Facebook Pixel Alimentos práticos: uma alternativa para a rotina intensa

O que comer quando a rotina é intensa?

julho 24, 2023

Tempo de leitura4 minutos

Nutrientes adequados podem ajudar a encontrar o equilíbrio para uma vida saudável, especialmente quando podem ser encontrados em alimentos e bebidas que aliam saudabilidade com praticidade e conveniência

Um dos maiores desafios da modernidade nos grandes centros urbanos é manter uma vida equilibrada. Adotar uma rotina saudável proporciona mais energia e bem-estar. Além disso, os níveis de ansiedade diminuem consideravelmente, reduzindo diversos problemas físicos e psicológicos, como cansaço, indisposição e estresse.

A alimentação   pode ser uma das maiores aliadas para encontrar esse equilíbrio de forma sólida e duradoura. Dados mostram que um em cada três brasileiros faz pelo menos cinco refeições rápidas fora de casa ao longo da semana. A tendência é que o almoço ou o jantar – às vezes ambos – vire um lanche consumido enquanto se está executando outras tarefas.

A relação entre alimentação e estresse

De acordo com a pesquisa de Alimentos e Saúde de 2022 divulgada pelo Conselho Internacional de Informações sobre Alimentos, sentir-se estressado é muito comum. As pessoas estão procurando se alimentar para ajudar a lidar com o estresse, a depressão e a fadiga.

Pesquisas pelo termo “alimentos que aumentam o humor” cresceram 50% ano a ano (1,6 mil pesquisas em março de 2021 contra 2,4 mil no mesmo período de 2022), de acordo com Pi-Datametrics. Termos como “alimentos para o bom humor”, “melhor vitamina para ansiedade” e “melhores suplementos para ansiedade” estão entre os mais populares na internet.

Bebidas que anunciam benefícios para a saúde mental são mais comuns do que alimentos, provavelmente devido à associações de calma com opções como chá. Porém, um terço dos consumidores demonstrou interesse em alimentos saudáveis que oferecem benefícios de bem-estar emocional, como alívio da ansiedade.

Quando se tem uma rotina agitada, é importante investir em foco, memória e criatividade para cumprir todas as obrigações do dia a dia. Ao mesmo tempo, é preciso evitar o estresse. Essa equação é fundamental para o bem-estar geral e alguns nutrientes agem exatamente na saúde cerebral, ajudando o organismo a se manter alerta.

Os alimentos prontos como uma alternativa saudável para a rotina intensa

Existem muitos alimentos que podem contribuir com a redução do estresse, melhora do foco e concentração e alívio da ansiedade. Os alimentos prontos para consumo, “ready to eat”, acabam sendo a primeira solução quando o assunto é equilibrar a rotina.

O mercado global de alimentos prontos para consumo é projetado para registrar uma taxa de crescimento   de 4,89%, durante o período de previsão de 2022-2027.   As indústrias de alimentos prontos para consumo se tornaram uma das poucas a ter um aumento expressivo na demanda durante a pandemia do Covid. 

O crescimento é impulsionado pela busca de praticidade em termos de economia de tempo e do menor esforço para o preparo das refeições – o que é muito valorizado pelas gerações Y e Z. Com essa crescente demanda, os fabricantes estão se concentrando no desenvolvimento de produtos inovadores para capturar e conquistar grandes fatias de mercado.

Em 2020, a Freshly Inc., serviço de entrega de refeições adquirido pela Nestlé, lançou uma nova linha de produtos para consumidores “que procuram comandar sua saúde e alimentar estilos de vida ativos”.

Segmentação do mercado

O mercado de alimentos prontos para consumo é normalmente segmentado em:

  • Cereais matinais;
  • Sopas instantâneas e macarrão;
  • Refeições;
  • Lanches;
  • Produtos de panificação e confeitaria.

Vale observar que por conta da praticidade e facilidade de preparo, o segmento de refeições é o que apresenta maior previsão de crescimento.

A Marks & Spencer Food tornou-se uma das principais varejistas de alimentos no Reino Unido ao lançar uma variedade de refeições prontas com selo Halal. Os consumidores podem escolher até seis refeições prontas certificadas pela Halal Food Authority, disponíveis em 36 lojas da M&S.​

Com o crescimento do mercado, já é possível encontrar produtos que atendem às mais diversas necessidades dos consumidores. Confira alguns exemplos:

Kellogg’s (EUA)
Kellogg’s (EUA) Um relatório da Euromonitor International relatou que 44% dos millennials urbanos pulam o café da manhã por conta da quantidade de tarefas no dia a dia. Para atender essa demanda, diversas marcas buscam soluções para uma forma mais prática de fazer essa refeição, como é o caso da Kellogg’s. A empresa lançou em 2022 os “instabowls”, que são pequenos potes de cereal e leite em pó. Quando você adiciona água fria e mexe, o leite é reidratado e pronto: você tem leite instantâneo com cereais que pode ir com você para todos os lugares. Para que isso seja possível, a marca utiliza um processo proprietário para fazer com que o leite tenha uma ótima diluição.
Love beets (EUA)
Pensando em facilitar o consumo de vegetais, as beterrabas Sweet Chili Perfectly Pickled da Love Beets são descascadas, cozidas, fatiadas e estão disponíveis em uma embalagem que pode ser fechada novamente para maior conveniência. Além disso, são temperadas, tornando as beterrabas em conserva ideais para saborear como lanche, acompanhamento ou adicionar nas saladas e nos sanduíches.
Mindright (EUA)
Lançada em 2021, a Mindright nasceu com o propósito de melhorar o humor, energia e foco por meio dos adaptogênicos. Com isso, lançou seu primeiro produto o “Good Mood Superfood Snack Bar” que são barras saudáveis ​​(sem glúten, veganas, ricas em proteínas e não transgênicas) feitas com adaptógenos e nootrópicos. O Happy Brain Blend oferece uma mistura de Ashwagandha, Ginseng, MCT e Cordyceps. Quando combinados, todos esses ingredientes ativos ajudam a controlar o estresse, apoiar a função cognitiva e manter a energia e o foco. Recentemente, em 2022, a marca lançou a primeira batata nootrópica do mundo. As batatas fritas são feitas com a mistura nootrópica exclusiva da marca, que contém ginseng, juba de leão e L-teanina, além de vitaminas B6, B12 e antioxidantes que beneficiam a energia, o humor e o foco.
Btein (EUA)
Btein Bars combinou a abordagem holística do Ayurveda - um dos sistemas de cura mais antigos do mundo - com a ciência nutricional ocidental para criar um lanche energético que equilibra mente, corpo e espírito. São barrinhas sem glúten que possuem açúcares naturais de baixo índice glicêmico do néctar de coco, 20g proteína de alta qualidade e Ashwagandha, uma erva medicinal que melhora o foco, alivia o estresse e a ansiedade.
Nuccy (Reino Unido)
Nuccy é a primeira linha de manteigas de nozes adaptogênicas do Reino Unido. A marca combina pastas veganas com ingredientes orgânicos e ashwagandha, um poderoso adaptogênico que conta com diversos benefícios, como ajudar a combater a resposta física e emocional ao estresse. Essa combinação é perfeita, já que quando combinado com as nozes, os adaptogênicos podem ser mais facilmente absorvidos. As pastas estão disponíveis nos sabores Almond Coco, Peanut Coco e Hazel Coco e o recém-lançado, sabor de chocolate e avelã e Ultimate Choco Flow (edição limitada).
Machu Picchu Energy (EUA)
Com cafeína orgânica natural, extraída do café verde, a bebida energética Machu Picchu foi desenvolvida com aromas naturais, sem aditivos e conservantes, com baixa caloria, fortificada com vitaminas e minerais; um reflexo do posicionamento da marca de criar bebidas com sabor orgânico para dar energia e foco.
PURE NORTH (CANADÁ)
A bebida energética plant-based da Energy Beverages, possui alta concentração de cafeína de fontes naturais para aumentar temporariamente o estado de alerta, concentração e reduzir a fadiga. Além disso, é livre de açúcar, adoçantes, calorias, OGM e glúten.
Mushroom Cups (Croácia)
Mushroom Cups mistura cogumelos, um superalimento, com café orgânico. O resultado é uma xícara de café mais suave que o café padrão, com uma série de benefícios para melhorar o dia a dia, como aumento de energia, imunidade, foco e resistência. Para que isso aconteça, a marca utiliza cogumelos diferentes de acordo com o benefício desejado. É uma bebida prática, sendo um pó finamente moído (mesma consistência de um chocolate em pó) que se dissolve facilmente, apenas adicionando 200 ml de água quente.

Conclusões

Conciliar a praticidade e a conveniência à alimentação saudável e funcional passa a ser cada vez mais importante no dia a dia das pessoas, especialmente as que vivem nos centros urbanos maiores, abrindo oportunidades de inovação para as indústrias de alimentos e bebidas interessadas em atender a essa demanda crescente.

Gostou? Compartilhe este conteúdo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *