Facebook Pixel Tendências plant based, saudabilidade e gourmet em destaque na Anufood Brazil 2020 - Blog - Duas Rodas

Tendências plant based, saudabilidade e gourmet em destaque na Anufood Brazil 2020

março 25, 2020

Tempo de leitura7 minutos

Conectadas com os movimentos globais de consumo, marcas apresentam novidades que chamam a atenção e reforçam o grande potencial inovativo do mercado de alimentos brasileiro


Em sintonia com os movimentos globais de consumo, os conceitos plant based, saudabilidade e gourmet foram os mais presentes entre as novidades apresentadas durante a 2ª edição da Anufood Brazil – Feira Internacional Exclusiva para Alimentos e Bebidas, que reuniu diferentes marcas do setor, de pequenas a grandes empresas, entre os dias 9 e 11 de março, em São Paulo (SP).

As marcas demonstraram que estão conectadas também ao interesse crescente dos consumidores por conveniência, indulgência e sustentabilidade nos alimentos e bebidas.

Estes movimentos dos consumidores têm se ampliado de forma consistente nos últimos anos em todo o mundo e no Brasil, e seguem em destaque nas tendências de alimentos e bebidas mapeadas por agências globais de inteligência de mercado para 2020 e os próximos anos.

Versão brasileira da feira alemã Anuga, a Anufood Brazil colocou em evidência o grande potencial de inovação das empresas locais, que trouxeram produtos locais com mais personalidade e ousadia.

O Espaço Descobertas, organizado pela Local.e, por exemplo, apresentou categorias e produtos de 14 empresas que atendem às demandas dos consumidores mais preocupados com a saúde e a sustentabilidade de planeta. Empreendedores brasileiros iniciantes tiveram a oportunidade de apresentar no estande inovações apostando em ingredientes diferenciados e naturais ou resgatando sabores de produtos artesanais, como isotônicos naturais de origem amish e vinhos em lata.

Outra iniciativa similar foi o Encontro Vegano, um espaço organizado pela JMA, que apresentou uma diversidade de produtos, desde barras de cereal com cafeína, carnes vegetais e snacks.

A presença dos conhecidos players de cárneos chamou a atenção, entre eles a BRF, JBS, Korin, C.Vale e Bello.

O blog Flavors&Botanicals visitou a Anufood Brazil 2020 com Luiz Aguiar, Coordenador de Marketing Aromas da Duas Rodas, que separou destaques em inovação apresentadas pelas marcas de alimentos e bebidas na edição deste ano:

Hambúrguer gourmet

Hambúrguer gourmet

A BRF apresentou a extensão de sua linha Speciale para hambúrgueres. Os sabores de estilo “gourmet” são: frango com lemon pepper, frango com pepperoni, bovino tradicional e bovino com queijo. A linha Speciale anteriormente estava focada em frios e embutidos.

Tortas, nuggets e hambúrguer vegetarianos

Tortas, nuggets e hambúrguer vegetarianos

Seguindo o movimento Plant Based, a BRF trouxe sua marca Veg&Tal, linha vegetariana composta de nuggets, hambúrguer e tortas nos sabores espinafre com ricota e brócolis com requeijão. Os dois primeiros itens estão isentos de proteína animal. Um dos pontos interessantes são as embalagens transparentes, permitindo a visualização do produto. 

As embalagens transparentes já foram apresentadas por diferentes relatórios de tendências, que entendem a alternativa como positiva frente ao consumidor. Além disso, o claim de ingredientes naturais é predominante nos produtos.  Tanto o nuggets como o hambúrguer são produzidos por um parceiro na Europa. E as tortas, no Brasil. Em abril, deve chegar ao mercado o bacon vegetal da marca.

Linha plant based

Linha plant based

Entre as novidades que a JBS apresentou na feira, está a Linha Incrível, da Seara, que possui 7 produtos de origem vegetal com sabor e textura de carne bovina e de frango, feitos com plantas e enriquecidos com ferro e vitaminas B12: hambúrgueres, empanado, kibe, salsicha, escondidinho e o prato oriental.

NOMOO

Molhos e queijos vegetais 

A NoMoo apresentou seus produtos ao público com saborização muito similar aos produtos regulares (com proteína animal). Na degustação, o queijo provolone e o queijo prato chamaram a atenção por serem feitos de castanha de caju e óleo de coco. O sabor é ótimo, porém a textura ainda pede um pouco mais de consistência. O chévre, que é cremoso é bem interessante, como também o cheddar, lançamento na feira é muito saboroso. Ainda houve a degustação da Maionese de aquafaba, com sabor e textura incontestáveis.

BANANA PASSA

Bananas passas on-the-go

A Banana Brasil apresentou uma versão bites de sua Banana Passa com especiarias. O produto atende à tendência de snacknização saudável permitindo o consumo on-the-go.

 rolinhos de frutas

Rolinhos de frutas

No Espaço Descobertas, a Só Snacks apresentou rolinhos de frutas em formato snacknizado, com 4 a 6 frutas. Sabores equilibrados e embalagens divertidas.

Isotônico natural

Isotônico natural

A Kiro Switchel também estava presente com sua versão Gengibre e Mel. Trata-se de uma bebida não-alcoólica voltada ao público adulto, com apenas 4 ingredientes. Feita a partir do vinagre de maçã, a bebida é milenar e conhecida como o isotônico natural do agricultor.

Kiro - Isotônico com Gin
Kiro - Isotônico com Gin

Isotônico com Gin

Como edição limitada, a Kiro Switchel também apresentou uma versão alcoólica do isotônico natural contendo Gin. A empresa conta com uma pegada sustentável, com o gengibre, muito presente na bebida, que vem de agricultores urbanos da Cooperapas – Cooperativa Agroecológica de Produtores Rurais de Água Limpa da Região Sul de São Paulo. As credenciais do comércio justo são colocadas nesta cooperação. O conceito de comércio justo foi um dos debates da SIAL Paris 2018, bem como um dos temas tratados em uma das palestras do Food Fórum 2019. 

DADINHO

Dadinho de tapioca

A Haru’s apresentou sua versão de dadinho de tapioca para ser feita em casa. O produto faz jus ao boom do alimento no meio gastronômico, sendo uma alternativa prática que pode ser assada ou frita. Além da versão tradicional, há os sabores cebola e calabresa. Um dos claims que chama a atenção é o fato de conter “queijo da fazenda” na composição, trazendo um aspecto mais artesanal ao produto. A marca também conta em sua linha com versões de Hot Philadelphia e molhos Tarê e Teryaki.

Vivant - Vinho em lata
Vivant - Vinho em lata

Vinho em lata

Surgida em 2019, a Vivant Wines apresentou na feira seus vinhos em lata, produtos destinados ao público millennial. Com 3 variedades: tinto, branco e rosé, as embalagens têm 269 ml. A produção dos vinhos está a cargo da vinícola Quinta Quinta Don Bonifácio em Caxias do Sul (RS). Sobre este mercado, ainda no ano passado, a AB InBev adquiriu a Swish Beverages, dona da marca Babe Wine, famosa por seus vinhos em lata. É uma aposta da gigante global de bebidas, que se desdobra aqui com outras alternativas.

Babuxca

Cachaça saborizada natural

Ainda no ramo das bebidas, a Babuxca estava presente com seus três sabores, todos com base de cachaça e mel, em combinação ou com limão, ou com tangerina ou com frutas vermelhas. A bebida alcoólica mista tem apenas ingredientes naturais e representa um interesse do consumidor brasileiro: as bebidas híbridas, visto que tem suco de frutas em sua composição.

Isca de peixe vegetal

Isca de peixe vegetal

A VegWay, empresa de Jundiaí especialista em alimentação vegetariana, apresentou em seu espaço seu presunto, salsicha e isca de peixe vegetal. Os produtos são feitos de soja não transgênica, não contêm glutamato monossódico e conservantes. Todos os itens apresentaram sabor e textura muito interessantes. O peixe, por exemplo, contém alga, o que favorece a semelhança das notas do produto com o animal marinho.

As novidades apresentadas na Anufood Brazil 2020 sinalizam para os movimentos que devem crescer no mercado de alimentos e bebidas daqui para a frente. O potencial inovativo foi expressivo não apenas nas grandes marcas, mas também nas que estão começando. Acompanhar a evolução destas marcas, que já contam com um bom número de seguidores nas redes sociais, pode ser um interessante observatório de tendências e também de inspiração, já que estão alinhadas aos desejos dos consumidores atuais.

Estes movimentos já estão presentes no portfólio de alimentos e bebidas da sua empresa? Em quais categorias se destacam? Conte para nós!

Gostou? Compartilhe este conteúdo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *