SenseLatam 2020 debate desafios e perspectivas das ciências sensoriais e do consumidor - Duas Rodas

Notícias

23 de novembro de 2020

SenseLatam 2020 debate desafios e perspectivas das ciências sensoriais e do consumidor

Começa nesta terça-feira, dia 24/11, Congresso Latino-americano patrocinado pela Duas Rodas, que será voltado a profissionais da indústria, estudantes, professores, mestrandos e doutorandos que atuam em áreas como ciências sensoriais, pesquisas com consumidores, pesquisa e desenvolvimento, marketing, aplicações e controle da qualidade

São Paulo, novembro de 2020 – O vasto universo das ciências sensoriais e do consumidor, perspectivas e desafios estarão em destaque durante o SenseLatam 2020, que será realizado entre 24 e 26 de novembro, no formato online. 

Focado em análise sensorial, ferramenta estratégica para a indústria de alimentos, bebidas e ingredientes, o 1º Congresso Latino-americano de Ciências Sensoriais e do Consumidor será voltado a profissionais da indústria, estudantes, professores, mestrandos e doutorandos que atuam em áreas como ciências sensoriais, pesquisas com consumidores, pesquisa e desenvolvimento, marketing, aplicações e controle da qualidade.

Com o patrocínio da Duas Rodas, líder nacional na fabricação de aromas e ingredientes para a indústria alimentícia, que também participa da comissão organizadora e da submissão de trabalhos científicos, o Congresso se propõe a ser um amplo espaço para promover a troca de experiências e divulgação de ações desenvolvidas pelas universidades, institutos de pesquisa e empresas privadas.

Durante os 3 dias serão abordados temas relacionados a saúde, bem-estar e emoções; comportamento do consumidor; métodos sensoriais e/ou emergentes; sensometria; marketing sensorial e neurociência; aspectos regulatórios e rotulagem de alimentos; correlação com análise instrumental; estudos com consumidores de populações vulneráveis; e sustentabilidade e responsabilidade social.

Realizado pela Associação Brasileira de Ciências Sensoriais, o evento contará com 10 palestrantes de diferentes países da América Latina. A programação terá como atrações de destaque keynote speakers, palestras, mesas redondas, workshops e apresentação de trabalhos científicos.

“Na Duas Rodas, temos a análise sensorial como ferramenta valiosa para assertividade da nossa atuação no mercado global de alimentos. E, certamente, o evento será mais uma oportunidade para reforçamos a nossa expertise em treinamento de painéis sensoriais e métodos para validações sensoriais”, afirma Claudia Gliceria Costa Mattos, Gerente de Atendimento Técnico da Duas Rodas.

Palestra de abertura: novos paradigmas

A abertura do SenseLatam 2020 será às 19 horas do dia 24, seguida pelo keynote speaker Gastón Ares, da Universidad de la República de Uruguay (UDELAR), sobre o tema “Os novos paradigmas da ciência sensorial: oportunidades e desafios”.

O primeiro dia contará ainda com as palestras “Uso de métodos sensoriais dinâmicos com consumidores, com Mara Galmarini (UCA-CONICET – Argentina); e “A neurociência como ferramenta de investigação sensorial: teoria e prática”, com Billy Nascimento (Forebrain – Brasil). Uma mesa redonda, a partir das 21h15, com o keynote speaker e palestrantes do dia, fecha a programação do primeiro dia.

Duas Rodas apresenta trabalhos científicos

A Duas Rodas teve selecionados três trabalhos científicos desenvolvidos em cooperação com universidades. Em formatos de resumo e vídeo-posters, mostram casos reais de aplicação na indústria e já estão disponíveis no site do SenseLatam 2020:

“Avaliação De Desempenho Do Painel Sensorial De Avaliadores Especialistas Em Odor E Sabor De Ervas E Especiarias Em Produtos Cárneos Usando O Panelcheck”

Autoras(es): Hirina Fonseca Brustolini (Duas Rodas) / Deise Rosana Silva Simões (UEPG) / Lucila Vicari (Duas Rodas/UFPEL)

“Treinamento de Painel Humano para Descrição da Aparência e Textura de Ingredientes e Produtos Pet Food para Cães e Gatos”

Autoras(es): Sophia dos Santos Soares (Duas Rodas) / Sérgio Severino Kulicz da Silva (Duas Rodas) / Marcelo Gorges (Duas Rodas) / Josiane Freitas Chim (UFPEL) / Lucila Vicari (Duas Rodas/UFPEL)

“Descrição e Classificação Sensorial ee Aromas e Extratos ee Erva-Mate através do Método Sorting”

Autoras(es): Lucila Vicari (Duas Rodas/ UFPEL) / Karina Luize da Silva (Duas Rodas) / Tailyn Zermiani dos Santos (Duas Rodas) / Roberta Bascke Santos (UFPEL) / Marcia Gularte (UFPEL) / Ana Giménez (UDELAR)

Confira a programação completa no site: https://2020.senselatam.com/

Sobre a Duas Rodas:

Presente em mais de 30 países, a Duas Rodas atua há 95 anos na fabricação de ingredientes para as indústrias de alimentos e de bebidas no Brasil e no mundo. Com mais de 10 mil clientes, a empresa possui um portfólio com cerca de 3 mil itens divididos em três grandes mercados: o de Flavors, com aromas, extratos naturais, desidratados, condimentos e aditivos e soluções integradas; o de Food Service, com produtos de sorvetes, chocolates, confeitaria e panificação, com as marcas Specialitá, Selecta e Mix; e o de Animal Nutrition, com ingredientes de nutrição animal da marca Statera. Líder brasileira na fabricação de aromas e produtos para a indústria de alimentos e de bebidas, a Duas Rodas foi fundada por imigrantes alemães em Santa Catarina, onde funciona ainda hoje sua sede principal. A companhia conta atualmente com outras duas fábricas no Brasil (Sergipe e São Paulo), quatro na América Latina (Argentina, Chile, Colômbia e México), além de sete centros de pesquisa e desenvolvimento e um Innovation Center. Sustentabilidade é uma das estratégias de atuação da empresa, que conta com produtos com certificações internacionais Kosher, Halal, Produtos Orgânicos e Fair for Life, além de FSSC 22000 e SMETA.

Contatos para a imprensa: 

Suzana Klein suzana.klein@duasrodas.com l (47) 3372-9016 / 99762-9811

Compartilhe: