Facebook Pixel Verão 2022: as tendências em sabores que vão se destacar na estação

Verão 2022: as tendências em sabores que vão se destacar na estação

novembro 30, 2021

Tempo de leitura4 minutos

Uma pitada de nostalgia, além de notas provocantes de sabor azedo, salgado e umami marcaram o verão na Europa e Estados Unidos e prometem inspirar a indústria brasileira com as tendências em sabores nos meses mais quentes do ano


Verão é sinônimo de frescor e intensidade, características que inspiram os lançamentos da indústria de alimentos para a temporada mais quente e descontraída do ano. Além disso, as novidades do setor continuam refletindo os comportamentos de consumo transformados pela pandemia.

Isso tudo provoca uma demanda por alimentos e bebidas que proporcionam conforto, bem-estar físico e emocional, além de uma dose sob medida de indulgência para momentos de prazer e diversão, como pede a estação. 

E os sabores que se encaixam nesses perfis e ainda trazem um gostinho de novidade têm um pouco de nostalgia, além de notas provocantes de sabor azedo, salgado e umami, como foi visto em algumas tendências que marcaram o verão na Europa e Estados Unidos e que também prometem inspirar o setor de alimentos e bebidas do Brasil e da América Latina nos próximos meses.

Sobremesas com um quê de nostalgia

Depois de quase dois anos de incertezas com a pandemia, sabores que remetem a conforto e familiaridade estão entre os preferidos pelos consumidores de sobremesas e confeitos, indica pesquisa da Mintel. Para renovar perfis de sabores estabelecidos entre os consumidores e oferecer experiências lúdicas e indulgentes, a indústria lança mão de inovações em formatos, co-branded e cruzamentos entre categorias de produtos.

Recentemente, chamou atenção um exemplo de parceria entre marcas que, aliás, extrapolou o setor de alimentos. A linha de produtos de beleza de O Boticário com cheiro e textura do chiclete Bubaaloo, da Mondelez, alvoroçou os fãs saudosos da guloseima.

A vez do salgado e do azedo

O que se viu no verão europeu, principalmente na categoria de bebidas não-alcoólicas, foi sabores equilibrados com notas azedas, salgadas e umami substituindo o doce – o que também ajuda a distanciar a categoria da negatividade associada ao açúcar.

O sabor ligeiramente ácido de bebidas fermentadas como kombucha, que há alguns anos ganharam popularidade, também inspiraram novas criações com toques picantes de pimenta e o azedo do vinagre. 

As frutas cítricas, que desde o início da pandemia ficaram em destaque por conta do apelo natural e de reforço à imunidade, continuam em alta, especialmente em um país tropical como o Brasil. Neste verão, entram nessa lista sabores como morango, laranja, tangerina, toranja, pomelo e cereja azeda. 

A inclusão de vegetais, combinados às frutas, também apareceu em lançamentos no exterior. Além de condimentos e especiarias como gengibre, curcuma, sal e pimenta. 74% dos lançamentos globais de suco de laranja nos últimos cinco anos, aliás, continham componentes de sabor de especiarias, liderados por gengibre e açafrão, aponta a Mintel. 

Condimentos como pimentas, coentro e outros ingredientes podem, ainda, inspirar combinações exclusivas para diversas categorias de alimentos. Na Europa e Estados Unidos, a harmonização desses condimentos estimula novas experiências de sabor em itens plant-based. 

Confira como algumas dessas tendências se refletiram em produtos lançados no último verão em países do Hemisfério Norte:

Kit Kat
Kit Kat Colliders, da Nestlé, sobremesa com sabor baunilha com crumbles de Kit Kat. A tendência nostálgica lançada nos EUA pode ser perfeitamente adequada para a categoria de sorvetes e gelados comestíveis. (Fonte: Mintel)
Good Mmm
Good Mmm!, bebida da Coca-Cola Japão à base de dashi, um caldo com sabor umami usado na culinária japonesa. (Fonte: Mintel)
Royal Hawaiian
Petisco da Royal Hawaiian, do Havaí, que oferece uma experiência de sabor equilibrada entre o doce e o picante, com nozes de macadâmia premium misturadas em uma combinação de sabor natural de manga com pimenta habanero. (Fonte: Trend Hunter)
Natures Bounty
Linha de vitaminas de jujubas Nature's Bounty, dos Estados Unidos, com sabor de frutas cítricas, livres de sabores artificiais, adoçantes e gelatina. (Fonte: Trend Hunter)
Setton Pistachio
Setton Pistachio da norte-americana Terra Bella recria o sabor clássico de pistache com o calor da pimenta escorpião. (Fonte: Trend Hunter)
Emma e Toms Kick Starter Smoothie
Emma e Tom's Kick Starter Smoothie, smoothie tropical da marca australiana, feito com uma mistura de frutas e cenoura roxa. (Fonte: The World of Food Ingredients)
Artizn No 3
Artizn No 3 Plum Yuzu Craft Vinegar Tonic, tônico produzido em Nova York, feito com vinagre artesanal de ameixa yuzu. (Fonte: The World of Food Ingredients)
Olipop Orange Squeeze
Olipop Orange Squeeze Sparkling Tonic, bebida tônica espumante da norte-americana Olipop, com sabor de laranja em lata de alumínio. (Fonte: The World of Food Ingredients)

Novos sabores que maximizam experiências de sabor e surpreendem os consumidores, sem perder de vista as recentes demandas de consumo, representam oportunidades para as empresas alimentícias inovarem com lançamentos que vão deixar o verão ainda mais emocionante.

E na sua empresa, a próxima estação inspirou o lançamento de novidades em sabor? Quais? Conte para nós?

Gostou? Compartilhe este conteúdo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *