Nutrição Infantil: do sabor às necessidades nutricionais

agosto 18, 2022

Tempo de leitura5 minutos

Não é de hoje que sabemos da importância de nos preocuparmos com a nutrição infantil quando o assunto são sabores e aromas alimentícios. 

A nutrição infantil adequada, os estímulos ambientais, sociais e higiênicos impactam no desenvolvimento integral das crianças. Portanto, tudo que é experimentado nesse período pode afetar a saúde futura.

Pensando nisso, a atenção a essa fase tem despertado interesse da sociedade, dos governantes e da indústria – que apoiam e promovem ações voltadas a essa faixa etária. 

Confira agora as principais orientações para cumprir as necessidades de nutrição infantil desde o sabor dos alimentos.

Os nutrientes-chave para as crianças

Sabe-se que a nutrição infantil é diferente para a população adulta, pois, o corpo está em crescimento e desenvolvimento.

Sendo assim, a nutrição infantil deve ser composta, principalmente, por macronutrientes: proteínas, gorduras poli-insaturadas e fibras; e os micronutrientes como: cálcio, vitaminas A, do complexo B, D, ferro e zinco. As funções desses nutrientes são principalmente: 

> PROTEÍNAS: formação dos músculos e tecidos.

> GORDURAS POLI-INSATURADAS: desenvolvimento neuromotor e cognitivo.

> FIBRAS: importantes para o funcionamento intestinal e a formação de uma microbiota saudável e diversa. 

> VITAMINA D: mantém equilibrados os níveis de cálcio e fósforo no sangue, que são importantes para o crescimento, formação de ossos e tecidos e no funcionamento do sistema imune. Além disso, auxilia nas funções metabólicas. 

> VITAMINA A: tem função importante para a visão, integridade da pele, mucosas, formação da queratina e esmalte dos dentes. E também contribui para a eficiência dos mecanismos de defesa do organismo. 

> FERRO: componente essencial da hemoglobina no transporte de oxigênio, extremamente importante para o desenvolvimento cerebral e cognitivo.

> ZINCO: participa auxiliando o sistema imunológico e atua na divisão celular, importante para o crescimento e desenvolvimento do corpo. E ainda tem papel importante na maturação do sistema reprodutivo e no restabelecimento da pele em machucados e cortes.

> CÁLCIO: elemento fundamental para a saúde óssea, desde a formação até a manutenção da estrutura e da rigidez do esqueleto. E participa, também, do processo de contração muscular.

Outro aspecto importante é a questão sensorial.

Esta característica é formada ainda no útero e construída nos primeiros anos, quando ocorre a introdução dos alimentos. Na nutrição infantil, durante os primeiros dois anos, a recomendação é não expor a criança ao açúcar, pois nessa idade elas precisam de 40% a mais de sacarose para detectar o sabor doce – e isso pode levar a criança a preferir paladares mais concentrados em doçura.

Falando em introdução alimentar na nutrição infantil, precisamos destacar o primeiro alimento que o ser humano experimenta: o leite materno.

Considerado dinâmico e nutricionalmente complexo, ele é profundamente estudado por trazer inúmeros benefícios à saúde, sendo indicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) até os dois anos e exclusivamente até os 6 meses de vida.

Sendo assim, por meio dos avanços tecnológicos, a indústria tem sido capaz de mimetizar essas substâncias como, por exemplo, os oligossacarídeos do leite materno, que são moléculas não digeridas pelo organismo e auxiliam no sistema imunológico e gastrointestinal. E o mais recente, o 2’FL (2’fucosilactose) que já está disponível e vem sendo utilizado nas formulações infantis.

Tendências do mercado

Olhando para o mercado, as três principais tendências de “claims” que atraem os pais quando o assunto é nutrição infantil são: 

1) adição de vitaminas e minerais; 

2) inclusão de frutas e vegetais;  

3) diversificação das proteínas. 

Dentre a fortificação de nutrientes, os lançamentos dos produtos infantis estão focados principalmente na vitamina C, D e no cálcio. Além disso, o interesse em produtos que favoreçam o sistema imunológico também tem aumentado. Segundo dados do relatório de tendência da Mintel, 85% dos pais se sentem atraídos por alimentos com esse apelo e, desta forma, produtos ricos em vitaminas e minerais vem ganhando destaque. 

Sendo assim, a inclusão de frutas e vegetais é outro fator que ganha relevância neste nicho, com o intuito de aumentar a ingestão diária “in natura” consumida pelas crianças. 

Então, outro mercado que começa a direcionar seu olhar para o público infantil é o plant-based. 

Com produtos contendo fontes de proteína vegetal, como ervilha e aveia, tem em vista o aumento da alimentação à base de plantas e também vem ocupando espaço na dieta dos pequenos. 

Confira alguns lançamentos:

Sabores de inspiração internacional

Deleitinho Naveia (BRAZIL) - Deleitinho Naveia, Naveia's kids line, is a 100% plant-based, zero-cholesterol milk drink. Made with pea protein, omega 3, vitamins D, B12, iron and calcium.
Cereals for Children (USA) - In the United States, the This Saves Lives brand launched a cereal option for children in 2021. The oatmeal and granola products are all gluten-free, peanut-free and dairy-free and provide a full serving of flavors from raspberry to vegetables like broccoli and kale
Actimel Kids (EUROPE) - Danone Essential Dairy & Plant based expanded its Actimel line with the launch of Actimel Kids, available in two flavors: Strawberry and banana, and peach. The flavors contain a source of vitamin B6 and vitamin D, which help boost and support your immune system.
Oliver's Cupboard from UK launched in 2021 a range of flavour-inspired baby foods from around the world. The line, designed for the Muslim community (Halal) has items inspired by the gastronomy of Thailand, Egypt, Malaysia, India, Sri Lanka and Brazil.
Enfamil Organic: Enfamil Simply Organic Milk Powder Infant Formula with Iron is the first organic formula from the manufacturer Enfamil. It is free of GMOs, artificial growth hormones, antibiotics, added preservatives or corn syrup solids (USA).
Similac® 360 Total Care®*: Abbott's Infant Formula, made with an exclusive blend of 5 structurally identical HMO prebiotics to those of breast milk, promises nutrition designed for immune support, brain development and digestive health. Also produced in the Sensitive version for lactose-sensitive children.

Em resumo, um olhar especial deve ser direcionado para encontrar soluções que atendam ao público infantil, tanto para responder às necessidades de nutrientes como as do paladar.

Então, tratando-se do desenvolvimento de produtos, carências nutricionais de acordo com a faixa etária, hábitos alimentares, sabor e aroma frequentemente consumidos são fatores que devem ser considerados, alinhados a ingredientes inovadores e que agreguem benefícios à saúde.

Gostou? Compartilhe este conteúdo!