Facebook Pixel Sabores de verão em combinações ousadas para proporcionar novas experiências aos consumidores - Blog - Duas Rodas

Sabores de verão em combinações ousadas para proporcionar novas experiências aos consumidores

setembro 9, 2020

Tempo de leitura4 minutos

Os cítricos, as coloridas frutas tropicais e as notas herbais e florais inspiram as tendências e os lançamentos de alimentos e bebidas da estação mais divertida do ano, com produtos que aliam atributos de peso, como indulgência, naturalidade, funcionalidade e saudabilidade, e que ajudam a amenizar os efeitos da pandemia no dia a dia


A estação mais leve, divertida e quente do ano se aproxima e tem um delicioso potencial para inspirar lançamentos e novos alimentos e bebidas no mercado brasileiro e latino-americano. O desejo dos consumidores por novas experiências na alimentação cresce ainda mais para enfrentar as restrições impostas pela pandemia.

E os sabores de verão naturalmente trazem um potencial imenso em proporcionar sensações inovadoras em combinações que podem surpreender.

A refrescância dos cítricos, o colorido das frutas tropicais e as notas herbáceas e florais estão entre os sabores que se destacaram nos lançamentos de produtos durante o verão do hemisfério Norte, em países da Europa, Ásia e América do Norte e têm tudo para cair no gosto do consumidor brasileiro no verão 2020-2021.

As combinações entre cítricos, como limão, laranja e tangerina; chás, como erva-mate, hortelã e erva-cidreira; florais, como rosa e camomila; e especiarias, como gengibre e alecrim, apresentam um rico potencial para criação de sabores ousados, refrescantes e surpreendentes em diferentes categorias de bebidas, principalmente.

Isto sem falar dos sabores frutados da manga, goiaba e pomelo, por exemplo, que estão na tendência da estação, por remeterem ao sol e calor pelas tonalidades vibrantes e sabores de verão.

Enquanto as notas cítricas trazem o efeito refrescante para alimentos e bebidas, a lavanda e a camomila popularizaram-se por suas características calmantes e relaxantes.

Os movimentos mais recentes dos consumidores também estão sendo contemplados pelas marcas mais atentas aos desejos, que aproveitam “para fazer do limão uma limonada”, combinando atributos cada vez mais em alta nas preferências, como funcionalidade, naturalidade e saudabilidade às suas coleções com sabores de verão.

Enquanto as notas cítricas trazem o efeito refrescante para alimentos e bebidas, a camomila popularizou-se por suas características calmantes e relaxantes.

Segundo pesquisa da Mintel, durante a pandemia, 51% dos brasileiros disseram que consideram a alimentação saudável como uma prioridade maior e 63% dos entrevistados colocaram o “bem-estar mental” em alta prioridade. Assim também como cresceu o interesse em produtos com ingredientes que ajudam a impulsionar o sistema imunológico: 82% dos adultos brasileiros, de acordo com a Mintel, mostraram interesse em vitaminas, entre elas a C, encontrada com abundância em frutas cítricas, na acerola.

Confira, a seguir, exemplos apresentados pela revista The World of Food Ingredientes, pela plataforma de tendências Trend Hunter e pela agência de inteligência de mercado Mintel de produtos lançados no verão dos países do Hemisfério Norte e que podem inspirar a indústria brasileira em suas novidades para a estação mais descontraída do ano.

Yogurtland-iogurte-pina-colada
A Yogurtland lançou a edição limitada de iogurte frozen de Piña Colada à base de plantas. A sobremesa congelada com sabor tropical é obtida com uma mistura de leite de coco, extrato de coco e suco de abacaxi para criar um perfil de sabor doce e cremoso, mas também refrescante. A guloseima congelada tem como alvo o número crescente de consumidores em busca de alimentos e sobremesas à base de vegetais. (EUA)
Polar-Seltzer-Summer-2020
A fábrica de refrigerantes Polar apostou em cinco opções de sabores em sua coleção de verão Polar Seltzer Summer 2020. As bebidas gaseificadas à base de água e frutas, sem adição de açúcar, edulcorantes ou sódio, trouxe os sabores: Blackberry Mango Punch (notas de manga e amora); Perfectly Plumm Summer (ameixa); Strawberry Margarita (notas doces de morango combinados com lima refrescante); Raspeberry Rosé (framboesa rosa); e Kiwi Pink Grapefruit (notas de toranja rosa e kiwi). (EUA)
Cha-de-Ervas-Teavana-Beach-Bellini
O Chá de Ervas Teavana Beach Bellini, inspirado no clássico coquetel de champanhe, lançou embalagem com 12 saquinhos de chá de ervas aromatizados com pedaços de abacaxi, mamão e manga. A mistura tropical remete ao verão com os sabores de frutas, pétalas de rosa e cascas de tangerina. (EUA)
Fruittella
A Fruittella apostou nas frutas de verão e na redução do teor de açúcar nos candies feitos à base de suco de frutas, nos sabores morango, laranja e limão. (França)
Valio
A Valio trouxe aos consumidores o iogurte nos sabores toranja rosa e abacaxi, feito com ingredientes 100% naturais e baixo teor de gorduras. (Rússia)
J2O-Fruit-Blend
A J2O Fruit Blend lançou a edição de verão de refrigerantes nos sabores de pêra e goiaba. Com açúcar e adoçantes, o fabricante anuncia que o produto é adequado para vegetarianos e veganos. Embalagem reciclável. (Reino Unido)
Tiora-Summer-Fruits-New-Zealand-Apple-Fruit-Infusion
A Tiora lançou a coleção Summer Fruits e New Zealand Apple Fruit Infusion. Os sacos de chá combinam morango e pêssego, frutas de verão, com a maçã. (Holanda)
Tasty-Shakes-Oatmeal-Mix-Ins-peaches-and-cream
Tasty Shakes Oatmeal Mix Ins lançou o sabor Peaches and Cream para remeter ao verão. O shake é uma mistura de aveia com sabor pêssego e creme, com redução de açúcar e embalagem reciclável. (Estados Unidos)
Clives-quiche-Tomato-and-Olive-Tart-Pie-sem-gluten
Clive's lançou a quiche Tomato and Olive Tart Pie sem glúten e recheada com tomates, azeitonas, abobrinhas e pimentos. Sem ovos, o produto aposta na leveza do verão para combinar com saladas e pães torrados. (Reino Unido)
Sorvete-Mango-Chamoy
H-E-B Creamy Creations apostou na edição limitada do Sorvete Mango Chamoy, uma combinação nos sabores de manga, tamarindo e pedaços de manga. (EUA)

Principal fator de escolha de um alimento ou bebida, o sabor tem um potencial imenso em despertar sentidos e emoções. E quando os sabores estão conectados a uma estação tão intensa como o verão, as possibilidades de levar novas experiências aos brasileiros crescem ainda mais. Assim como a sua origem natural – frutas, plantas e flores – permitem expandir a oportunidade além do sabor para aliar outros atributos cada vez mais importantes para os consumidores, como naturalidade, funcionalidade e saudabilidade.

Enfim, uma oportunidade interessante para a indústria alimentícia explorar neste verão que está por chegar.

Para você, quais categorias têm maior potencial para surpreender o consumidor com os sabores de verão? Quais combinações você gostaria de ver nas prateleiras dos supermercados? Conte para nós!

Gostou? Compartilhe este conteúdo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *