Facebook Pixel Aromas para alimentos e bebidas: aplicações e potenciais

Os aromas e suas aplicações pela indústria de alimentos e bebidas

outubro 6, 2023

Tempo de leitura4 minutos

Você sabia que praticamente tudo o que comemos ou bebemos tem aroma e que ele possui papel fundamental na aprovação do produto pelo consumidor?

Na indústria de alimentos e bebidas, o aroma está presente em praticamente todos os produtos, assim como o encontramos em abundância na natureza. Está nos sucos, refrigerantes, bebidas mistas, gaseificadas, energéticas, alcoólicas, em lácteos, sorvetes, snacks, biscoitos, bolos, balas, doces, goma de mascar, embutidos, pratos prontos e em muitas outras categorias. 

O poder dele é indiscutível. O aroma, que confere odor e sabor ao alimento, desperta as memórias afetivas e mexe com as emoções, o que deixa fácil de entender o motivo pelo qual o sabor é o principa fator de recompra de um produto.

O aroma é uma percepção que inicia pelo nariz, mas que é capaz de invadir os sentidos, levar a experiências sensoriais e remeter a sentimentos.  O universo dos aromas e sabores desperta as emoções e pode inclusive, interferir no humor, o chamado mood food. Por isso que ele é tão importante quando falamos em desenvolvimento de produto.

Para entender melhor, os aromas são substâncias ou misturas de substâncias com propriedades odoríferas e ou sápidas, capazes de conferir ou intensificar o aroma e ou sabor dos alimentos e bebidas, segundo definição da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Na performance do produto, ele é de extrema importância, pois trata-se da identidade do que está sendo produzido.

A finalidade do aroma na indústria de alimentos e bebidas

O aroma tem papel fundamental na aprovação do consumidor em relação ao produto. E ele é também extremamente delicado, visto que é muito sensível a qualquer variação. O consumidor certamente percebe quando ocorrem essas variações. Às vezes, pode não saber verbalizar o que foi alterado, mas percebe e aponta a diferença.

O processo de criação e desenvolvimento de um aroma é fruto de um complexo e maravilhoso universo que combina conhecimento altamente especializado sobre matérias-primas, tecnologias, legislação, produtos finais e desejos dos consumidores. Além de muita sensibilidade e arte.

Aromas para alimentos e bebidas: conjunto de percepções que realçam as emoções

Vale lembrar que o ato de se alimentar vai muito além da nutrição. A degustação de um alimento pode produzir um misto de percepções que são conferidas pela integração da visão, audição, olfato, tato e paladar.

O conjunto de características do alimento como aroma, sabor, textura e crocância deve estar em harmonia, afinal, se um biscoito for mole ou com residual amargo, sua comercialização estará invariavelmente fadada ao fracasso. Como essa percepção está relacionada aos cinco sentidos, quanto maior for o alinhamento entre os atributos positivos de cada alimento ou bebida, igualmente será a possibilidade de obter boas experiências de consumo. 

Para alcançar esse prazer e remeter às boas sensações, as indústrias de ingredientes precisam estar atentas a todas as notas, para reproduzir as melhores experiências. Neste caso, entram algumas tecnologias que auxiliam na busca da melhor performance, seja na aromatização para realçar a identidade de um produto com sabor e odor característicos, para arredondar off notes, a exemplo de alimentos à base de cereais, para garantir um padrão de qualidade com aromas encapsulados, ou ainda oferecer o efeito long lasting, em uma goma de mascar, por exemplo.Não resta dúvidas que, para assegurar o nível de excelência e precisão dos atributos esperados, há muita ciência e arte envolvidas na criação de aromas para alimentos e bebidas. Quanto mais sentidos forem estimulados positivamente e de forma integrada por um alimento, maior é o potencial de promover prazer no ato da degustação. E, consequentemente, maior é a chance de sucesso.

Gostou? Compartilhe este conteúdo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *