Facebook Pixel Conheça as principais tendências de alimentos para 2024

Sabor, emoções e funcionalidade lideram tendências de alimentos para 2024

janeiro 25, 2024

Tempo de leitura11 minutos

Consumidores não devem abrir mão do importante conforto da indulgência em meio ao cenário de incertezas ao mesmo tempo em que vão buscar apoio em produtos com ingredientes que os ajudem a manter a saúde e o bem-estar neste ano

Os consumidores esperam contar com alimentos e bebidas como aliados importantes em 2024 para ajudá-los a enfrentar as preocupações e o cenário de incertezas, motivado por um conjunto de fatores que se prolongará neste ano, como a instabilidade econômica, custo de vida elevado, alterações climáticas, temor em relação à segurança do emprego com o avanço da IA generativa e tensões geopolíticas.

O que já está certo é que sabor e preços acessíveis serão inegociáveis para os consumidores no próximo ano, destaca o relatório Global Food & Drink Trends 2024 da Mintel, agência internacional de inteligência de mercado.

Para sobreviver à vida acelerada, à hiperfadiga e manter a saúde e o bem-estar, as pessoas não abrirão mão do consumo de alimentos e bebidas que proporcionem o conforto da indulgência e de produtos com reforços nutricionais e funcionais que as ajudem a encarar melhor os desafios da rotina do dia a dia.

Tendências de alimentos: ingredientes em destaque em 2024

Os ingredientes terão papel fundamental para dar suporte às marcas no desafio de atender a essas demandas de consumo. Tanto é que a principal tendência do Innova Market Insights para 2024 é “Ingredients: Taking the Spotlight” (Ingredientes: ganhando destaque). A empresa global de inteligência de mercado revela que um terço dos consumidores entrevistados em 11 países disseram que respondem positivamente a certos ingredientes-chave quando são apresentados com destaque nas embalagens.

“Essa demanda pode ser por sabor ou textura, por exemplo, ou outras associações positivas, tanto quanto por quaisquer benefícios better for you. Essas associações podem ecoar de outros produtos muito apreciados, fragmentos de informações das redes sociais ou de muitos anos de informação online sobre ingredientes saudáveis ​​– desde ‘superfrutas’ a bactérias amigas do intestino”, afirmou Lu Ann Williams, Diretora de Insights Globais da Innova Market Insights, em entrevista ao portal “Food Ingredients First”. 

Cerca de um terço dos consumidores globais são da opinião que sabores ricos e exóticos e texturas crocantes e cremosas tornam a experiência com alimentos e bebidas mais indulgentes, segundo a Pesquisa de Tendências Innova 2024.

Entre os ingredientes que têm despertado o interesse dos consumidores estão sabores exóticos, proteínas à base de plantas, botânicos sustentáveis, funcionais e fibras.

Quase 1 em cada 2 consumidores em todo o mundo afirma estar muito ou extremamente interessado em ingredientes de fibra, exemplifica a Innova, que também constatou que, apesar de uma retração geral nos gastos devido à inflação dos preços dos alimentos, os consumidores dizem estar dispostos a gastar mais em ingredientes alimentares que se alinhem com os seus valores. 

Algo que deverá instigar as marcas a explorarem a abordagem com maior destaque nas embalagens e nas divulgações dos ingredientes com apelos mais atraentes nos produtos.

Prevenção em alta: busca por imunidade e benefícios adicionais impulsiona inovações

O interesse na prevenção à saúde, que ganhou evidência durante a pandemia, permanecerá em alta. A imunidade ainda é uma grande área de desenvolvimento e evoluiu para abranger uma lista ampla de benefícios funcionais, que inclui desde disposição para enfrentar o ritmo frenético de vida, concentração, sono, estresse, beleza até a saúde mental.

No pós-pandemia, também cresceu a preocupação com o controle do peso, seguida pela saúde do coração e depois pela saúde dos ossos e das articulações, afirma a tendência da Innova para 2024 “Prioritizing Prevention” (Priorizando a Prevenção). Este movimento indica que devem ganhar ainda mais vigor os alimentos e bebidas funcionais que apresentarem reforço de ingredientes de valor agregado.

Na tendência para 2024 “H2.O: Quenching the Future” (H20: Extinguindo o Futuro), a Innova argumenta que, embora a hidratação permaneça em destaque, outros benefícios são esperados para, por exemplo, apoiar a recuperação esportiva e a saúde da pele. O relatório indica um crescimento de 10% em refrigerantes e produtos de nutrição esportiva que fazem algum tipo de alegação relacionada à hidratação nos últimos três anos.

Demandas que têm potencial de turbinar ainda mais o motor de inovação das indústrias de alimentos, bebidas e suplementos.

Confira exemplos de produtos alinhados a essas tendências:

Hidratação e energia
Na China, a água eletrolítica Kang Zhi Wei Yandian Electrolyte Water, com sabor de limão, é enriquecida com vitaminas E e B6, sem açúcar, e tem a proposta de hidratar e fornecer energia. (Mintel)
Blend de chá camomila e lavanda
Na Holanda, a La Place aposta em saquinhos de chá de mistura de ervas com camomila e lavanda. Entre os sabores botânicos sustentáveis e funcionais, a camomila é um dos ingredientes que se destaca. Dois em cada 3 consumidores em todo o mundo concordam que os ingredientes de sabores botânicos são geralmente mais sustentáveis. (Innova)

Evolução das proteínas

 A proteína, e sua evolução, segue um dos principais ingredientes de interesse dos consumidores indica a tendência da Innova “Plant-based: The rise of applied offerings” (Plant-based: o aumento das ofertas aplicadas): 42% dos consumidores entrevistados responderam que a proteína é o ingrediente mais importante.

A associação das proteínas às carnes, produtos lácteos e à base de plantas vem avançando para adoção de novas funcionalidades, como a de adoçamento. A Innova acrescenta que os ingredientes plant-based também desempenham papel importante na narrativa e apelos visuais, trazendo exemplos como o cogumelo juba de leão, ingrediente funcional da moda, ou a farinha de amêndoa, conectada ao movimento sem glúten.

Confira exemplos de lançamentos recentes alinhados a essas tendências:

Proteína alternativa
Macarrão Cook Garden Chickpea Lentil Protein Pasta, na Índia, aposta na proteína da lentilha. (Innova)
Sanduíche de sorvete plant-based
Nos EUA, a Green Girl Bakeshop Reishi Chocolat conta com uma linha de sanduíches de sorvete à base de plantas. Neste produto, o sabor é chocolate. (Innova)
Manteiga de amendoim com super sementes
No Reino Unido, a Marks & Spencer Food Crunchy desenvolveu a super manteiga de amendoim feita com amendoim hi-oleico, sementes de abóbora, girassol e chia e linhaça dourada. A marca destaca que o produto é sem óleo de palma, rico em fibras e fonte de proteína.

Sustentabilidade: papel ativo das marcas

O interesse por sustentabilidade não sairá do radar dos consumidores em 2024. A tendência “Climate Changes, Comfort Endures” (Mudanças climáticas, conforto perdura) afirma que o consumidor terá a sustentabilidade mais como uma expectativa e não como uma mensagem de marketing. 

Alarmadas com a situação do planeta, as pessoas esperam que a indústria de alimentos e bebidas se esforce para operar de forma sustentável, em um movimento para ajudar a combater os aspectos que influenciam diretamente nas alterações climáticas e suas consequências, como incêndios, enchentes e temperaturas extremas.

Pesquisa da Mintel indica que 69% dos adultos brasileiros e 66% dos franceses esperam que as marcas assumam a liderança na abordagem das questões ambientais.

A Innova, na tendência “Nurturing Nature” (Nutrindo a natureza) reforça que “a saúde do planeta é realmente uma das principais preocupações e os consumidores acreditam que as empresas devem desempenhar um papel ativo em fazer uma diferença positiva para proteger a natureza.” Embalagens sustentáveis e melhorar a gestão de resíduos foram citadas como prioridades secundárias que os consumidores esperam das marcas de alimentos e bebidas no estudo.

Entretanto, reforça o estudo da Mintel, por causa do aumento do custo de vida, muitos consumidores de alimentos e bebidas em todo o mundo priorizarão mais a acessibilidade e a indulgência no momento da compra do produto.

E com este cenário, o consumidor, mesmo o mais resiliente, terá desejo crescente por segurança e conforto. Assim como ocorreu durante a pandemia, a comida e a bebida serão uma das principais fontes de prazer para as pessoas, proporcionando preciosos momentos de alegria, também sinaliza a tendência da Mintel “Climate Changes, Comfort Endures” (Mudanças climáticas, conforto perdura). “Durante o agravamento da crise climática, será ainda mais relevante para as empresas de alimentos e bebidas posicionarem os produtos prazerosos como necessidades – e não como autoindulgências culpadas – em tempos difíceis”, afirma o estudo.

Ao mesmo tempo que não abre mão da indulgência, o consumidor também espera que as marcas lhes ofereçam opções mais saudáveis, demanda crescente também estimulada pelas novas legislações para pressionar reduções de ingredientes como açúcar, sódio e gordura.

Preferência saudável por parte dos consumidores

“Um terço dos consumidores afirma que a melhor maneira de tornar os alimentos indulgentes mais saudáveis é limitar os ingredientes não saudáveis, como açúcar ou ingredientes artificiais, ou usar ingredientes naturais”, explicou a Diretora de Insights Globais da Innova. É o que sinaliza a tendência “Indulging in health” (Entregando-se à saúde), que aponta para avanços destes movimentos, em que sabores indulgentes ganham espaços em produtos mais alinhados ao conceito de saudabilidade ao mesmo tempo em que ingredientes reconhecidos como mais saudáveis avançam em categorias como a de candies.

Sabores locais alçando voo global: a tendência ‘Local Goes Global’ transforma a indulgência em uma viagem sensorial

Outra abordagem interessante de indulgência é apostar em sabores locais, com potencial de se tornarem exóticos se explorados globalmente. Uma maneira de “viajar através do sabor”, movimento que ganhou evidência durante a pandemia e se manteve. É o que sugere a tendência 2024 “Local Goes Global” (Local se torna global) da Innova, que considerou o levantamento que sinalizou que 2 em cada 3 consumidores estão abertos a experimentar sabores de cozinhas globais.

“A alegria que os consumidores sempre sentiram, e sempre sentirão, ao descobrir novos sabores e texturas, obrigará as marcas a continuarem a ultrapassar os limites da indulgência”, ressaltou a Mintel em seu relatório.

Confira exemplos de mercado alinhados a essas tendências de alimentos:

Indulgência aliada à pegada ecológica
Indulgência aliada à pegada ecológica - O snack Hippeas Sea Salt & Lime Flavour Chickpea Tortilla Chips, relançado no Reino Unido, concentra a atenção na textura e no sabor. O fabricante destaca também que o grão de bico, rico em proteínas, utilizado neste produto apoia uma fazenda saudável e diversificada, mantendo naturalmente os nutrientes no solo. A embalagem é reciclável (Mintel)
Sofisticada combinação
Sofisticada combinação - Nos EUA, Häagen-Dazs Vanilla Bean Cultured Crème pretende atrair formadores de opinião para que experimentem a combinação do que eles amam no iogurte e no sorvete em um único lanche. (Mintel)
Bem-estar em mini snack
Bem-estar em mini snack - No Brasil, a Amana lançou o minilanche folhado de chocolate recheado com baunilha, 100% natural, à base de quinoa. O snack se posiciona como ideal para quem quer qualidade de vida, sem abrir mão do sabor. O produto é livre de conservantes, não contém glúten, leite ou lactose. (Innova)
Natural e zero açúcar
Natural e zero açúcar - Nos EUA, a Zévia lançou o chá preto orgânico adoçado sem açúcar com sabor de framboesa. (Innova)

Geração X impulsiona conversas sobre envelhecimento saudável

Há mais convergências entre as principais tendências para alimentos e bebidas para 2024.

A Geração X (1965-1979) está puxando o debate sobre as preocupações com o envelhecimento saudável, que antes eram consideradas tabu. Também chamada de “a geração esquecida”, porque foi ofuscada no radar das marcas pelos jovens Millennials (Geração Y/1980-1995) e os Baby Boomers, mais velhos, a Geração X quer ajuda para prosperar nos seus diversos estilos de vida e melhorar sua qualidade de vida por meio da saúde. É o que indica a Mintel na tendência “Age Reframed” (Idade Reformulada) para 2024.

São amplas as oportunidades para as marcas explorarem, até porque podem apoiar diversos estilos de vida dos consumidores 40+, com soluções que entregam equilíbrio e nutrição adequada para diferentes necessidades.

“Aprendendo com a revolução da menopausa, as marcas podem oferecer produtos e formulações para outros problemas do envelhecimento, como a saúde do coração e a manutenção de níveis saudáveis de açúcar no sangue”, sugere a Mintel. Em seu estudo, sinaliza que 44% dos brasileiros da Geração X gostariam de uma dieta que ajudasse na saúde do coração.

Confira exemplos de produtos alinhados à tendência:

Saúde preventiva do coração
Saúde preventiva do coração - A brasileira Coffee Life lançou as cápsulas Coffee Energy, feitas com grãos de café verde, uma fonte de ácido clorogênico que pode ajudar a controlar a pressão arterial sistêmica (Mintel).
Caldo com mix de benefícios
Caldo com mix de benefícios - Na Bélgica, a Brothway apresenta o caldo de carne The Active Way para beber. A marca diz que o produto traz muitos benefícios à saúde: é rico em proteínas; não contém gordura adicionada; contém 4,96g de colágeno por 100g, o que é bom para as articulações e a pele;s e apoia o sistema imunológico e padrões de sono mais saudáveis. Pode ser aquecido no fogão ou no micro-ondas (Mintel).

Transparência sobre processos e conveniência tecnológica

 As críticas crescentes em relação aos produtos ultraprocessados farão com que os consumidores prestem mais atenção nos ingredientes, aspectos nutritivos e métodos de produção dos alimentos e bebidas em 2024, prevê a Mintel na tendência “Trust The Process (Confie no processo). 

O 2024 Global Food & Drink Trends defende que “será necessária uma comunicação clara das próprias marcas para ajudar os consumidores a tomar decisões mais embasadas sobre como os alimentos e bebidas processados e ultraprocessados se enquadram nas suas dietas”. A partir dessas informações, as pessoas terão melhores condições de definir quando e com que frequência consumirão alimentos ou bebidas processados.

O relatório também orienta que marcas de alimentos e bebidas altamente ou ultraprocessados ​​lembrem às pessoas a alegria e o conforto que obtêm com seus produtos. Ao mesmo tempo, a comunicação clara das marcas tem todo o potencial para ajudar os consumidores a melhorar a compreensão sobre como os novos tipos de processamento e tecnologias ajudarão a alimentar o mundo durante a crise climática. 

Com os novos estilos de vida, cada vez mais acelerados, o interesse por praticidade mantém-se em alta e em evolução. A tendência “Eating, Optimized” (Comer, Otimizado) da Mintel para 2024 indica que uma nova era de conveniência está surgindo à medida que mais consumidores se habituem à tecnologia e à utilidade que traz às suas vidas. Isto fará com que eles tenham mais confiança em novas ferramentas, como inteligência artificial (IA) e realidade aumentada (AR), que os ajudem a otimizar e encontrar equilíbrio, por exemplo, em seus planos de refeições, lanches e bebidas.

Leia também: Ocasiões de consumo: conveniência e funcionalidade em alimentos e bebidas

Confira exemplos de lançamentos recentes alinhados a essas tendências de alimentos:

Mais nutrição com menos processamento
Mais nutrição com menos processamento - Bebida de amêndoa orgânica sem açúcar Pureharvest foi produzida na Austrália com cinco ingredientes. A empresa afirma que oferece “mais nutrição com menos processamento, mais sabor com menos aditivos e mais natureza com menos desperdício”. (Mintel)
Picolé congelado em casa
Picolé congelado em casa - Na Tailândia, os picolés de frutas Doi Kham são vendidos com estabilidade de prateleira e congelados em casa pelo consumidor, uma solução pensando na redução da necessidade de congelamento. (Mintel)
Preparo rápido
Preparo rápido - Na Nova Zelândia, o Wattie's One Pan Moroccan Style Couscous contém cuscuz, vegetais e temperos ousados ​​de inspiração marroquina, que pode ser simplesmente colocado em uma panela e ficar pronto para o consumo em menos de 10 minutos. (Mintel)
Menos processado
Na França, o fabricante dos Biscoitos Biocoop diz que não contêm ingredientes ultraprocessados. (Mintel)

Conclusão

O papel essencial dos alimentos e bebidas na vida das pessoas abre um imenso horizonte de oportunidades para as indústrias atenderem aos desejos dos consumidores em 2024.

As marcas podem ajudar consumidores a se preparar para ter um envelhecimento mais saudável, a usufruir de novas conveniências a partir de ferramentas tecnológicas, como a Inteligência Artificial, e especialmente a equilibrar necessidades de saúde e prazer.

 E, claro, dedicar-se na simplificação da comunicação, enfatizando as qualidades e os valores positivos dos seus produtos.

Gostou? Compartilhe este conteúdo!

2 respostas para “Sabor, emoções e funcionalidade lideram tendências de alimentos para 2024”

  1. Ortência L. Gonzalez da Silva Nunes disse:

    INTERESSANTÍSSIMO!!!!

  2. Bruno Pedrosa disse:

    Assunto de relevância para empresas atuantes no desenvolvimento de produtos saudáveis.
    A NUTMEL agradece as informações repassadas e garante que servirá de diretriz para o ano de 2024.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *