Notícias

03 de março de 2016

Duas Rodas lança coleção de aromas de pimenta, com sabores que vão além da picância

 A cada ano, o ideal de sabor dos consumidores se sofistica e se torna uma busca por experiências mais exclusivas e marcantes. Inspirada por esse movimento, a multinacional Duas Rodas, líder nacional na fabricação de aromas e produtos para a indústria de alimentos e de bebidas, desenvolveu a linha Pepper Collection, uma coleção de aromas de pimenta que oferece à indústria alimentícia as principais características dessas famosas especiarias apreciadas em todo mundo.

Valorizando os compostos aromáticos de cada perfil, a nova coleção de pimentas da Duas Rodas apresenta aromas autênticos desenvolvidos a partir das mais famosas variedades destes frutos e seus molhos, indo muito além da picância, característica mais reconhecida deste universo.

“O uso de aromas de pimentas permite não só a garantia dos melhores sabores de pimentas de cada fruto, mas também a padronização e certeza de fornecimento desse sabor durante o ano todo, sem falta de matéria-prima, como é comum neste mercado. Através de intensas rodadas, nós selecionamos os melhores perfis de pimenta correlacionado a relevância que cada nome tem no mercado e seu impacto nos rótulos dos produtos finais”, explica o gerente Marco Paulo Pereira Henriques, gerente de Marketing da Duas Rodas.

No processo de concepção dos aromas também foram estabelecidos padrões de inspiração a partir de variados frutos de pimentas em condições perfeitas, além de conservas e molhos desta natureza reconhecidos mundialmente.

Os perfis dos aromas que compõem a Pepper Collection estão divididos em três categorias: 1) Aromáticas – que inclui a Pimenta Rosa, a Pimenta Jamaica e Dedo de Moça; 2) Picantes – abrangendo Chiplote, Jalapeño, Malagueta e Habanero; e 3) Molhos – inspiração em molhos e conservas famosos, como Sriracha, Pimenta Verde e Pimenta Vermelha (confira abaixo uma descrição detalhada de todos os perfis). Os novos aromas de pimenta lançados pela Duas Rodas são altamente recomendados para aplicações em snacks (de batata e trigo), molhos (branco de tomate e pimenta), além de temperos (para macarrão instantâneo, por exemplo).

Veja em detalhes os perfis de aromas da linha Pepper Collection

AROMÁTICAS

–  Pimenta Rosa – fruto da aroeira, é considerada uma falsa pimenta e muito utilizada na gastronomia. Possui odor resinoso e sabor com notas amadeiradas, herbáceas e um pouco adocicadas. Sua picância é quase imperceptível, mas contribui na caracterização deste perfil único.

–  Pimenta Jamaica – esta semente aromática nativa do Oriente e das Américas lembra uma mescla de especiarias como cravo, canela e noz moscada, com picância extremamente suave. Por também apresentar perfil adocicado, combina muito bem com doces e algumas carnes.

– Dedo de Moça – conta com picância e odor que lembram a pimenta malagueta, mas com considerável suavidade. Apresenta também notas verdes que remetem a pimentão, trazendo sabor e pungência na medida certa para o grande público.

PICANTES

– Chiplote – Resultado de um lento processo de defumação da pimenta jalapeño vermelha, o chiplote é uma verdadeira explosão de sabor. Encorpado, com notas defumadas e picantes, o seu resultado é marcar presença.

– Jalapeño – Este tipo de pimenta é muito popular na culinária mexicana, sendo muito saborosa. Odor que lembra o pimentão verde é complementado pelo sabor acético e verde, com picância moderada.

– Malagueta – Apesar de muito utilizada na culinária brasileira, a pimenta malagueta tem origem no Peru. Sua principal característica está em sua picância, que é considerada alta e predomina sobre o sabor. É ideal quando a sensação de calor é a busca prioritária.

– Habanero – Originária do México, a Habanero possui picância única, que preenche todo o paladar. Sua ardência chega a ser 50 vezes mais forte que a da Jalapeño, mas nada que iniba as notas complementares acéticas, amadeiradas e verdes, proporcionando uma experiência deliciosa para quem degusta alimentos com seu toque.

AROMAS INSPIRADOS EM MOLHOS

– Sriracha – originário da Tailândia, é um molho resultante da combinação entre vinagre, alho, sal, açúcar e pimenta em um processo de fermentação diferenciado. O seu sabor autêntico vem ganhando o mundo e, no formato de aroma, traz notas características da composição: uma mescla de notas doces, aliácias, umami e, é claro, bastante picante.

Pimenta Verde – notas acéticas, verdes, características de pimentão, e uma suave picância trazem um sabor agradável para um público que busca uma picância suave com impacto aromático bastante evidente.

Pimenta Vermelha – notas acéticas que remetem a pimentão e azeitona preta combinam-se com uma picância de bom impacto, pungência e suaves notas verdes. Sabor ideal para uma experiência marcante.

Conheça o portfólio da coleção Pepper Collection pelo seu nível de picância:

Fonte: Assessoria de Imprensa Trama