Facebook Pixel Nutrição Infantil: do sabor às necessidades nutricionais

Nutrição Infantil: do sabor às necessidades nutricionais

agosto 18, 2022

Tempo de leitura5 minutos

Não é de hoje que sabemos da importância de nos preocuparmos com a nutrição infantil quando o assunto são sabores e aromas alimentícios. 

A nutrição infantil adequada, os estímulos ambientais, sociais e higiênicos impactam no desenvolvimento integral das crianças. Portanto, tudo que é experimentado nesse período pode afetar a saúde futura.

Pensando nisso, a atenção a essa fase tem despertado interesse da sociedade, dos governantes e da indústria – que apoiam e promovem ações voltadas a essa faixa etária. 

Confira agora as principais orientações para cumprir as necessidades de nutrição infantil desde o sabor dos alimentos.

Os nutrientes-chave para as crianças

Sabe-se que a nutrição infantil é diferente para a população adulta, pois, o corpo está em crescimento e desenvolvimento.

Sendo assim, a nutrição infantil deve ser composta, principalmente, por macronutrientes: proteínas, gorduras poli-insaturadas e fibras; e os micronutrientes como: cálcio, vitaminas A, do complexo B, D, ferro e zinco. As funções desses nutrientes são principalmente: 

> PROTEÍNAS: formação dos músculos e tecidos.

> GORDURAS POLI-INSATURADAS: desenvolvimento neuromotor e cognitivo.

> FIBRAS: importantes para o funcionamento intestinal e a formação de uma microbiota saudável e diversa. 

> VITAMINA D: mantém equilibrados os níveis de cálcio e fósforo no sangue, que são importantes para o crescimento, formação de ossos e tecidos e no funcionamento do sistema imune. Além disso, auxilia nas funções metabólicas. 

> VITAMINA A: tem função importante para a visão, integridade da pele, mucosas, formação da queratina e esmalte dos dentes. E também contribui para a eficiência dos mecanismos de defesa do organismo. 

> FERRO: componente essencial da hemoglobina no transporte de oxigênio, extremamente importante para o desenvolvimento cerebral e cognitivo.

> ZINCO: participa auxiliando o sistema imunológico e atua na divisão celular, importante para o crescimento e desenvolvimento do corpo. E ainda tem papel importante na maturação do sistema reprodutivo e no restabelecimento da pele em machucados e cortes.

> CÁLCIO: elemento fundamental para a saúde óssea, desde a formação até a manutenção da estrutura e da rigidez do esqueleto. E participa, também, do processo de contração muscular.

Outro aspecto importante é a questão sensorial.

Esta característica é formada ainda no útero e construída nos primeiros anos, quando ocorre a introdução dos alimentos. Na nutrição infantil, durante os primeiros dois anos, a recomendação é não expor a criança ao açúcar, pois nessa idade elas precisam de 40% a mais de sacarose para detectar o sabor doce – e isso pode levar a criança a preferir paladares mais concentrados em doçura.

Falando em introdução alimentar na nutrição infantil, precisamos destacar o primeiro alimento que o ser humano experimenta: o leite materno.

Considerado dinâmico e nutricionalmente complexo, ele é profundamente estudado por trazer inúmeros benefícios à saúde, sendo indicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) até os dois anos e exclusivamente até os 6 meses de vida.

Sendo assim, por meio dos avanços tecnológicos, a indústria tem sido capaz de mimetizar essas substâncias como, por exemplo, os oligossacarídeos do leite materno, que são moléculas não digeridas pelo organismo e auxiliam no sistema imunológico e gastrointestinal. E o mais recente, o 2’FL (2’fucosilactose) que já está disponível e vem sendo utilizado nas formulações infantis.

Tendências do mercado

Olhando para o mercado, as três principais tendências de “claims” que atraem os pais quando o assunto é nutrição infantil são: 

1) adição de vitaminas e minerais; 

2) inclusão de frutas e vegetais;  

3) diversificação das proteínas. 

Dentre a fortificação de nutrientes, os lançamentos dos produtos infantis estão focados principalmente na vitamina C, D e no cálcio. Além disso, o interesse em produtos que favoreçam o sistema imunológico também tem aumentado. Segundo dados do relatório de tendência da Mintel, 85% dos pais se sentem atraídos por alimentos com esse apelo e, desta forma, produtos ricos em vitaminas e minerais vem ganhando destaque. 

Sendo assim, a inclusão de frutas e vegetais é outro fator que ganha relevância neste nicho, com o intuito de aumentar a ingestão diária “in natura” consumida pelas crianças. 

Então, outro mercado que começa a direcionar seu olhar para o público infantil é o plant-based. 

Com produtos contendo fontes de proteína vegetal, como ervilha e aveia, tem em vista o aumento da alimentação à base de plantas e também vem ocupando espaço na dieta dos pequenos. 

Confira alguns lançamentos:

Sabores de inspiração internacional

Deleitinho Naveia (BRASIL)
Deleitinho Naveia (BRASIL) - Deleitinho Naveia, linha infantil da Naveia, é uma bebida láctea 100% vegetal e zero colesterol. Feito com proteína de ervilha, ômega 3, vitaminas D, B12, ferro e cálcio.
Cereals for Children (EUA)
Cereals for Children (EUA) - Nos Estados Unidos, a marca This Saves Lives lançou em 2021 uma opção de cereal para crianças. Os produtos de aveia e granola são todos sem glúten, sem amendoim e sem leite e oferecem uma porção completa de sabores de framboesa a vegetais como brócolis e couve.
Actimel Kids (EUROPA)
Actimel Kids (EUROPA) - A Danone Essential Dairy & Plant based expandiu sua linha Actimel com o lançamento de Actimel Kids, disponível em dois sabores: Morango e Banana, e Pêssego. Os sabores contêm uma fonte de vitamina B6 e vitamina D, que ajudam a impulsionar e apoiar o sistema imunológico.
Oliver's Cupboard (Reino Unido)
A Oliver's Cupboard do Reino Unido lançou em 2021 uma variedade de alimentos para bebês inspirados em sabores de todo o mundo. A linha, pensada para a comunidade muçulmana (Halal), tem itens inspirados na gastronomia da Tailândia, Egito, Malásia, Índia, Sri Lanka e Brasil.
Enfamil Organic
Enfamil Organic: Enfamil Simply Organic Milk Powder Infant Formula with Iron é a primeira fórmula orgânica do fabricante Enfamil. É livre de OGM, hormônios artificiais de crescimento, antibióticos, conservantes adicionados ou sólidos de xarope de milho (EUA).
Similac® 360 Total Care®
Similac® 360 Total Care®*: a fórmula infantil da Abbott, feita com uma mistura exclusiva de 5 prebióticos HMO estruturalmente idênticos aos do leite materno, promete nutrição projetada para suporte imunológico, desenvolvimento do cérebro e saúde digestiva. Também produzido na versão Sensitive para crianças sensíveis à lactose.

Em resumo, um olhar especial deve ser direcionado para encontrar soluções que atendam ao público infantil, tanto para responder às necessidades de nutrientes como as do paladar.

Então, tratando-se do desenvolvimento de produtos, carências nutricionais de acordo com a faixa etária, hábitos alimentares, sabor e aroma frequentemente consumidos são fatores que devem ser considerados, alinhados a ingredientes inovadores e que agreguem benefícios à saúde.

Gostou? Compartilhe este conteúdo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *