Notícias

01 de março de 2019

Duas Rodas lança tecnologia exclusiva de encapsulação que potencializa aromas em pó

Líder brasileira na fabricação de aromas e ingredientes para a indústria de alimentos e bebidas, multinacional apresenta ao mercado portfólio de aromas em pó com alto impacto de odor e sabor, que permitem oferecer melhores experiências sensoriais aos consumidores

O apetite dos consumidores por novas experiências na alimentação é uma tendência crescente no mercado de alimentos e bebidas em todo o mundo. Parceira das indústrias de alimentos e bebidas para atender as necessidades do mercado, a Duas Rodas está lançando uma nova tecnologia de encapsulação de aromas em pó no mercado, que permite potencializar o aroma e oferecer melhores experiências sensoriais em produtos finais para os consumidores.
Com know-how de mais de 90 anos de atuação no mercado global de alimentos, a multinacional brasileira desenvolveu o GranFlavor, uma tecnologia exclusiva que traz para a indústria alimentícia aromas que promovem maior explosão aromática e maior destaque no momento do consumo do alimento. Além da saída aromática de alta intensidade, a nova tecnologia proporciona maior fixação do aroma no produto e melhor proteção do ativo.
A nova tecnologia é fruto de trabalho de 2 anos de uma equipe multidisciplinar de especialistas em sabor da Duas Rodas, que fez estudos aprofundados de matérias-primas, processos e características físico-químicas dos aromas para desenvolver o GranFlavor. A eficiência e a potência dos aromas fabricados pela tecnologia exclusiva da Duas Rodas foram validadas e comprovadas através de testes sensoriais.
O impacto sensorial do aroma de baunilha fabricado pelo GranFlavor, por exemplo, apresenta a maioria dos atributos sensoriais com diferenças significativas, principalmente em impacto, intensidade e fixação de odor e de sabor, além de sabor abaunilhado residual mais acentuado. No aroma de laranja, entre os atributos que se destacam estão a intensidade de odor e de sabor, além de uma retardação na oxidação do aroma, com consequente aumento do shelf life em relação ao ingrediente tradicional.
A nova linha de aromas GranFlavor para aplicações em bolos chega ao mercado com os sabores Baunilha, Chocolate, Milho Verde, Coco e Laranja. Já para a categoria de biscoitos foram desenvolvidos os sabores Baunilha, Chocolate e Morango.
“A nova tecnologia é resultado de estudos, testes, avaliações, comparações, observação de estabilidade e comportamento na aplicação que criaram uma combinação perfeita entre modernas tecnologias em matérias-primas, em mudanças nas características físico-químicas do aroma, na forma de preparo e na fabricação do ingrediente, traduzindo-se em aromas que oferecem excelente performance em suas aplicações”, explica do Diretor de Inovação e Tecnologia da Duas Rodas, Antônio Carlos Figueiredo Gonçalves.
“A nossa empresa tem na inovação um pilar estratégico de competitividade e expansão de negócios, posicionamento que reforçamos com o lançamento desta tecnologia exclusiva da Duas Rodas”, enfatiza o Gerente Geral de Inovação e Tecnologia, Steven Charles Rumsey, ao lembrar que a empresa destina pelo menos 5% do seu faturamento anual em inovação.

Diferenciais altamente competitivos
O Gerente de Marketing da Duas Rodas, Marco Paulo Pereira Henriques, destaca que a performance oferecida pela nova tecnologia atende a demandas de mercado não alcançadas por outras tecnologias de encapsulação de aromas em pó em relação ao perfil desejado, principalmente no quesito liberação de odor. Os aromas para bolo, exemplifica, oferecem diferenciais altamente competitivos, por promoverem maior saída aromática do aroma em pó já na abertura da embalagem, durante o processo de assamento e também na hora do consumo do alimento.
“Com o GranFlavor, reforçamos o nosso posicionamento de criação de ingredientes para promover as melhores experiências ao consumidor. Os aromas da nossa tecnologia exclusiva têm top notes intensificados em odor e sabor, abrindo oportunidades de novos lançamentos aos nossos clientes, alinhados às mais recentes tendências de mercado, permitindo proporcionar uma experiência sensorial mais interessante para o consumidor final”, ressalta Henriques.

Sobre a Duas Rodas:

Presente em mais de 30 países, a Duas Rodas atua há mais de 93 anos na fabricação de ingredientes para as indústrias de alimentos e de bebidas no Brasil e no mundo. Com mais de 10 mil clientes, a empresa possui um portfólio com cerca de 3 mil itens divididos em três grandes mercados: o de Flavors, com aromas, extratos naturais, desidratados, condimentos e aditivos e soluções integradas; o de Food Service, com produtos de sorvetes, chocolates, confeitaria e panificação, com as marcas Specialitá, Selecta e Mix; e o de Animal Nutrition, com ingredientes de nutrição animal da marca Statera. Líder brasileira na fabricação de aromas e produtos para a indústria de alimentos e de bebidas, a Duas Rodas foi fundada por imigrantes alemães em Santa Catarina, onde funciona ainda hoje sua sede principal. A companhia conta atualmente com outras duas fábricas no Brasil (Sergipe e São Paulo), quatro na América Latina (Argentina, Chile, Colômbia e México), além de sete centros de pesquisa e desenvolvimento e um Innovation Center. Sustentabilidade é uma das estratégias de atuação da empresa, que conta com produtos com certificações internacionais Kosher, Halal, Produtos Orgânicos e Fair for Life, além de FSSC 22000 e SMETA.