Facebook Pixel Necessidades da Nova Mulher - Blog - Duas Rodas

Necessidades da Nova Mulher

setembro 12, 2022

Tempo de leitura6 minutos

Antigamente, a rotina da mulher era muito mais voltada a cuidar do lar e da família. Nas últimas décadas, com a mudança das necessidades das mulheres, a jornada feminina sofreu grande transformação e hoje a mulher ocupa um espaço mais participativo na sociedade. 

Ao mesmo tempo em que assume um papel de protagonismo, a mulher continua a manter suas multitarefas (ser mãe, trabalhar, estudar, empreender, cuidar da saúde).

Sendo assim, dados confirmam que a mulher conquistou um lugar no mercado de trabalho e que também tem uma participação relevante no empreendedorismo. Segundo IBGE, o Brasil possui mais de 5 milhões de mulheres empreendedoras e 37% como principal provedora da família. 

Então, quando o assunto é saúde, elas são mais propensas a cuidar de si, isso porque um adequado funcionamento orgânico influencia em muitos aspectos, desde a aparência da pele, cabelos e unhas e até a disposição e humor.

Além disso, as mulheres passam por diversas transformações ao longo da vida, como a menarca, tensão pré-menstrual, gestação, menopausa e pós menopausa, fases estas que exigem diferentes necessidades fisiológicas e nutricionais. 

Portanto, a busca é por um bem-estar conectado entre corpo, mente e espírito, seja para cuidar da beleza ou para trazer mais disposição para realizar todas as suas atividades. E a alimentação está profundamente conectada com tudo isso.

Hoje sabemos que existem diversos nutrientes e compostos bioativos que proporcionam inúmeros benefícios, entre eles contribuir para o controle do estresse, fornecer mais energia e auxiliar na imunidade. 

Pensando nesse bem-estar holístico, os produtos de cuidados internos, como suplementos, ganham destaque e impulsionam o surgimento de novas tendências focadas na qualidade de vida deste público. 

MENTE ATIVA

Alguns nutrientes são fundamentais para o funcionamento e saúde cerebral e atendem as necessidades das mulheres. Os chamados nootrópicos são  substâncias que têm o poder de melhorar o desempenho mental, ajudando na memória, foco e criatividade e possuem como principal alvo a ação nos neurotransmissores. 

Alguns exemplos desses nutrientes são o ômega 3, vitaminas do complexo B (B1, B6, B12 e ácido fólico), carboidratos, zinco, magnésio e colina. 

Existem também os adaptogênicos, que são super plantas que auxiliam o corpo a se adaptar ao estresse, a  controlar o cortisol (hormônio do estresse) e manter o equilíbrio, evitando picos que podem causar fadiga, irritação e inquietação. 

Portanto, os alimentos adaptogênicos, como maca, ginseng, ginkgo biloba, alcaçuz, reishi e ashwagandha, podem ajudar o corpo a ter mais calma, foco e até mesmo contribuir para uma boa noite de sono. 

No mercado, principalmente fora do Brasil,  já é possível encontrar diversos produtos que utilizam utilizando esses ingredientes, como os chás da marca Amaz.

BOM SONO É UMA NECESSIDADE DAS MULHERES

No quesito sono, segundo a Associação Brasileira do Sono, 75% dos brasileiros apresentam dificuldades para dormir, quadro que foi agravado durante a  pandemia da Covid-19.

No caso das mulheres, as queixas de insônia são maiores, em decorrência de fatores emocionais, sociais, genéticos e biológicos. Por isso, alimentos funcionais, que auxiliam na melhora do sono começam a ganhar destaque. 

Alguns nutrientes e substâncias presentes nos alimentos podem ter efeitos benéficos para o sono e relaxamento, desde aqueles já consolidados, como os presentes no maracujá e na lavanda, até alimentos mais inovadores, como tart cherry e schisandra. 

IMUNIDADE E FUNCIONAMENTO INTESTINAL

O funcionamento adequado do intestino é essencial para o bem-estar. O eixo cérebro-intestino explica essa relação direta na regulação do humor pelo intestino. Esse mecanismo se dá, pois 90% dos receptores de serotonina – um neurotransmissor relacionado com o humor – estão localizados nesse órgão. 

E não para por aí. No intestino também encontramos 80% das nossas células de defesa, ou seja, ele é o principal órgão do nosso sistema imunológico.

No caso da imunidade, alguns nutrientes também podem contribuir, ativando outras vias imunológicas e fortalecendo o sistema de defesa, como é o caso do zinco e das vitaminas C e D. Com tantas funções essenciais, hoje existe um mundo de produtos para o intestino, que vão desde os tradicionais iogurtes até refrigerantes probióticos, água, kefir, kombucha e vinagres.

É possível encontrar diversos produtos no mercado, principalmente fora do Brasil, voltados para esta funcionalidade com foco na necessidades das mulheres. Confira alguns exemplos no fim do texto.

ENERGIA 

Essencial para a realização das atividades do cotidiano, esse território se expande não só para as tarefas rotineiras, mas também, para as atividades físicas regulares, como, por exemplo, o pré, o intra e pós-treino.

Nesse sentido, existem alimentos e substâncias que podem auxiliar na prática de exercícios físicos e no fornecimento de energia diária por meio de diversas ações fisiológicas.

SEXUALIDADE

A categoria de bem-estar sexual feminina, há pouco tempo considerada um tabu, vem crescendo, incentivando o autoconhecimento e trazendo discussões sobre a sexualidade da mulher com a mesma naturalidade com que se fala de estilo ou rituais de beleza. 

Algumas substâncias podem potencializar a libido feminina, diminuir o estresse e aumentar o fluxo sanguíneo, como extrato de beterraba, tribullus terrestris, maca peruana, ginseng, ginkgo biloba, teobromina, semente de feno grego, schisandra, epimedium, shatavari e damiana. 

AMAZ Organic
AMAZ Organic Sparkling Yerba Mate: é um chá funcional orgânico e espumante, feito de adaptogênicos e super plantas. Sem glúten, 0 calorias, 0 açúcar, contém 80mg de cafeína por porção e vem em 3 sabores: Limão e Gengibre, Pêsego e Morango e Açaí e Mirtilo.
TIESTA TEA
TIESTA TEA: chá relaxante de camomila, capim-limão e lavanda lançado nos EUA para auxiliar no sono e na ansiedade. É sem cafeína, sem açúcar e sem calorias.
OLLY SLEEP
OLLY SLEEP: as gomas da fabricante norte-americana oferecem uma mistura única de melatonina, L-teanina e botânicos que trabalham juntos para acalmar a mente e promover um sono reparador.
ASAHI CALPIS GASSERI
ASAHI CALPIS GASSERI: este produto ajuda a melhorar o ambiente intestinal, combinando o Calpis e o lactobacillus gasseri CP2305. A bebida lançada no Japão tem um sabor leve, um tanto leitoso e levemente ácido, semelhante ao iogurte natural ou sabor baunilha. Seus ingredientes incluem água, leite em pó desnatado e ácido lático.
NDALEM CHOBIO
NDALEM CHOBIO: a marca apresenta o Chobio, chocolate com mais de 10 bilhões de probióticos na Indonésia.
REMEDY KOMBUCHA
REMEDY KOMBUCHA: bebida australiana com extrato de grão de café verde e ginseng, produzida usando um processo tradicional de fermentação, o qual o chá doce é fermentado usando uma cultura viva para produzir uma bebida agridoce repleta de culturas vivas e ácidos orgânicos.
RUNA
RUNA: feita com ingredientes orgânicos e cafeína natural da guayusa, a bebida norte-americana promete fornecer energia limpa duradoura, sem o choque ou o nervosismo das bebidas energéticas açucaradas.
NATURE ESSENCE FEMALE LIBIDO BOOSTER
NATURE ESSENCE FEMALE LIBIDO BOOSTER: é uma mistura de ingredientes naturais cuidadosamente selecionados que contribuem diretamente para o aumento da libido feminina. Suplemento suíço, reúne extrato de sementes de feno-grego, ashwagandha, maca, damiana, açafrão, pimenta-preta e zinco.
SEX DUST MOON JUICE
SEX DUST MOON JUICE: este suplemento é uma mistura estimulante de adaptógenos e ervas, que visam diminuir o estresse para apoiar o equilíbrio hormonal saudável, libido e energia criativa. Combina Shatavari, Shilajit, Epimedium, Schisandra, Cacao, e Maca.

Portanto, a ampliação da participação da mulher na sociedade e  a transformação de sua jornada, aliadas às necessidades peculiares do universo feminino, têm convidado as indústrias de alimentos a inovarem para atender às novas demandas. 

Para isso, é fundamental estar atento e compreender as necessidades deste público gigante em seu novo momento. Territórios como beleza, mente ativa, sono, energia, imunidade, intestino e sexualidade são observados como potências a serem exploradas pelas marcas brasileiras.  

Gostou? Compartilhe este conteúdo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *