Notícias

30 de agosto de 2019

Duas Rodas lança linha de aromas naturais de chocolate

Novos perfis unem os apelos crescentes por indulgência e naturalidade ao sabor que mais marcou presença em lançamentos de produtos no mercado global de alimentos nos últimos anos, abrindo oportunidades principalmente ao mercado de biscoitos doces

O chocolate é, de fato, uma paixão mundial. E não é para menos. Suas características extremamente indulgentes promovem deliciosa conexão com as sensações de bem-estar, conforto e felicidade. De acordo com a agência Mintel, o sabor foi campeão em lançamentos no mercado global de alimentos e bebidas nos últimos cinco anos, marcando presença em mais de 78 mil produtos. O segmento de produtos de padaria foi o responsável pela metade dos lançamentos com sabor chocolate no mundo, segundo dados da Mintel. No Brasil, a exemplo do mercado mundial, a categoria de biscoitos doces é a que mais se destacou, respondendo por 30% das novidades, indica o levantamento.

Para aquecer ainda mais esta paixão global, a Duas Rodas, líder brasileira na fabricação de aromas e ingredientes para a indústria de alimentos e bebidas, uniu o desejo do consumidor por indulgência à tendência crescente por naturalidade, saúde e bem-estar na alimentação para desenvolver a linha de Aromas Naturais de Chocolates, que integra a plataforma de ingredientes naturais, a dotNAT.

Nascida em meio à diversidade do maior bioma do mundo e pioneira na fabricação de óleos essenciais de plantas tropicais no Brasil, a Duas Rodas aliou a experiência de mais de 90 anos na fabricação de aromas e ingredientes para a indústria de alimentos e bebidas, o profundo conhecimento do mercado de chocolates e moderna tecnologia para criar quatro perfis de sabores naturais: Ao Leite, Meio Amargo, Caramelo e Amargo.

“Os aromas naturais foram desenvolvidos por uma equipe de especialistas, que estudou minuciosamente matérias-primas e sua interação com processos, pesquisou profundamente os aromáticos de chocolates de alto padrão e investiu em testes sensoriais para desenvolver os perfis naturais com top notes que tornam o sabor autêntico e característico”, explica do Gerente de Marketing da Duas Rodas, Marco Paulo Pereira Henriques. Desenvolvida por bioprocesso, a linha traduz a autenticidade do sabor do chocolate a partir de fontes naturais tendo como principal aplicação o segmento de biscoitos, mas com excelente performance e outras categorias, destaca o executivo.

Sabor mais consumido pelo brasileiro, o aroma natural de Chocolate ao Leite oferece uma sensação aveludada originária das notas de baunilha. Doce e cremoso, desperta uma sensação de satisfação, com notas de fundo de cereais e cacau. O perfil Caramelo traz a combinação perfeita do chocolate com os cristais de caramelo, com notas de cacau, malte, caramelo e floral.

Com uma dose de cacau um pouco maior, o perfil Meio Amargo replica o sabor desta formulação com top notes de cereal, malte e floral suave, unindo o contraste do dulçor com o amargor do próprio cacau. Já o perfil Amargo destaca um sabor que está cada vez mais em evidência. Com intensidade ainda maior do cacau, reproduz notas tostadas, suavemente alcoólicas e florais, com impacto e total fidelidade.

“A busca por itens cada vez mais naturais é um movimento global e crescente. E isso também implica a revalidação dos sabores clássicos, como é o caso do chocolate. Os novos perfis de aromas naturais de chocolate da plataforma dotNAT vêm para atender a este anseio, aliando a experiência do sabor ao conceito de saudabilidade e agregando valor ao produto final”, afirma o gerente de Marketing da Duas Rodas, Marco Paulo Pereira Henriques.

Sobre a Duas Rodas:

Presente em mais de 30 países, a Duas Rodas atua há mais de 93 anos na fabricação de ingredientes para as indústrias de alimentos e de bebidas no Brasil e no mundo. Com mais de 10 mil clientes, a empresa possui um portfólio com cerca de 3 mil itens divididos em três grandes mercados: o de Flavors, com aromas, extratos naturais, desidratados, condimentos e aditivos e soluções integradas; o de Food Service, com produtos de sorvetes, chocolates, confeitaria e panificação, com as marcas Specialitá, Selecta e Mix; e o de Animal Nutrition, com ingredientes de nutrição animal da marca Statera. Líder brasileira na fabricação de aromas e produtos para a indústria de alimentos e de bebidas, a Duas Rodas foi fundada por imigrantes alemães em Santa Catarina, onde funciona ainda hoje sua sede principal. A companhia conta atualmente com outras duas fábricas no Brasil (Sergipe e São Paulo), quatro na América Latina (Argentina, Chile, Colômbia e México), além de sete centros de pesquisa e desenvolvimento e um Innovation Center. Sustentabilidade é uma das estratégias de atuação da empresa, que conta com produtos com certificações internacionais Kosher, Halal, Produtos Orgânicos e Fair for Life, além de FSSC 22000 e SMETA.