A análise sensorial está entre as habilidades mais importantes para os profissionais que atuam nas indústrias alimentícias. É preciso conhecimento técnico e sensibilidade para avaliar aparência, texturas e sabores, de modo a garantir o padrão de qualidade das marcas e manter inalterada a confiança do consumidor. Para contribuir com as fabricantes neste importante desafio, a multinacional Duas Rodas, líder nacional na fabricação de aromas e produtos para a indústria de alimentos e bebidas, disponibiliza aos seus clientes o SentirDR, um programa de treinamento que visa disseminar os conceitos e métodos da análise sensorial, capacitando profissionais para aplicá-los no desenvolvimento de produtos, controle de qualidade e processos, marketing e vendas.
Criado há 11 anos, o programa surgiu com um workshop interno voltado aos colaboradores da própria Duas Rodas. Rapidamente, no entanto, a iniciativa ganhou fama entre os clientes, que demandaram à empresa a aplicação do treinamento em suas equipes também. O interesse crescente fez com que o programa fosse evoluindo continuamente até chegar à estrutura atual, composta de 16 módulos – sendo 12 voltados ao time Duas Rodas no Brasil e América Latina e quatro para equipes formadas por profissionais dos clientes da empresa.
“O programa foi dividido em módulos buscando capacitar cada grupo de acordo com a sua necessidade. Trata-se de uma colaboração importante para o negócio dos nossos clientes, por isso é um projeto tão bem recebido no mercado. Aliás, desconhecemos qualquer outra iniciativa similar no setor”, comenta Marisa Pavanello, supervisora de análise físico sensorial da Duas Rodas.
Para o público interno, os treinamentos estão divididos em:
1) novos avaliadores,
2) atributos sensoriais,
3) reciclagem para avaliadores;
4) reciclagem em atributos sensoriais;
5) textura
6) reciclagem em textura.
Já os temas dos treinamentos voltados aos clientes abrangem: Métodos, Atributos Sensoriais e Conceitos Básicos – sendo este último um módulo novo pensado para um público diferenciado: pessoas sem atuação ou formação técnica em desenvolvimento de alimentos.
Com cerca de 600 participantes no ano de 2015, o SentirDR é um importante instrumento de aproximação da Duas Rodas com o mercado. “Além de alinhar conceitos sobre análise sensorial, também compartilhamos novidades com os clientes em termos de normas e métodos relacionados ao tema”, completa Marisa.
Fonte: Assessoria de Imprensa Trama
Compartilhe: