Notícias

03 de julho de 2019

Duas Rodas é considerada uma das empresas mais inovadoras do Brasil pela quarta vez consecutiva

Multinacional brasileira conquista reconhecimento no Prêmio Valor Inovação Brasil 2019. Anualmente, empresa investe mais de 5% de seu faturamento em novas soluções e tecnologias

A Duas Rodas, líder nacional na fabricação de aromas e ingredientes para a indústria de alimentos e bebidas, é reconhecida pelo 4º ano consecutivo como uma das empresas mais inovadoras do Brasil pelo Prêmio Valor Inovação Brasil, que está na 5ª edição em 2019. O ranking é uma iniciativa do jornal Valor Econômico em parceria com a consultoria global Strategy& (PWC), que reconhece as companhias de destaque no desenvolvimento de pesquisas e tecnologias e nos resultados da prática da inovação.

A escolha das empresas começa com um estudo que envolve companhias de 23 segmentos diferentes e avalia as práticas de inovação das empresas, baseada em cinco pilares: intenção de inovar, esforço para realizar a inovação, resultados obtidos, avaliação do mercado e geração de conhecimento. Este levantamento gera o Anuário Inovação Brasil, que traz as 150 empresas mais inovadoras do país.

A Duas Rodas comemora a sua presença pelo quarto ano consecutivo no ranking do Valor Inovação Brasil de empresas mais inovadoras do país. Para o presidente Leonardo Fausto Zipf, é um importante reconhecimento da estratégia de investimento permanente em pesquisa, desenvolvimento, capital intelectual e infraestrutura para inovar em produtos, tecnologias e processos. A inovação, reforça o presidente, é a forma mais consistente de dar sustentabilidade à empresa.

A multinacional brasileira conta, em seu planejamento estratégico, com um roadmap tecnológico que estabelece o retorno da área de inovação para os próximos cinco anos, no qual um dos critérios é que produtos inovadores devem responder, no mínimo, por 10% do faturamento anual da empresa.

“Nós investimos em inovação incremental e disruptiva com foco na realização. Este posicionamento tem apresentado reflexos diretos nos nossos resultados. Até maio deste ano, registramos 15,1% de crescimento no faturamento acumulado em relação ao mesmo período de 2018, e os produtos novos respondem por uma fatia importante desta performance: 18%”, afirma Leonardo. Anualmente, a empresa investe mais de 5% de seu faturamento em pesquisa, desenvolvimento e inovação.

O evento de premiação ocorreu ontem à noite (2/7), no espaço de eventos Villa Blue Tree, localizado na Chácara Santo Antônio, em São Paulo (SP).

INOVAÇÃO COLABORATIVA

Em seus processos de inovação, a Duas Rodas aposta em parcerias, na inovação colaborativa, na criação multidisciplinar e na utilização de ferramentas de inteligência de mercado, big data e analytics para potencializar métodos e apresentar soluções cada vez mais eficientes e integradas às necessidades do mercado.

O diretor de Inovação e Tecnologia, Antônio Carlos Figueiredo Gonçalves, destaca o trabalho focado na consolidação da cultura de inovação dentro da empresa, envolvendo colaboradores de todos os setores. “É este ambiente colaborativo e voltado à inovação que nos possibilita estarmos preparados para os desafios do mercado”, afirma.

Dentro das iniciativas voltadas à inovação, vale destacar também a Planta (www.planta.vc), a plataforma de inovação aberta que a Duas Rodas fomenta e que funciona como uma ponte entre o desejo do consumidor e as indústrias de alimentos e bebidas. Trata-se de uma ferramenta, na qual qualquer pessoa pode dar a ideia de um novo produto, além de participar de desafios propostos por empresas do segmento. Todas as sugestões são analisadas por um comitê interno ou externo, dependendo do caso, que encaminha as mais viáveis para desenvolvimento, seguido de testes em fábrica e identificação de escalabilidade.

A Planta é considerada a 1ª plataforma de inovação colaborativa para alimentos e bebidas do Brasil e em 2017 foi considerada a inovação mais disruptiva do ano para o setor de alimentos pela revista Consumidor Moderno.


Sobre a Duas Rodas:

Presente em mais de 30 países, a Duas Rodas atua há mais de 93 anos na fabricação de ingredientes para as indústrias de alimentos e de bebidas no Brasil e no mundo. Com mais de 10 mil clientes, a empresa possui um portfólio com cerca de 3 mil itens divididos em três grandes mercados: o de Flavors, com aromas, extratos naturais, desidratados, condimentos e aditivos e soluções integradas; o de Food Service, com produtos de sorvetes, chocolates, confeitaria e panificação, com as marcas Specialitá, Selecta e Mix; e o de Animal Nutrition, com ingredientes de nutrição animal da marca Statera. Líder brasileira na fabricação de aromas e produtos para a indústria de alimentos e de bebidas, a Duas Rodas foi fundada por imigrantes alemães em Santa Catarina, onde funciona ainda hoje sua sede principal. A companhia conta atualmente com outras duas fábricas no Brasil (Sergipe e São Paulo), quatro na América Latina (Argentina, Chile, Colômbia e México), além de sete centros de pesquisa e desenvolvimento e um Innovation Center. Sustentabilidade é uma das estratégias de atuação da empresa, que conta com produtos com certificações internacionais Kosher, Halal, Produtos Orgânicos e Fair for Life, além de FSSC 22000 e SMETA.