Facebook Pixel O poder dos ingredientes e o Futuro da Alimentação

O poder dos ingredientes e o futuro da alimentação

junho 15, 2022

Tempo de leitura7 minutos

Os ingredientes terão cada vez mais papel fundamental na escolha dos consumidores por determinado alimento ou bebida, seja por seus aspectos funcionais, capacidade de contribuir com a saúde ou por seus atributos sustentáveis.



“O futuro vai se concentrar na compreensão do potencial total dos ingredientes”. A constatação é da Innova Market Insights, empresa global de inteligência de mercado. Outras empresas de pesquisa e tendências também apontam para a mesma direção quando o assunto é alimentação do futuro (um futuro que está logo ali): a de que os ingredientes vão cada vez mais exercer papel fundamental na escolha dos consumidores por determinado alimento ou bebida, seja por seus aspectos funcionais, capacidade de contribuir com a saúde ou por seus atributos sustentáveis. 

O aroma é um ingrediente que já exerce há muito tempo esse poder, uma vez que o sabor é o principal fator de recompra de um produto. E deve seguir em alta, segundo os movimentos dos consumidores que valorizam e buscam novas experiências com alimentos, bebidas e suplementos, uma das 10 tendências da Innova para 2022: Experiências Amplificadas.

Tudo isso está conectado a outro atributo: a transparência. É por meio de uma comunicação clara que os consumidores conseguirão compreender não só a funcionalidade, mas o caminho que os ingredientes trilharam até chegar àquele produto, influenciando sua escolha. 

Em pesquisa com consumidores divulgada este ano, a Innova perguntou quais fatores se tornaram mais importantes para eles ao comprarem alimentos e bebidas nos últimos 12 meses. As respostas mostraram um crescente interesse pelos benefícios nutricionais, que representavam 29% em 2020 e foram para 31% em 2021. 

De acordo com outro estudo da Innova, as marcas têm uma boa razão para criar produtos que contribuam para a saúde geral, considerando que 6 em cada 10 consumidores no mundo estão buscando por alimentos e bebidas que sejam benéficos para seu sistema imunológico.

Para atender essa busca por saúde e bem-estar, os ingredientes botânicos estão em alta principalmente por seu vasto potencial de componentes bioativos, como por exemplo os antioxidantes, antocianinas, vitamina C e cafeína encontrados em abundância em frutas, sementes e plantas da América Latina, como o açaí, acerola, guaraná e erva-mate.

Segundo a Innova, a indústria está se voltando cada vez mais para alimentos e bebidas funcionais, à medida que os consumidores procuram novas maneiras de melhorar sua saúde. 48% dos novos lançamentos de alimentos e bebidas rastreados contêm um claim de saúde (Global, 2021). As alegações mais aplicadas em alimentos, bebidas e suplementos funcionais são direcionadas à saúde física, mental e emocional, com benefícios como melhora do humor, imunidade, relaxamento, disposição ou redução do estresse, por exemplo.

Para a Wunderman Thompson, agência global de marketing, o foco contínuo em prevenção de doenças e em fortalecimento da imunidade é um drive que impulsiona o mercado de alimentos, projetado para crescer 8,2% até 2028. 

Consumidores querem estar no controle

Em suas pesquisas de mercado, a Mintel também identificou um comportamento que vai ao encontro desse movimento em torno dos ingredientes: a necessidade do consumidor em estar no controle de suas escolhas. Esse comportamento é resultado das instabilidades causadas pela pandemia em diversos aspectos da vida das pessoas. O empoderamento, neste caso, tem a ver com a capacidade de tomar as próprias decisões.

Por isso, em alimentos e bebidas, as expectativas dos consumidores cresceram para além de histórias e declarações detalhadas. Segundo a Mintel, as pessoas estão querendo ver também confiabilidade e progresso mensurável nos compromissos das marcas com a saúde, o meio ambiente e em aspectos éticos. Ou seja, os compradores estão considerando como suas compras contribuem para proteger sua saúde e a saúde do planeta. Nesse sentido, eles estão estudando mais os ingredientes e procurando maximizar benefícios positivos tanto para o bem-estar físico como emocional. 

Os consumidores irão procurar uma orientação clara e confiável do produto, a fim de entender como aqueles ingredientes atenderão às suas necessidades e preferências. A Mintel afirma, ainda, que a saúde imunológica continuará a ser uma reivindicação muito procurada em alimentos e bebidas nos próximos anos.

Novos ingredientes que chegaram às despensas em 2022 e prometem fazer bem ao corpo e ao planeta

O relatório The Future 100, da Wunderman Thompson, destaca o Kernza como um dos ingredientes de destaque deste ano. Descrito como um grão amigo do clima, ele é da família do trigo e foi desenvolvido pelo Land Institute, instituição norte-americana sem fins lucrativos, com foco na agricultura sustentável. Ao contrário do trigo tradicional, que precisa ser replantado todos os anos, o Kernza, com uma semente, é capaz de fornecer grãos por anos. Segundo a empresa, ele ainda nutre o solo, reduz a necessidade de fertilizantes e é um captador natural de carbono. 

Em setembro de 2021, a Patagonia Provisions lançou a terceira cerveja feita com Kernza, em parceria com a Hopworks Urban Brewery, sediada em Portland. 

Outro ingrediente tendência citado no relatório é o aguaymanto, uma fruta nativa dos andes com sabor agridoce. Ela também é chamada de physális peruana. Sua popularidade se deve por seus benefícios à saúde, que incluem alto teor de antioxidantes, vitaminas A e C, além de minerais. 

Swish
A marca de lanches infantis Bitsy’s, com sede em Los Angeles, lançou o Swish, bebida que promete aumentar a imunidade. Contendo eletrólitos, vitamina C e zinco, as misturas são produzidas para serem adicionadas às garrafas de água. (Wunderman Thompson).
Ful Revive
Aproveitando o poder da microalga spirulina, a holandesa Ful Foods lançou sua Ful Revive, uma linha de bebidas ricas em vitaminas. A cor azul distinta das bebidas vem da ficocianina, um antioxidante natural encontrado na spirulina, conhecida por suas propriedades para fortalecimento imunológico. Além de benefícios para a saúde, a marca também afirma que as bebidas são sustentáveis devido à capacidade das microalgas de absorver seu peso em carbono e o fotossintetizarem, liberando oxigênio (Wunderman Thompson).
Machu Picchu Bebida Energética Orgânica Clássica (EUA)
A bebida energética orgânica Machu Picchu lançada nos EUA é naturalmente aromatizada, contém cafeína extraída do café verde orgânico para apoiar a energia e o foco e maca peruana orgânica, que é um superalimento antigo para o corpo e a mente, tradicionalmente usado para manter a energia e a resistência. Além disso, a bebida apresenta ainda vitaminas B para apoiar a cognição e o humor saudáveis, segundo o fabricante. (Innova)
Take Two
O leite de cevada à base de plantas e chocolate Take Two é feito com "cevada rejuvenescida"
Heüra Mediterranean Bites
O Heüra Mediterranean Bites, da Espanha, é feito com soja não transgênica que não incentiva o desmatamento.
InfoCode
O aplicativo InfoCode permite que os consumidores acessem as informações nutricionais e as listas de ingredientes dos alimentos processados, ​​digitalizando o código de barras de um produto. O aplicativo tem mais de 200 mil produtos disponíveis em todas as categorias, permitindo acesso instantâneo a informações não visíveis na embalagem, com detalhes sobre valores nutricionais, ingredientes e alérgenos. (Mintel)

Os ingredientes com potencial de aportar benefícios funcionais de saúde e bem-estar em alimentos e bebidas, como extratos botânicos e desidratados de frutas, sementes e plantas, e que façam parte de uma cadeia sustentável, ganham cada vez mais destaque dentro de um cenário de alimentação do futuro. 

Nesse mesmo movimento, avança a expectativa sobre as indústrias para que forneçam informações verificadas, certificações, entre outros recursos que ampliam a transparência na comunicação com os consumidores.

A tecnologia, por meio do uso de aplicativos e smartphones, por exemplo, vai facilitar o acesso a essas informações, destacando os pontos mais importantes para cada consumidor, como ingredientes e suas funcionalidades, além de compromissos éticos e sustentáveis. 

Ao mesmo tempo, despontam como grandes aliados das indústrias de alimentos, bebidas e suplementos as soluções tecnológicas que ajudam as marcas a aprimorar o sabor, e consequentemente a experiência de consumo, de produtos com apelo de saúde e bem-estar reduzidos de ingredientes como açúcar, gordura ou sal ou, então, à base de plantas, que apresentam em muitos casos notas residuais rejeitadas pelos consumidores.

Para ajudar as indústrias de alimentos e bebidas atender as novas regulamentações de rotulagem nutricional, que entram em vigor em outubro de 2022 no Brasil, e um consumidor inclinado a alimentos e bebidas mais sustentáveis, sem abrir mão do sabor, a Duas Rodas conta com três plataformas de inovação de soluções estratégicas: a Taste Full Technologies, a DotNAT e a Plant Based Solutions. 

Todas estão conectadas com o movimento que aponta para o futuro da alimentação, integrando as principais tendências que influenciam a indústria global de alimentos e bebidas. 

Gostou? Compartilhe este conteúdo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *