Notícias

09 de fevereiro de 2018

É de Santa Catarina: empresas locais se destacam pela inovação e bom desempenho

Líder nacional na fabricação de aromas e ingredientes para a indústria de alimentos e bebidas, a Duas Rodas é destaque na reportagem produzida pela FIESC e divulgada no G1 Santa Catarina.

A força econômica e industrial de um estado reflete a qualidade de vida das pessoas que vivem nele. Onde há incentivo ao desenvolvimento socioeconômico, as riquezas não são apenas monetárias, mas também culturais e sociais. No Brasil, Santa Catarina se mantém como um dos estados de maior IDH, um resultado que provém da força e da união dos catarinenses para conquistar objetivos comuns. E fortalecer a indústria promovendo a competitividade, a tecnologia e o desenvolvimento do Estado são objetivos perenes da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC).

Entre as iniciativas promovidas pela FIESC está o apoio a pequenas, médias e grandes empresas que fazem produtos diferenciados e colocam o Estado no mapa da inovação do mundo. Conheça alguns exemplos de empresas e setores que se destacam no Brasil e no exterior pela inovação e por terem a força da indústria catarinense.

Empresa de aromas é referência na América do Sul

As essências e aromas desenvolvidos em Jaraguá do Sul chegam à nossa mesa em alimentos que fazem parte do nosso dia a dia. Com temperos, energéticos, macarrão, molhos, chocolates, embutidos na lista de produtos, a Duas Rodas é uma empresa líder no seu segmento, com reconhecimento de ser a maior do setor em toda a América do Sul.

O processo de desenvolvimento dos aromas envolve identificar os compostos de cada aroma natural, como o das frutas, e reproduzi-los em essências sintéticas com o apoio tanto do paladar humano quanto de máquinas. A fórmula é um sucesso e fez com que a empresa nem sentisse os efeitos da crise. Pelo contrário: nos próximos cinco anos, têm planos de dobrar o faturamento e ganhar cada vez mais reconhecimento no setor.

“O estado tem dado uma demonstração de eficiência que parte da mão de obra dos trabalhadores da indústria catarinense e da classe empresarial”, Leonardo Fausto Zipf, presidente da Duas Rodas Industrial.

Sabendo que o crescimento só pode ser alcançado com muito planejamento, a empresa não para de investir em pesquisas. Com um centro de inovação próprio que busca estar sempre por dentro das tendências do mercado da alimentação, que muda com certa periodicidade, tem demonstrado eficiência em manter os negócios funcionando a todo vapor. Uma das inovações recentes e de impacto foi um ingrediente desenvolvido para estimular que o consumidor final diminua a quantidade de consumo de açúcar.

Clique para conferir a reportagem completa.