Eventos

Profissionalizar a gestão financeira é uma das lições da pandemia para o mundo dos negócios, avaliam especialistas

Os desafios financeiros e tributários enfrentados pelas empresas durante a pandemia foi o tema de mais um dia do fórum digital DR Tá na Mesa, que reuniu Vinicius dos Passos, Professor da Fundação Dom Cabral, e Patrick Mercer, sócio da MMD Advogados Associados. Os profissionais também apontaram os caminhos que empresários podem seguir para a manutenção sustentável de seus negócios

São Paulo, Julho de 2020 – Os impactos provocados pela pandemia no mundo dos negócios deixaram em evidência a necessidade de um bom planejamento financeiro e de uma gestão mais estratégica por parte das empresas. Essa é a conclusão dos especialistas que conduziram o terceiro dia de debate no fórum digital DR Tá na Mesa. Vinicius dos Passos, Professor da Fundação Dom Cabral, e Patrick Mercer, sócio da MMD Advogados Associados, reforçaram em suas apresentações a importância da gestão profissional do caixa para garantir a sustentabilidade dos negócios, especialmente em tempos de crise.

 “Nunca ficou tão claro como é importante ter liquidez. Quem fez uma gestão adequada do caixa está conseguindo se manter mesmo nessa situação. Há empresas, inclusive, que puderam comprar outras empresas e startups, investindo ainda mais em tecnologia”, comentou Passos. E complementou: “a gestão financeira envolve diversos aspectos do nosso dia a dia, entre eles, o fluxo de caixa, mas também sua prospecção. É preciso fazer uma projeção do fluxo porque se a empresa tem inteligência competitiva para antever seu negócio, faz um swot básico, consegue visualizar o que pode afetar seu caixa lá na frente”, acrescenta. 

Mercer concordou: “As empresas que conseguiram reagir à crise, sem dúvida nenhuma, são as empresas que tinham caixa, reservas para enfrentar a pandemia. Então, acompanhar o fluxo de caixa, projetar esse fluxo em diversos cenários é fundamental para a perenidade de um negócio.”

Patrick explicou também que as maiores consequências para as empresas observadas até o momento foram a inadimplência, a dificuldade de acesso a crédito e o âmbito trabalhista. Sobre os impostos, ele alertou que os impactos tributários serão sentidos a partir do mês de julho, quando termina a suspensão de pagamentos concedida pelo governo federal nos últimos meses. 

Práticas de governança ajudam a aperfeiçoar a gestão

Mas, mesmo em meio a tantos desafios, os profissionais reforçaram que as lições aprendidas nos últimos meses representam oportunidades para o momento de retomada. Ter um olhar mais clínico para o próprio negócio é um dos aprendizados que irá nortear os empresários daqui para frente, segundo o professor da Dom Cabral. Para ele, uma das primeiras medidas que podem ser tomadas para promover esse ajuste financeiro e melhorar os controles internos é segregar os custos pessoais com os da empresa, um erro ainda muito frequente cometido por empreendedores. 

É por isso que implementar boas práticas de governança é outro ponto indispensável na gestão de uma empresa. “É importante montar comitês dentro do seu negócio e isso independe do tamanho da empresa. Grandes corporações contam com conselhos administrativos bem formados, com regras aplicadas no dia a dia. Mas também podemos adaptar esse conceito para pequenos empreendimentos, com a participação do proprietário, pessoas da família, amigos e parceiros. Assim, você pode criar um comitê de crise e até simular um conselho administrativo para trocar experiências e encontrar soluções para seu negócio diante de adversidades”, sugeriu Mercer. 

Passos também reforçou essa ideia e recomendou a organização de um conselho formado por pessoas com capacidades complementares: “Tudo isso está envolvido com a gestão financeira de sua empresa. E se neste momento fica difícil fazer isso, monte pelo menos um conselho consultivo, com o olhar de pessoas de fora que possam ter dicas úteis para a dinâmica empresarial.”

Modernização de processos deve ser constante

“É curioso o movimento do empreendedorismo: quando o resultado é positivo, me parece que os olhos se voltam de maneira mais fácil para a inovação. Já quando o cenário é negativo, esquecemos esse lado que pode até ser um facilitador para nos tirar do problema que estamos enfrentando”, analisou Mercer.

De fato, a corrida para automatizar e informatizar alguns processos nos últimos meses é a prova disso. Muitas empresas tiveram que acelerar a implementação do e-commerce, por exemplo, ou outros canais digitais que criassem alternativas de faturamento.  “A modernização de processos deve ser frequente, mesmo em épocas de paz. Na hora do aperto, tudo é mais difícil. E acho que isso vai se tornar mais comum porque ninguém vai esperar uma próxima crise para recorrer à informatização, automação”, acrescentou Passos. 

Diversos caminhos para atenuar os impactos da crise

Além das possibilidades oferecidas pela tecnologia e dos melhores controles internos, há outras medidas que podem ser tomadas para garantir o faturamento e melhorar o fluxo de caixa neste momento.

Girar os estoques, avaliar o ritmo de produção do que é mais vendável e até mesmo considerar a possibilidade de vendas de ativos são ações que ajudam a atenuar os impactos financeiros, orientou o professor da Dom Cabral.

“Mais uma medida fundamental é negociar. Esta é uma palavra mágica. A negociação pode reduzir o custo, ajudar a conseguir mais prazo e ainda fortalecer a parceria. Por isso, essa negociação não é só importante pelo aspecto financeiro, mas pela proximidade que pode gerar”, explicou.

Para Mercer, ter foco é outra atitude indispensável em momentos como este: “Geralmente, quando enfrentamos um problema, esquecemos do negócio, só pensamos na crise. E é preciso lembrar que nosso dom é direcionado para o nosso negócio. Então, o empresário precisa sair um pouco do furacão e olhar para o negócio de cima, para ter perspectiva e voltar a fazer o que ele sabe de melhor.”

HOJE: Trade marketing do físico ao digital
Uma das principais referências em Trade Marketing no Brasil, o Consultor Rubens Sant’Anna, e o Head de E-commerce da Nestlé, Guilherme de Almeida, vão aprofundar as principais estratégias de Trade Marketing durante e pós-pandemia e debater sobre a crescente relevância do e-commerce neste contexto. 

Os pontos de vendas, tradicional e digital, são os principais espaços de contato com o consumidor e, neste momento, mais importantes do que nunca para um cenário de recuperação.

O tema “Do físico ao digital: encontre seu cliente em todos os canais” fecha a primeira semana da programação do DR Tá na Mesa nesta quinta-feira, dia 16/7, a partir das 16h, sob a mediação do Gerente de Marketing da Duas Rodas, Paulo Mokarzel.

Para participar, a inscrição deve ser feita pelo link: https://bit.ly/38ngzP6!

Confira o currículo dos palestrantes desta quinta-feira:

Rubens Sant’Anna – Consultor de Trade Marketing

Referência nacional em Trade Marketing, com mais de 15 anos de atuação para empresas líderes mundiais de bens de consumo. É palestrante, consultor e Professor titular da ESPM. Autor dos livros “Planejamento de Trade Marketing”, “Neuromarketing Explica” e “O Novo Varejo”. Possui Pós-Graduação em Branding e Psicologia do Consumidor, MBA em Gestão Executiva, ambos pela ESPM, e especialização em Gerenciamento por Categorias pela ECR Brasil. Participou de missões internacionais para o Vale do Silício e China, onde estudou a transformação digital e o novo varejo. Introduziu no Sul do Brasil, em 2007, o conceito de Trade Marketing, tendo idealizado a primeira Pós-Graduação na área.

Guilherme Lanfranchi de Almeida – Head de E-commerce da Nestlé

Há 12 anos na indústria alimentícia nas áreas de marketing, trade, e-commerce e novos negócios, é atualmente Gerente de E-commerce na Nestlé. Nos últimos anos, liderou o crescimento do e-commerce de Nescafé Dolce Gusto, transformando na maior operação da marca no mundo e no Brasil o maior brand.com de F&B. Hoje lidera as diversas frentes de e-commerce da companhia, onde cresceu em 75% a participação do canal. Entre os principais projetos, destaca-se o “Do Seu Jeito”, pioneiro sistema de personalização de caixas ao consumidor e o recém-lançado Nestlé Até Você, portal B2B de vendas online da Nestlé Brasil.

Fique por dentro da programação da série de eventos digitais do DR Tá na Mesa:

Hoje, quinta-feira (16/7) – 16 horas

“Do físico ao digital: encontre seu cliente em todos os canais”

Palestrantes: Consultor Rubens Sant’Anna, especialista em Trade Marketing. Head de E-commerce da Nestlé, Guilherme de Almeida.

Segunda-feira (20/7) – 16 horas

“Gestão de pessoas: motivação e engajamento em tempos de incertezas”

Palestrantes: Professora da Fundação Dom Cabral Cláudia Rososchansky. Diretora-presidente da Compreendo Comunicação Juliana Rodermel.

Terça-feira (21/7) – 16 horas

“Food Service em foco: novas perspectivas para a retomada no pós-Covid”

Palestrante: Fundador da Food Consulting Sérgio Molinari.

Quarta-feira (22/7) – 16 horas

“A inovação não pode parar”

Palestrantes: Head de Inovação da Tacta Food School, por Cristina Leonhardt.

Gerente de Inovação Plant Based na Seara Alimentos, Renata Nascimento.

Administrador Site

Recent Posts

Duas Rodas entra no mercado de Nutrição Animal com marca Statera

A Duas Rodas, líder nacional de fabricação de aromas e produtos para a indústria de…

9 anos ago

Duas Rodas inaugura nova fábrica na Argentina

Dentro do seu processo de consolidação e expansão no mercado latino-americano, a multinacional brasileira Duas…

9 anos ago

Selecta aposta em nova linha de chocolates para Páscoa 2016

A Selecta, marca da multinacional Duas Rodas, líder nacional na fabricação de aromas e produtos…

8 anos ago

Consumo de sorvete não para de crescer no país e indústria comemora

O brasileiro nunca consumiu tanto sorvete e quanto mais a temperatura sobe, mais a indústria…

8 anos ago

Plataforma inédita de inovação na área de alimentos no Brasil

Lançamento do site www.planta.vc coloca no ar a Planta Inovações Colaborativas, um canal para consumidores…

8 anos ago

Selecta firma parceria com patissier Ricardo Campos

Eleito o melhor chef patissier do Brasil, Ricardo Campos desenvolverá novas receitas com os produtos…

8 anos ago