Facebook Pixel Você já ouviu falar em Mood Food? - Blog - Duas Rodas

Você já ouviu falar em Mood Food?

agosto 22, 2018

Tempo de leitura4 minutos

Para compensar os efeitos do agito da vida moderna, há um interesse crescente de consumidores em “mood food”, ou seja, comidas que estimulem o humor, abrindo oportunidades para indústrias de alimentos e bebidas lançarem produtos que ajudem a aumentar o bem-estar emocional


 

A forma como uma pessoa está se sentindo influencia na escolha do alimento ou bebida que tem desejo de consumir?
E o que ela come pode afetar o que se sente?
Afinal, quem já não buscou o alívio do estresse em um pedaço de chocolate? Ou, então, mais disposição e energia em uma xícara de café?

A resposta é sim! E se insere em um conceito: o “mood food”.

Estudos não deixam dúvidas que os alimentos interferem nos sentimentos e emoções. Uma análise publicada na revista científica The Lancet afirma que, embora os determinantes da saúde mental sejam complexos, a evidência da nutrição como um fator crucial na prevalência e incidência de transtornos mentais sugere que a dieta é tão importante para a psiquiatria (saúde mental) quanto é para cardiologia, endocrinologia e gastroenterologia (saúde física). Em pesquisa divulgada pela Mintel (maio 2018), 70% das mulheres canadenses concordam que o que comem afeta seu bem-estar emocional.

No entanto, o conceito mood food não é algo novo. A relação entre a comida e o estado de humor das pessoas já havia sido identificada por Hipócrates, 460 a.C, considerado o pai da medicina e autor da famosa frase: “Que seu remédio seja seu alimento, e que seu alimento seja seu remédio”. De lá até os dias de hoje, várias pesquisas foram desenvolvidas em relação ao assunto, mas ainda há muitas mais a avançar.

O ritmo frenético de vida dos últimos tempos intensificou os sintomas de fadiga, ansiedade, estresse e depressão. Com maior acesso à informação e mais conscientizados, os consumidores estão promovendo a uma verdadeira revolução no comportamento, carimbada pela necessidade crescente por saúde e bem-estar.

Em uma era em que a indulgência funcional ganha destaque, a Mintel sinaliza para a tendência Mood to Order (humor para encomendar), que começa a despontar e sinalizar para o potencial do Mood Food ou “alimentos de humor”. Ao lado de outras frentes como o mindfulness (atenção plena) e self-care (auto-cuidado), o mood food retrata a busca das pessoas por antídotos para as suas vidas agitadas e estressantes.

Pesquisa divulgada em março de 2018 pela Mintel, indica que 66% dos consumidores do Reino Unido concordam que o que se come tem um impacto direto sobre o bem-estar emocional. No Brasil, 42% dos consumidores disseram que estão interessados em alimentos/bebidas que os ajudem a ser menos estressados, segundo o levantamento “Estilo de Vida Ocupado – Brasil (2017)”..

Em análise, a Mintel afirma que talvez nunca tenha havido uma oportunidade melhor para as indústrias de alimentos e bebidas apresentarem produtos relacionados ao conceito mood food. Ou seja, àqueles com alegações de “humor e saúde emocional”, com efeitos calmante, relaxante, energético e até mesmo estimulantes de foco e maior clareza de pensamento.


Veja também:


Os consumidores estão cada vez mais interessados em sua saúde e seu bem-estar emocional. E a alimentação é uma das fontes que eles procuram para compensar os efeitos da vida moderna, como fadiga, ansiedade, estresse e depressão.

Afinal, há nutrientes em alimentos que comprovadamente possuem propriedades capazes de promover a sensação de bem-estar e bom humor.

Você acha interessante explorar este nicho de mercado? A sua empresa está atenta a este movimento? Conte para nós!
Aproveite e confira também porque o Mood Food é uma oportunidade de mercado.

 

Gostou? Compartilhe este conteúdo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *