A DUAS RODAS

A Duas Rodas, fundada em 1925, em Jaraguá do Sul (SC) pelo casal alemão Hildegard e Rudolph Hufenüssler, é uma das maiores fabricantes de aromas, extratos e ingredientes para a indústria de alimentos e bebidas. Líder em vários segmentos no Brasil e América Latina, está presente com seus sabores, texturas e cores na maior parte dos alimentos consumidos pela população brasileira. Com sede em Santa Catarina, tem seis fábricas, sendo três no Brasil e três em outros países da América Latina (México, Chile e Colômbia), seis centros de P&D, além de escritórios comerciais nos Estados Unidos e China e um Centro Avançado de Inovação e Logística na Europa. Emprega cerca de 1.700 pessoas e produz mais de três mil itens divididos em três mercados: Flavors (aromas, extratos botânicos, condimentos e aditivos, além de soluções integradas), Food Service (onde atua com as marcas Selecta, Specialitá e Mix na fabricação de ingredientes para sorvetes, chocolates e confeitaria) e Animal Nutrition (ingredientes para nutrição animal, com a marca Statera). A empresa conta com um time de mais de 200 profissionais, entre engenheiros e técnicos altamente especializados, que desenvolvem soluções proprietárias tanto para o processo produtivo quanto para a criação de novos produtos, muitas vezes em parceria com clientes. Entre as principais tecnologias usadas para inovação estão a inteligência artificial e big data – ambas como ferramentas para melhorar eficiência e para monitorar o comportamento dos consumidores.

Compartilhe: