Facebook Pixel Alimentos substitutos de refeições: um mercado em crescimento

Mercado de alimentos substitutos de refeições deve crescer nos próximos anos

agosto 22, 2023

Tempo de leitura5 minutos

Alimentos substitutos de refeições que se encaixam perfeitamente em rotinas mais agitadas e seguem tendências de saudabilidade estão cada vez mais em alta.

A falta de tempo e o estilo de vida sedentário são comportamentos da vida moderna, principalmente nos grandes centros urbanos, que têm acelerado a demanda por um mercado em ascensão: o de substitutos de refeições. 

Juntamente com a crescente procura por alimentos saborosos, saudáveis ​​e de alta qualidade, esse segmento oferece diversas oportunidades para o lançamento de produtos funcionais, que minimizem os efeitos de horários agitados e agendas longas e cheias de compromissos.

Os produtos orgânicos e naturais para substituição de refeições estão entre os que apresentaram maior demanda nos últimos anos devido à crescente conscientização e interesse dos consumidores em relação aos ingredientes que compõem o alimento, chamado de movimento clean label (rótulo limpo).

Momento de consumo

Os produtos substitutos de refeição que são mais fáceis de armazenar estão disponíveis principalmente na forma de barras, shakes prontos para beber e sopas. Isso proporciona a eles uma vida útil mais longa e os torna uma ótima opção para a alimentação fora de casa, pois podem ser consumidos em qualquer lugar.

Por conta dessa praticidade e do benefício do aporte correto de nutrientes, espera-se que as vendas desses produtos aumentem a um ritmo considerável até 2032.

Substituindo as refeições, mas mantendo a saúde

Os produtos que substituem refeições estão ganhando força entre os consumidores que seguem dietas especiais, principalmente aquelas que controlam o peso ou mantêm os níveis de açúcar no sangue. Além disso, o público-alvo também inclui quem tem restrição de tempo, estilo de vida ocupado e horário de trabalho agitado. Esta alternativa de refeição faz a substituição com opções mais nutritivas ao invés de lanches convencionais pobres em nutrientes.

Somada a estes consumidores preocupados com a saúde, a atual epidemia de obesidade, e o crescente número de diabéticos e hipertensos contribui para impulsionar o mercado global. Ou seja, uma vez que a demanda aumenta, o investimento em novos produtos também é intensificado.

Características dos substitutos de refeições

Um substituto de refeição consistente tem entre 200 e 400 calorias e uma boa quantidade de proteínas e fibras. Os shakes e barras também possuem alto valor nutricional, o que os torna alternativas alimentares convenientes e saudáveis. Esses produtos também estão disponíveis em uma ampla variedade de sabores, como baunilha, morango, chocolate, mirtilo e laranja.

O mercado

O aumento da prevalência de várias doenças crônicas, como diabetes, obesidade, doenças cardiovasculares e colesterol alto está resultando em uma crescente conscientização do consumidor sobre controle de peso e dietas saudáveis. Espera-se que esse fator leve ao aumento da demanda por produtos substitutos de refeição nos próximos anos.

Estimativas mostram que o mercado global de substitutos de refeição deve passar de US$ 12,5 bilhões em 2022 para US$ 23,2 bilhões até 2032. De acordo com o Future Market Insights, espera-se que a taxa de crescimento anual composto seja de 6,4% até 2032 – em comparação com 4,1% apresentado entre 2017 e 2021.

No Brasil, o principal fator que influencia o crescimento dos produtos substitutos de refeição provavelmente continuará sendo o interesse em saúde e bem-estar. Esse aspecto está impulsionando as vendas de barras nutricionais no país, uma vez que os brasileiros preferem comer lanches que têm baixo teor de açúcar.

Portanto, a tendência para dietas ricas em proteínas e nutrição esportiva pode continuar a apoiar o aumento exponencial nas vendas destes produtos durante o período de projeção na indústria de barras de proteína.

Inovação e participação de mercado

As maiores empresas do segmento estão se concentrando na introdução e inovação de seus portfólios de produtos para aumentar ainda mais a base de consumidores e aprimorar a fidelidade à marca.

Algumas delas pretendem se envolver em parcerias e colaborações com empresas menores, em estágio inicial, para co-desenvolver soluções exclusivas e gerar mais ações. É o caso da Unilever, que em 2021 fechou uma parceria com a Enough, uma empresa de tecnologia de alimentos com sede no Reino Unido. Juntas, desenvolvem novos produtos de carne à base de plantas usando um processo exclusivo de fermentação sem desperdício.

Em 2022, a Solace Nutrition, empresa de nutrição médica que fabrica fórmulas eficazes, como suplementos dietéticos para ajudar os indivíduos a gerenciar suas necessidades nutricionais, adquiriu a R-Kane Nutritional por um valor não revelado. Essa aquisição ajuda a expansão estratégica da Solace em um mercado adjacente de nutrição.

Leia também: O que tem para o lanche? Os atributos mais buscados nos snacks abrem novas oportunidades para as indústrias.

Conclusão

O aumento da conscientização do consumidor sobre a importância de alimentos nutritivos está impulsionando o crescimento desse mercado globalmente. As crescentes taxas de obesidade, uma mudança em direção a um estilo de vida mais saudável e o interesse por nutrição contribuem para o avanço dos suplementos alimentares nas regiões em desenvolvimento.

Empresas do mercado de substituição de refeições visualizam nos movimentos dos consumidores em busca de novos hábitos de alimentação uma oportunidade para expansão dos seus negócios.

Inspirações de alimentos substitutos de refeições

Ffit 8 (China)
Fundada em 2018, a marca chinesa Ffit8 lançou barras de 40 gramas de proteína para serem usadas como substitutos de refeições leves ou suplemento energético antes e/ou depois do treino. Outro lançamento recente da marca foi a proteína probiótica em pó, que é uma mistura de soro de leite e proteínas do leite altamente digeríveis. Também é enriquecido com dez vitaminas, quatro minerais e nove aminoácidos, bem como a bactéria probiótica “Bacillus coagulans”.
23BMI (Índia)
A marca indiana 23BMI conta em seu portfólio com diversas opções de smoothies e sopas como substitutos de refeições, sendo todas elas ricas em proteínas, com 22 vitaminas e minerais, baixo teor de calorias e carboidratos e isentos de gorduras trans, transgênicos e glúten. Agora, a marca está voltando suas atenções para o lançamento da Nutribar, um substituto de refeição que terá a mesma composição dos produtos em pó, porém em formato de barrinha. Outros lançamentos que estão por vir são risotos e massas.
Herbalife (EUA)
A Herbalife lançou uma mistura para converter shakes substitutos de refeição em produtos de panificação nutritivos. O mix pode ser aproveitado para fazer uma massa rápida que pode ser usada para muffins, panquecas, waffles e outros produtos de panificação, que possuem menos calorias, açúcar e gordura quando comparados aos de padaria padrão. Não só isso, mas a porção também possui um alto valor nutricional, agregando 24 gramas de proteína de alta qualidade, 21 vitaminas e minerais, 190 calorias, 5 gramas de fibras e isenção de adoçantes artificiais.
WonderLab (China)
Os shakes WonderLab são descritos como nutritivos e projetados para manter a fome sob controle por até cinco horas. Ao todo, conta com 25 gramas de proteína combinando a proteína de um copo de leite, um bife de 100 gramas e 30 pedaços de espinafre. Um diferencial é a variedade de sabores oferecidos, como chá com leite Earl Grey, chocolate com avelã, chá genmaicha e gergelim com noz. Suas novas ofertas recentes incluem probióticos, suplementos de fibra e comprimidos de vitaminas, além de ingredientes como extratos de colágeno e cranberry, alegando benefícios de beleza.
Ample (EUA)
Ample é uma refeição completa ideal para café da manhã, almoço ou refeição em movimento. Possui formato de bebida em pó e conta em sua composição com 20 superalimentos, dentre eles o whey protein, óleo de coco, proteína de arroz e ervilha, aveia, batata doce etc. Quanto ao seu valor nutricional, cada refeição possui 400 calorias, 25g de proteína, apenas 4g de carboidratos líquidos, gorduras saudáveis, fibras prebióticas, antioxidantes, eletrólitos e probióticos. Não contém glúten, soja, OGM ou aditivos artificiais.

Gostou? Compartilhe este conteúdo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *