Facebook Pixel São João: oportunidades para a indústria de alimentos e bebidas

Festa de São João: tradições e oportunidades para a indústria de alimentos e bebidas

junho 14, 2023

Tempo de leitura8 minutos

Saiba quais são as origens da comemoração de São João, os pratos típicos em diferentes países e como as marcas podem aproveitar o período para aumentar as vendas.


O mês de junho é sinônimo de festa de São João no Brasil. A comemoração está fortemente ligada à cultura dos brasileiros, com todos os seus rituais e comidas típicas. No Nordeste, aliás, é realizado o maior São João do mundo, tamanha a popularidade e importância que essa tradição ganhou no calendário do brasileiro.

Mas as festas juninas não são uma comemoração exclusiva do Brasil, e entender mais sobre suas origens pode contribuir para o desenvolvimento de novos produtos e para a estratégia das empresas nessa época do ano.

Com tanta fartura cultural, com destaque para a culinária, a data é um prato cheio de oportunidades para a indústria de alimentos e bebidas de diversas categorias.

Quais são as origens da festa de São João?

De acordo com os historiadores, a origem da festa de São João está ligada às celebrações pagãs realizadas por tribos germânicas do Hemisfério Norte, principalmente os celtas, durante a Idade Média. Essas festividades aconteciam na mudança de estação da primavera para o verão, mais precisamente no solstício de verão, quando é registrado o dia mais longo do ano, entre 21 e 22 de junho. No Brasil, e em todo o Hemisfério Sul, o solstício de verão ocorre em dezembro.

Os rituais realizados, como as danças ao redor de fogueiras, também eram uma maneira de pedir proteção e fartura durante a colheita das lavouras, que acontecia na sequência. 

Porém, com o crescimento e consolidação do cristianismo na Europa, a celebração passou por uma aculturação pela Igreja Católica. Dessa forma, para incorporar as festividades ao seu calendário, a igreja relacionou a data com três santos do catolicismo: Santo Antônio, no dia 13 de junho; São João, no dia 24; e São Pedro, no dia 29.

Como as festas de São João eram muito tradicionais na Espanha e em Portugal, durante a colonização do Brasil, ela foi trazida para cá pelos portugueses e ganhou novos símbolos com o passar dos anos, sobretudo os relacionados aos costumes rurais, se transformando em uma das maiores festas populares do país.

Pratos típicos das festas juninas no Brasil

A lista de pratos típicos das festas juninas brasileiras é vasta e diversificada: pé-de-moleque, batata-doce, maçã do amor, bolo de milho e fubá, milho cozido, canjica, pipoca e muitos outros. As comidas à base de milho, aliás, têm presença marcante já que o grão é muito cultivado por aqui. “Um dos alimentos preferidos, o bolo de milho, é amarelo e redondo, remetendo ao sol. Notem que as comidas consumidas no São João passam pela fogueira ou pelo fogo, como a batata-doce, a pipoca, o pinhão e o milho”, comenta Sandra Mian, engenheira de alimentos e consultora da startup Planta Inovações Colaborativas, sobre como os alimentos consumidos estão fortemente ligados à história das origens dessas celebrações na Idade Média. 

Além disso, cada região do país conta com pratos mais característicos, como o pinhão cozido no Sul, a pamonha no Centro-Oeste, o arroz-doce no Sudeste e o cuscuz no Nordeste, que também incorpora ao cardápio itens cárneos como a carne-seca.

O amendoim é outro ingrediente que serve como base para iguarias juninas bastante tradicionais. Além do pé-de-moleque, ele é usado para a produção da paçoca e é servido torrado, com sal ou açúcar.

Na categoria de bebidas, o quentão, o chocolate quente e o vinho quente não podem ficar de fora, esquentando as noites mais frias registradas nesse período no Brasil. O preparo dessas bebidas inclui ainda especiarias muito utilizadas na culinária típica junina, como gengibre e canela. 

E como as tradições vão se moldando aos novos tempos e costumes, alguns pratos foram incorporados às festas juninas brasileiras, como o cachorro-quente e o sanduíche de pernil. Nesse sentido, esse tipo de tendência poderia ser aproveitada pela indústria de alimentos, criando produtos focados na sazonalidade, de acordo com Sandra.

Comemoração traz diversas oportunidades para as marcas

As festas juninas trazem diversas oportunidades para diferentes categorias de alimentos e bebidas, tanto para as marcas que já comercializam produtos elaborados com os ingredientes típicos, como milho e amendoim, quanto para outras categorias que podem incrementar as vendas com edições especiais e limitadas, dentre elas, sorvetes, chocolates, bebidas e snacks.

Sorvetes

Em sorvetes, além do clássico sabor de milho, a tendência de sabores alcoólicos pode inspirar criações com foco nas bebidas típicas, como quentão e vinho quente, entre outras opções. As fabricantes e as próprias sorveterias podem planejar seu cardápio com criações para essa época, focando em sabores e combinações com paçoca, pamonha e outros ingredientes.

Chocolates e snacks

Isso vale para a categoria de chocolates e snacks, que permite inúmeras combinações com ingredientes e especiarias inspirados nos pratos mais tradicionais.

Doces

Doces antigos de bar, como os de abóbora, batata-doce e cocada também aparecem bastante nessa época do ano e podem inspirar relançamentos da indústria de alimentos.

Alimentos com produtos cárneos

“Há ainda os alimentos com produtos cárneos, que estão surgindo cada vez mais, como vaca-atolada, sopas e caldos de carne. No Sudeste, o sanduíche de cabidela caipira, uma mistura de carnes usada como recheio para pão, tem aparecido muito nessas comemorações. Alguma marca poderia estar fazendo e vendendo congelado ou refrigerado”, sugere Sandra.

Linhas veganas, zero açúcar e produtos orgânicos

Na esteira das tendências globais de consumo de alimentos e bebidas, algumas marcas focam ainda em linhas veganas, zero açúcar e produtos orgânicos para atender ao público que consome esses itens, como pipocas com milhos selecionados e doces típicos nas versões zero açúcar.

E além dos sabores tradicionais, é importante pensar nos formatos para atender tanto ao público que precisa de maiores quantidades para o preparo de alimentos para grandes festas, como packs individuais, principalmente quando se trata de itens para consumo on the go e lanches.

Embalagens temáticas, estratégias de preço e ações diferenciadas para os pontos de venda também devem fazer parte do planejamento, assim como as ações que envolvem a comunicação da marca. Para a consultora, a história e as tradições das festas de São João são muito ricas e permitem criar conteúdo atrativo e informativo para os consumidores.

Inspiração pode vir de outras culturas

Na opinião de Sandra, a indústria de alimentos e bebidas pode trabalhar com a fusão de culturas, adicionando elementos das festas de São João realizadas na Espanha e Portugal ao cardápio brasileiro. “Tem muita coisa que não é tradicional e acaba virando tradição, como a paçoquinha, por exemplo.”

Ela explica que a Espanha é um dos países que mais celebram a data. Por lá, os pratos típicos são sardinha na brasa, pão recheado com atum, presunto e doces amanteigados. Nas bebidas, aparecem o vinho aromatizado e a cidra no País Basco.

Já em Portugal, o cardápio inclui sardinha e chorizo – linguiça assada na brasa. Em países da América do Sul, como Argentina, por exemplo, a batata-doce é um prato que faz bastante sucesso. Na Bolívia, o destaque fica por conta do sucumbé, bebida quente preparada com leite, canela e cravo, além de um tipo de quentão perfumado com aguardente de uva. “Na Bolívia, os supermercados vendem também o Superpack San Juan, com pão e salsicha, porque o cachorro-quente passou a fazer parte do cardápio das festas. Então, poderíamos trazer para o Brasil algumas tradições desses países que são próximos, entendendo a cultura de outros povos”, acredita Sandra.

Produtos lançados no embalo das festas juninas

Confira lançamentos inspirados nos festejos juninos:

Guaraná Jesus
Guaraná Jesus lança latas comemorativas colecionáveis para o São João. Os elementos visuais das embalagens foram pensados para representar os itens usados nas roupas e adereços tradicionais das festas juninas.
Snickers
Snickers Sabor Pé de Moleque lançado no Brasil para as festividades de São João.
Turrón Amor
Arcor lança o Turrón Amor para o mês junino, dando um toque de brasilidade ao doce italiano com um dos ingredientes típicos dessa sazonalidade.
KitKat
A Nestlé criou três sabores especiais para sua marca KitKat: Milho-Verde, Maçã do Amor e Pé de Moleque, com edição limitada comercializada nas lojas exclusivas de KitKat® Chocolatory.
Perfetto
Perfetto cria picolé de curau de milho inspirado nas festas juninas.

Gostou? Compartilhe este conteúdo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *