Portfólio Sabores do Brasil da Duas Rodas homenageia a diversidade da culinária do País - Duas Rodas

Notícias

17 de abril de 2020

Portfólio Sabores do Brasil da Duas Rodas homenageia a diversidade da culinária do País

Multinacional brasileira busca inspiração na riqueza de ingredientes, influências culturais e regionais para lançar perfis de sabores de pratos típicos para temperos preparados para macarrão instantâneo, como Frango com Pequi, Vaca Atolada, Frango com Milho, Moqueca e a tradicional Feijoada

A versatilidade e a diversidade cultural dos brasileiros estão presentes na música, arquitetura e, especialmente, na culinária do país. Temperos regionais e influências culturais de povos indígenas e europeus contribuíram, de Norte a Sul, na elaboração de pratos típicos ricos em sabor e inspiraram a Duas Rodas na criação do portfólio Sabores do Brasil.
Líder brasileira na fabricação de aromas e ingredientes para a indústria de alimentos e bebidas, a empresa aplicou sua expertise de 9 décadas de atuação no mercado, seu profundo conhecimento em sabores, nas preferências dos consumidores e peculiaridades das diferentes regiões do Brasil para criar cinco perfis de pratos típicos para tempero preparado: Frango com Pequi, Vaca Atolada, Frango com Milho, Moqueca e Feijoada.
“A riqueza cultural e de sabores da nossa culinária brasileira é um prato cheio dentro do conceito Comfort Food, que simboliza o despertar de emoções através do paladar com comidas que resgatam a memória de momentos especiais. Os temperos preparados do portfólio Sabores do Brasil permitem unir o interesse das pessoas por praticidade e sabores diferenciados, abrindo novas oportunidades para as indústrias alimentícias oferecer as melhores experiências sensoriais aos consumidores”, afirma Paulo Mokarzel, Gerente de Marketing da Duas Rodas.

Tecnologia e sensibilidade
Aliando tecnologia, conhecimento e sensibilidade, os trabalhos de desenvolvimento dos perfis do portfólio Sabores do Brasil foram conduzidos por uma equipe multidisciplinar de especialistas em sabor da Duas Rodas, que aprofundou suas pesquisas na diversidade de receitas regionais e, a partir de um cardápio de opções, elaborou cada um dos pratos típicos para análise do perfil sensorial.
Ingredientes que integram as receitas selecionadas, como por exemplo a fruta Pequi, do Centro Oeste, foram coletadas nas respectivas regiões para a criação de aromas com tradução autêntica e fiel das notas características de sabor e odor.
A textura dos itens também recebeu atenção especial. Para obter a cremosidade sem remeter à viscosidade de um molho foi utilizado desidratado de mandioca no desenvolvimento do tempero sabor Vaca Atolada.
Com aplicação principal em macarrão instantâneo e possibilidade de expansão para outras categorias de alimentos, os temperos preparados traduzem os perfis de cinco pratos típicos de diferentes regiões:
Feijoada – Sabor marcante com intensas notas de feijão preto combinadas com carnes e defumados, além de notas temperadas que remetem a alho, louro, cominho, cebola e um toque de pimenta vermelha. A origem do prato envolve lendas populares da época da escravidão no Brasil e tradições gastronômicas de países como Portugal, Moçambique e França.
Frango com Pequi – Entrega as saborosas notas do frango caipira refogado com cebola, alho, pimenta e temperos verdes, juntamente com o sabor marcante do pequi. Esta receita tem o toque especial do Pequi, fruta de polpa carnuda e sabor marcante, muito utilizada na culinária das regiões Centro-oeste, Nordeste e norte de Minas Gerais.
Moqueca – Apresenta as notas temperadas marcantes da cebola, alho, pimenta e frutos do mar, equilibradas com a sensação de suave cremosidade do leite de coco e o característico toque de coentro e azeite de dendê. Os ingredientes utilizados neste prato à base de frutos do mar variam conforme as características culturais da região em que é preparado. A moqueca na Bahia, por exemplo, tem influências africanas acentuadas com o leite de coco e o azeite de dendê.
Vaca Atolada – Sabor característico de costela bovina temperada com cebola frita, alho, pimentas, temperos verdes e tomate, juntamente com a cremosidade do aipim cozido. Prato típico da famosa culinária mineira, a origem do nome curioso tem várias explicações populares. A mais comum remete à época das expedições de tropeiros em busca de ouro em Minas Gerais.
Frango com Milho – Tem o sabor do frango refogado com alho, cebola, pimentas e temperos verdes com um toque agradável de milho cozido. Este prato tem origem na culinária caipira, inspirada no forte cultivo do milho no Brasil, terceiro maior produto mundial do cereal.

SOBRE A DUAS RODAS:

Presente em mais de 30 países, a Duas Rodas atua há mais de 94 anos na fabricação de ingredientes para as indústrias de alimentos e de bebidas no Brasil e no mundo. Com mais de 10 mil clientes, a empresa possui um portfólio com cerca de 3 mil itens divididos em três grandes mercados: o de Flavors, com aromas, extratos naturais, desidratados, condimentos e aditivos e soluções integradas; o de Food Service, com produtos de sorvetes, chocolates, confeitaria e panificação, com as marcas Specialitá, Selecta e Mix; e o de Animal Nutrition, com ingredientes de nutrição animal da marca Statera. Líder brasileira na fabricação de aromas e produtos para a indústria de alimentos e de bebidas, a Duas Rodas foi fundada por imigrantes alemães em Santa Catarina, onde funciona ainda hoje sua sede principal. A companhia conta atualmente com outras duas fábricas no Brasil (Sergipe e São Paulo), quatro na América Latina (Argentina, Chile, Colômbia e México), além de sete centros de pesquisa e desenvolvimento e um Innovation Center. Sustentabilidade é uma das estratégias de atuação da empresa, que conta com produtos com certificações internacionais Kosher, Halal, Produtos Orgânicos e Fair for Life, além de FSSC 22000 e SMETA.