Facebook Pixel Desenvolvimento de alimentos e bebidas: 5 fontes de pesquisa

Principais fontes de pesquisa para o desenvolvimento de alimentos e bebidas

março 15, 2024

Tempo de leitura5 minutos

Como os profissionais da indústria de alimentos conseguem, em meio a um amplo cenário de normas e regulamentações, assegurar a conformidade de seus produtos com a legislação vigente?

A conformidade legal na indústria de alimentos não é apenas uma exigência burocrática, mas uma peça vital para assegurar a qualidade e segurança dos produtos que chegam às mesas de consumidores em todo o mundo. Além de cumprir requisitos legais, a aderência a normas rigorosas impulsiona a inovação, estimulando o desenvolvimento de práticas mais eficientes e sustentáveis.

Por esses motivos, é fundamental poder contar com materiais de consulta para orientar o desenvolvimento de produtos alimentícios que atendam não apenas às normas legais, mas que também auxiliem na criação de alimentos e bebidas inovadoras.

Abaixo, indicamos algumas fontes de pesquisa que poderão ser de grande auxílio no desenvolvimento dos seus produtos. Confira!

Biblioteca de alimentos

A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) tem como principal objetivo proteger a saúde da população brasileira ao garantir a segurança e qualidade dos alimentos consumidos no país.

Ao criar a Biblioteca de Alimentos, a agência disponibiliza um material de consulta abrangente, reunindo todas as normas vigentes relacionadas à indústria de alimentos. Essa ferramenta simplifica o acesso e a compreensão da regulamentação, proporcionando orientações essenciais aos profissionais da indústria.

Neste acervo, é possível encontrar diretrizes para:

  • Avaliação de risco, segurança e eficácia de alimentos;
  • Procedimentos para autorização de uso de aditivos alimentares e coadjuvantes de tecnologia;
  • Requisitos sanitários para todas as categorias de alimentos;
  • Rotulagem de alimentos e promoções comerciais;
  • Regularização de serviços e estabelecimentos sujeitos a Boas Práticas.

Um detalhe de extrema importância é que o material é frequentemente atualizado com novas normativas, tornando-o ainda mais relevante e essencial na produção de alimentos.

Painéis Anvisa (BI)

Para realizar consultas de maneira rápida e eficiente, os Painéis Anvisa (BI) são de grande auxílio para os profissionais da indústria alimentícia. A plataforma interativa e de fácil navegação possibilita o acesso facilitado a dados relevantes, incluindo informações sobre substâncias, condições de uso, funções tecnológicas e limites máximos permitidos. Isso contribui significativamente para a tomada de decisões informadas e para assegurar a conformidade com as normativas vigentes.

Como exemplo, destacamos os painéis relacionados a Novos Alimentos, Suplementos Alimentares e Aditivos Alimentares, áreas essenciais para a inovação, segurança e qualidade na produção alimentícia:

Perguntas e Respostas

Se persistirem dúvidas em relação à regulamentação, a ANVISA também disponibiliza uma seção de Perguntas & Respostas em seu site, na qual oferece esclarecimentos sobre as dúvidas mais comuns relacionadas à legislação. Este recurso é valioso para profissionais e empresas no setor de alimentos!

Esta seção atua como um guia interativo, abordando questionamentos frequentes e fornecendo interpretações claras das normas, o que se revela fundamental para a aplicação correta das regulamentações.

Ao acessar a página, os usuários encontram respostas diretas e específicas para uma variedade de questões, desde requisitos de rotulagem até procedimentos de registro de produtos. A clareza proporcionada pelas respostas contribui para a compreensão precisa das obrigações legais, auxiliando, assim, os profissionais da indústria alimentícia a adotarem práticas conformes e a evitarem possíveis equívocos.

Briefing de Novo Produto

Para que o desenvolvimento de seus produtos alimentícios seja mais fácil e eficiente, o Briefing de Novo Produto vem para auxiliar na organização de suas ideias, de modo que todos os aspectos técnicos sejam descritos e estruturados, proporcionando clareza ao processo de criação de alimentos e bebidas.

O modelo é um arquivo editável, em que você poderá preencher informações gerais sobre o seu projeto e características específicas do seu produto. Isso inclui:

  • Aspectos Qualitativos, que descrevem a aparência, textura, odor e sabor;
  • Aspectos Quantitativos, que expressam a intensidade sensorial de cada atributo, utilizando termos como fraco/suave ou forte/intenso;
  • Aspecto Temporal, que destaca a ordem de percepção, diferenças entre amostras e o tempo de resposta de atributos;
  • Integração das Percepções, que por fim considera a qualidade global de odor e sabor, equilíbrio entre atributos e diferenças gerais. 

Cada pergunta foi elaborada para garantir clareza, e permitir  desenvolver o produto conforme as suas preferências. 

Guia de Análise Sensorial

Entre 1950 e 1970, a indústria alimentícia começou a enxergar o ser humano como uma ferramenta experimental para aprimorar a produção de alimentos, focando nas características sensoriais. Essa abordagem deu origem à análise sensorial, que tornou-se uma parceira estratégica para as empresas alimentícias, oferecendo a oportunidade de explorar o potencial e impulsionar o desempenho dos produtos no mercado.

Reconhecendo a importância de comunicar claramente o propósito da análise sensorial criamos um Guia prático de análise sensorial para alimentos. Este material aborda elementos essenciais para estruturação da avaliação, explorando a influência dos cinco sentidos na alimentação. Com isso, apresentamos os métodos mais empregados, oferecemos insights sobre a criação de briefings de projeto dos produtos mais eficazes, mostramos exemplos de produtos que destacam a sensorialidade e também algumas normas.

Esses materiais de consulta representam ferramentas essenciais na criação de produtos adequados aos novos desejos dos consumidores e em conformidade com as regulamentações. Utilizá-los corretamente é fundamental para que os profissionais possam tomar decisões assertivas, assegurando a qualidade e segurança dos produtos alimentícios.

Gostou? Compartilhe este conteúdo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *