Facebook Pixel Modelo de briefing para desenvolvimento de produto

Modelo de briefing para desenvolvimento de produto

julho 18, 2023

Tempo de leitura5 minutos

Contar com um bom modelo de briefing pode fazer toda a diferença durante o processo de criação de um novo produto alimentício. Afinal, ele representa o primeiro passo para guiar todas as etapas seguintes de seu desenvolvimento.

Diante de um mercado competitivo e com prateleiras repletas de opções de consumo, é essencial ter planejamento, clareza e precisão para desenvolver soluções capazes de atender às novas expectativas dos consumidores e de criar experiências sensoriais únicas.

Acesse esta ferramenta e tenha sucesso no seu lançamento. A seguir, vamos explicar em mais detalhes a importância de um bom briefing, apresentar algumas orientações para utilizá-lo e disponibilizar um modelo pronto para download.

Acompanhe. 

Entenda a importância de um bom modelo de briefing

O briefing funciona como uma espécie de roteiro. Sua função é guiar o desenvolvimento de um produto, seja ele qual for. No caso do setor alimentício, sua aplicação possui altíssima relevância. 

Isso porque estamos falando de produtos que irão satisfazer as necessidades e desejos das pessoas em relação a sua alimentação. Contar com um modelo de briefing específico para essa área é como ter uma receita para o sucesso de criação.

O briefing para desenvolvimento de produto alimentício começa identificando o objetivo e escopo do projeto. O foco é definir claramente a direção a seguir. Com base nisso, é possível adaptar a mercadoria de acordo com o seu público-alvo. 

Ao delimitar as características principais do público infantil, vegano ou vegetariano, por exemplo, fica mais assertivo criar um produto que atenda às necessidades dos clientes. O mesmo vale para a região ou país onde ele será comercializado. Isso permite a adaptação das preferências e demandas locais.

Nesse sentido, também há um padrão de referência. Pode ser uma feijoada típica de uma região específica, por exemplo. Ele também é importante para garantir a autenticidade do sabor criado. 

As características sensoriais e requisitos de funcionalidade também são abordados no modelo de briefing. Textura, cor, sabor, porção, aspecto, conservação e solubilidade. Elas ajudam a definir qual experiência será criada para o consumidor.

A mesma lógica se aplica a outras descrições, como a padronização em princípios ativos, informações de mercado, questões regulatórias, preço esperado, etc. Todo detalhe é importante para que a equipe de desenvolvimento tenha uma visão clara de como transformar a ideia em realidade.

Indo além da ideação inicial, o grande valor do briefing está em detalhar todos os aspectos qualitativos, quantitativos, temporais e de integração das percepções do produto. Entenda abaixo como eles são descritos no documento.

Veja como preencher o briefing para desenvolvimento de produto

A relevância de um bom briefing está na sua capacidade de orientar todo o processo de desenvolvimento de um produto alimentício. Isso garante que ele atenda às necessidades do público-alvo, seja relevante no mercado e alcance o sucesso desejado.

Para utilizar o modelo disponibilizado nesta página, você deverá preencher uma série de informações gerais sobre o projeto, além das características sensoriais desejadas. Isso é feito considerando uma série de aspectos qualitativos, quantitativos e temporais.

Em meio às informações, você deverá apontar detalhes qualitativos sobre o projeto. Eles descrevem quais são os atributos que a caracterizam. Esse é o caso do sabor, aparência, odor e textura.

Além disso, o roteiro também inclui atributos quantitativos. Sua função é apontar o grau de cada um dos aspectos sensoriais. Isso é feito por meio de adjetivos como fraco ou suave e forte ou intenso, por exemplo. 

O modelo de briefing ainda prevê seu aspecto temporal. Ele expressa a ordem com que cada atributo sensorial é percebido, as diferenças na ordem com que isso ocorre e o tempo de resposta e permanência de cada estímulo. 

Por fim, há a integração das percepções. Ela descreve a intensidade global de odor e sabor do produto. Além disso, aponta o balanceamento entre os atributos e suas respectivas diferenças globais.

Em geral, são esses aspectos a serem descritos ao longo do documento para guiar o processo de criação do produto, tornando-o mais claro, assertivo, previsível e bem alinhado entre a equipe.

Ciente dessas características, você ainda encontrará em todos os tópicos do nosso modelo de briefing exemplos relacionados a categorias de diferentes produtos, para inspirá-lo e orientá-lo durante a elaboração. 

Faça o download do material e conte com um roteiro completo para desenvolver seu novo alimento ou bebida da melhor forma possível.

Gostou? Compartilhe este conteúdo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *