Facebook Pixel Saudabilidade e sabor, combinação irresistível para o consumidor

Saudabilidade e sabor, combinação irresistível para o consumidor

abril 4, 2018

Tempo de leitura7 minutos

Os consumidores não abrem mão de se deliciar com o sabor dos alimentos, nem mesmo os que aderiram à era da saudabilidade. Afinal, comida gostosa e atraente proporciona momentos únicos, inesquecíveis, por sua íntima ligação com os sentidos e as emoções; razões que fazem com que o sabor seja o primeiro fator de recompra de um produto pelo consumidor (Qualibest 2015).

Levantamento feito no 1º semestre de 2017 pela especialista global em comportamento de consumo, a Kantar Worldpanel, confirma que os brasileiros que primam por uma alimentação natural não conseguem abrir mão das indulgências, consumidas com mais frequência aos fins de semana.

De acordo com a pesquisa, que leva em conta 420 domicílios na grande São Paulo, representando um universo de 7 milhões de lares, de segunda a sexta-feira, a importância em volume de itens saudáveis é de 70,2% contra 66,4% das guloseimas. “Nos sábados e domingos, a conta se inverte: 33,6% correspondem às indulgências, enquanto 29,8% pelas compras saudáveis.”

Segundo a Kantar, os brasileiros preocupados com saúde, quando fogem da rotina fora do lar, normalmente o fazem em um lanche da tarde ou em uma ocasião após o jantar. Em geral, estão acompanhados e dividem a guloseima com o parceiro/cônjuge em 43% das vezes. O consumo de chiclete, refrigerante, bolos, doces e pizza estão entre os preferenciais nestes momentos.

Quando estão em casa, o comportamento muda. Em sua análise, Patrícia Beber, Country Manager Brasil na Kantar Worldpanel, afirma que momentos de convívio ou uma ocasião familiar viram pretexto para a indulgência, que ocorre em qualquer momento do dia e em qualquer dia da semana. “As delícias preferidas nesta ocasião são os biscoitos, salgadinhos, doces, chocolates e sobremesas prontas refrigeradas.”

Sensorialidade em alta

Estas preferências dos brasileiros foram indicadas no Brasil Food Trends 2020, estudo divulgado em 2010, que apontou 5 grandes tendências globais de consumo na alimentação, com destaque para Sensorialidade e Prazer; Saudabilidade e Bem-estar; ao lado de Conveniência e Praticidade; Qualidade e Confiabilidade; Sustentabilidade e Ética.

O Brasil Food Trends 2020 constatou o movimento dos consumidores em diferentes países, que estão valorizando as artes culinárias e as experiências gastronômicas, influenciando tanto o setor de serviços de alimentação como também o de produtos industrializados.  

A tendência da sensorialidade se movimenta em diferentes direções e pode ser proporcionada por meio de produtos com maior valor agregado (gourmet, premium, delicatessen), de variação de sabores, novas texturas, por alimentos exóticos, produtos étnicos (culinária de regiões específicas), valorização e recuperação de culinárias regionais e tradicionais, harmonização de alimentos e bebidas, produtos com forte apelo sensorial e com apelo à indulgência.

“Os segmentos de consumo de produtos de maior valor agregado tendem a continuar crescendo, tanto em relação aos produtos gourmet e premium, geralmente destinados à população de alta renda, como também para os alimentos sofisticados que têm preço acessível para os consumidores emergentes, os quais deverão representar os grandes mercados para a indústria de alimentos no futuro.

De modo geral, destacam-se os consumidores aficionados por novos produtos e novas experiências em torno da alimentação. Entretanto, cada vez mais preocupados também com a saúde e a forma física, o que tem levado à demanda por produtos que sejam saborosos, mas também saudáveis”, indicou o estudo Brasil Food Trends 2020.

Estudo divulgado em 2017 pela agência Nielsen, provedora global de informações e insights sobre o comportamento do consumidor, confirma esta tendência: 9 em cada 10 brasileiros estão total ou parcialmente dispostos a pagar por produtos premium com elevados padrões de qualidade.

Um comportamento que não está restrito ao Brasil. De acordo com a Nielsen, o “consumo de produtos premium, que proporciona benefícios especiais, melhorados ou exclusivos, passa por forte crescimento no Brasil e também em toda América Latina. Entre junho de 2015 e junho de 2016, por exemplo, a progressão deste segmento superou os de Bens de Consumo de Movimentação Rápida na região”.

Os consumidores compram produtos premium tanto por razões emocionais quanto racionais, mas as emocionais repercutem mais em mercados emergentes, onde as aspirações de status e conquistas são maiores, analisa a Nielsen.

Estratégias (e oportunidades) de indulgência com saudabilidade

Os movimentos dos consumidores deixam claro que combinar indulgência com alimentação saudável é muito mais que um desafio: é uma excelente oportunidade para a indústria de alimentos e bebidas. Afinal, para um produto saudável se massificar e ter adesão de recompra, ele precisa ser saboroso.

“Não podemos jamais esquecer do DNA de um produto saudável: precisa ser delicioso, nutritivo e acessível”, reforçou a nutricionista Carolina Godoy, gerente de Novos Negócios da Consultoria Equilibrium, na palestra sobre “Estratégias de Saudabilidade: como Aplicar as Tendências em Alimentação e Nutrição na Indústria de Alimentos”, realizada na Duas Rodas.

Indústrias que tomaram a dianteira nas ações para atender aos apelos de indulgência com saudabilidade estão lançando mão de diferentes estratégias em todo o mundo. As iniciativas não envolvem necessariamente grandes mudanças no produto, mas consistem, por exemplo, na reformulação da comunicação nas embalagens, deixando mais claros os atributos do alimento. Ou, então, apresentam produtos em miniporções, que oferecem conveniência, praticidade e indulgência. Entre os exemplos, a versão thins dos biscoitos Oreo lançados pela Mondelez em alguns países do mundo, mais finos e em menor quantidade na embalagem.

Segmentos reconhecidamente indulgentes passaram a investir em saudabilidade, com a inclusão de ingredientes como fibras, colágeno e vitamina C em candies (balas de goma da Huro com probióticos no Vietnan); e produtos com foco em saudabilidade, como os integrais, com boa aromatização e sabor.

Versão thins do Oreo (Mondelez) lançada na China ganha mercado nos EUA.

Versão thins do Oreo (Mondelez) lançada na China ganha mercado nos EUA.

 

Gomas Huro com sabores de frutas tropicais enriquecidas com probióticos lançadas no Vietnã.

Gomas Huro com sabores de frutas tropicais enriquecidas com probióticos lançadas no Vietnã.

 

Chocolate Ruby é aposta premium da suíça Barry Callebaut lançada no ano passado e que está chegando ao mercado em 2018: quarta variedade de chocolate feito em grãos do cacau vermelho Ruby.

Chocolate Ruby é aposta premium da suíça Barry Callebaut lançada no ano passado e que está chegando ao mercado em 2018: quarta variedade de chocolate feito em grãos do cacau vermelho Ruby.

 

Kurkure Masala Munch (Índia) tem um toque de masala indiano e oferece novas experiências em textura, pela crocância e sabor picante.

Kurkure Masala Munch (Índia) tem um toque de masala indiano e oferece novas experiências em textura, pela crocância e sabor picante.

“A maioria dos consumidores está preocupada com saudabilidade. No dia a dia, se não tiverem que abrir mão de sabor por conta disto, se não for custar prazer, eles vão optar por um produto mais saudável. Por exemplo, com menos sódio, menos açúcar, corante natural. As indústrias precisam, sim, abrir os olhos para isto o quanto antes, e em qualquer categoria, por que é um movimento forte que já se vê lá fora”, alerta Carolina Godoy.

Então, cada vez mais, aliar sabor, comida saudável, conveniência e qualidade é um prato cheio para conquistar os consumidores. Independentemente de idade, classe social ou sexo. O alimento perfeito pode (e deve) promover o equilíbrio entre ser saudável, irresistivelmente saboroso e prático!

Se a busca por sabor e saúde é constante, a procura por formas de reduzir determinados ingredientes dos alimentos e ainda chegar numa solução saborosa também é grande. Clique aqui e veja por que menos pode ser mais na indústria de alimentos.

Gostou? Compartilhe este conteúdo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *