Tempo de leitura: 3 minutos

Múltiplos benefícios funcionais da planta nativa de países como Brasil, Argentina e Uruguai ampliam oportunidades para inovações em diferentes categorias de bebidas e alimentos


Tradicional em países como Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai, a erva-mate está ganhando espaço entre consumidores de diferentes partes do mundo. As multipropriedades funcionais da planta originária da América do Sul têm atraído a atenção da indústria, em busca de oportunidades para atender o interesse crescente dos consumidores por alimentos e bebidas, que promovam naturalidade, saúde e bem-estar.

Consumida popularmente como chá mate (quente ou gelado), chimarrão (quente) ou tereré (gelado), estudos revelam a erva-mate (Ilex paraguariensis A. St.-Hil.) como uma rica fonte de compostos bioativos, que tem despertado interesse devido ao alto teor de cafeína e à presença de compostos relacionados a importantes atividades biológicas.

Além de nutrientes, minerais e vitaminas (C, B1, B2 e B6), apresenta uma riqueza em fitoquímicos, em especial polifenóis (ácidos fenólicos e flavonoides), alcaloides (metilxantinas, incluindo cafeína, teobromina e teofilina) e terpenos (carotenoides e saponinas).

E é justamente pela diversidade das propriedades funcionais, que a erva-mate é cada vez mais explorada em diferentes categorias de alimentos e bebidas, principalmente pela associação a benefícios como estímulo no sistema nervoso central, ação antioxidante, vasodilatadora e anti-inflamatória, além de efeitos positivos sobre o perfil lipídico, glicemia e redução de peso. 

Outro potencial da planta é o sabor único que confere aos produtos, proporcionando novas experiências de consumo.

Lenda guarani da erva-mate

A origem do consumo da erva-mate está associada à tradição guarani, etnia pré-colombiana que habitou diferentes partes da América do Sul. O nome “mate” vem do termo quíchua “mati”, que designa o recipiente onde é bebido o chimarrão (cuia/cabaça).

Os benefícios da joia verde inspiraram até mesmo uma lenda indígena. A história conta que um guerreiro guarani encontrava-se entristecido por estar velho demais para guerrear e que vivia com sua filha Yari, que havia recusado muitos pedidos de casamento para poder cuidar melhor do pai.

Diz a lenda que um dia chegou à casa deles um viajante estranho, com roupas exóticas e olhos azuis, e que foi extremamente bem recebido pelo velho guarani e sua filha, que cantaram para ele e serviram-lhe as melhores comidas. No dia seguinte, o viajante, agradecido pela hospitalidade, revelou ser um mensageiro do deus Tupã. E, para retribuir a bondade, ofereceu-lhes a concessão de um desejo.

O antigo guerreiro pediu que lhe fossem devolvidas as forças da juventude para que, assim, a filha ficasse livre para casar-se. O mensageiro entregou-lhe as folhagens da planta Caá, ensinou-o como cultivá-la e como preparar uma infusão com ela. A poção mágica que devolveu o ânimo ao velho índio era o chá de erva-mate. 

Lançamentos pelo mundo utilizando erva-mate

A erva-mate é comercialmente explorada e industrializada especialmente para a produção de bebidas tônicas e estimulantes não-alcoólicas, lácteos e snacks, além de outros produtos, confira alguns lançamentos recentes:

Iogurte fermentado
A bebida de iogurte de erva-mate de recarga de Actimel, da Danone, é formulada com erva-mate em combinação com o iogurte de beber com culturas de L. casei. Segundo o fabricante, contém vitaminas B9 adicionadas para ajudar a reduzir o cansaço e fadiga, vitamina B6 e D. (Líbano)
Bebida energética
A Virtue Strawberry & Lime Yerba Mate é uma bebida energética com sabor de morango e limão, com adoçantes de fontes naturais e cafeína natural, que contém cafeína equivalente a uma xícara de café. Produto vegano não contém açúcar, calorias ou ingredientes artificiais. (Reino Unido)
Água com gás saborizada
A água gaseificada Yerbaé com sabor de erva-mate, abacaxi e coco é descrita como uma água com gás limpa, simples e deliciosa, aromatizada com outros sabores naturais. O produto certificado Kosher possui 100 mg de cafeína equivalente a 1 xícara de café, com zero açúcar, zero calorias e sem ingredientes artificiais ou adoçantes. (EUA)
Chá gelado
O chá gelado pronto para beber Bombilla Napoj Mate o Smaku Mirabelki, pasteurizado e levemente espumante, é descrito como um refresco natural puro com sabor de ameixa. A bebida é feita com ingredientes naturais, adoçados com frutas e não contém conservantes e cores artificiais. (Polônia)

Conheça mais detalhes sobre os múltiplos benefícios da erva-mate e seu potencial de oportunidades para a indústria global de alimentos no artigo técnico:

Facebook Comments Box
Compartilhe o conteúdo
Queremos te ouvir! Comente!