Facebook Pixel Alimentação nas férias escolares com saudabilidade e indulgência

Alimentação nas férias escolares: unindo saudabilidade, praticidade e indulgência

julho 14, 2023

Tempo de leitura8 minutos

Período de férias escolares gera oportunidades para diversas categorias de alimentos e bebidas atenderem à rotina alimentar das crianças 

As férias escolares começaram e entre viagens, passeios e brincadeiras que costumam fazer parte da programação, a rotina alimentar das crianças durante esse período também é um aspecto muito importante para pais e cuidadores. 

Especialistas em nutrição recomendam que, durante as férias, as crianças mantenham o máximo possível os mesmos hábitos que costumam ter ao longo do ano, sobretudo as principais refeições do dia como café, almoço e jantar.

Para manter a alimentação saudável e equilibrada, construa refeições sempre com um ou mais alimentos dos principais grupos: frutas e vegetais, cereais, proteínas e bebidas. Entretanto, sair da rotina nas férias faz parte da vida das crianças e dos adultos também, é super natural!”, comenta a nutricionista Giovana Lamano, que atua na Equilibrium Latam, consultoria de health marketing

Ela afirma ainda que esse período traz uma oportunidade para as crianças se aventurarem com os alimentos e descobrirem novos sabores e formas de preparo para tornar a alimentação um momento de diversão.

Nesse sentido, os pais e cuidadores podem participar mais da rotina alimentar das crianças, criando novas receitas na cozinha ou fazendo as refeições em locais diferentes, como um piquenique no parque, em um restaurante com espaço para os pequenos e na casa de familiares e amigos. 

Contudo, por conta da rotina alterada durante as férias, a alimentação pode ser um desafio para muitas famílias. A nutricionista Juliana Klengel, que também atua na Equilibrium Latam, diz que, com algumas dicas, é possível garantir a diversão da garotada sem abrir mão de bons hábitos alimentares. Assim como Giovana, ela reforça que é importante manter as refeições principais, além de garantir de 2 a 3 lanches intermediários para repor as energias, principalmente em passeios e viagens mais longas – ocasião de consumo que pode ser aproveitada pelas marcas de alimentos e bebidas. 

“Mesmo que seja período de férias, deve-se cuidar para evitar o excesso de doces, refrigerantes e guloseimas, ou usá-los como forma de recompensa. É importante também continuar limitando o consumo de alimentos na frente da televisão, computador e celular”, orienta Juliana.  

Demanda por saudabilidade se reflete em diversas categorias 

Com a demanda crescente por mais saúde e bem-estar, que é uma necessidade principalmente na alimentação infantil, a indústria de alimentos e bebidas vem se movimentando para manter a saudabilidade em todos os produtos, dos menos aos mais indulgentes. “Muito da saudabilidade hoje em dia é notada pela lista de ingredientes, que deve ser curta, e pela origem dos ingredientes, que devem ser mais naturais”, diz Giovana. 

Nesse sentido, há lançamentos de sucos, sorvetes, chocolates, achocolatados, cereais matinais, bolinhos e pães que adotam as tendências de clean label e ingredientes naturais para trazer mais saúde para a rotina dos pequenos. Segundo Giovana, essas são as categorias que oferecem mais oportunidades em termos de saudabilidade. Os snacks salgados e saudáveis também têm muito potencial para atender a essa demanda.

Juliana concorda e diz que existe uma grande movimentação nas linhas kids, em diversas categorias, desde reformulação de produtos, redução de açúcares, até a fortificação com vitaminas e minerais para tornar os alimentos e bebidas mais nutritivos. “A meu ver, as categorias que já dominaram mais esse território são as de pães, biscoitos, bolos e lácteos”, acrescenta. 

 
Ocasiões de consumo durante as férias escolares

As férias escolares permitem estimular a diversão por meio da alimentação, apostando em novos sabores, texturas, misturas inusitadas e alimentos do passado, que proporcionam nostalgia aos pais. Por isso, é um momento para envolver toda a família na cozinha e conectar as crianças com os alimentos. 

Ambas as nutricionistas reforçam que o período é uma oportunidade para os pequenos participarem do preparo de receitas, fazerem compras juntos com os pais e irem à feira. “Os pais podem usar a criatividade para decorar os pratos, planejar um piquenique no parque. São exemplos facilmente aplicados no dia a dia”, sugere Juliana. 

Para Giovana, produtos que facilitem o preparo das refeições também são uma boa pedida nessa época, como mistura para bolos, pães, pipoca com pouca quantidade de sal, smoothies e vitaminas. Dessa forma, as crianças podem se aventurar na cozinha e ganham autonomia. “Que tal um pão recheado que já vem pronto? Basta colocar na airfryer ou no toaster e você tem um lanche rápido, nutritivo e feito pela própria criança!”, indica. 

Congelados para o preparo das refeições em família são outros alimentos que podem ser mais explorados. De acordo com Juliana, ainda há poucas opções mirando especificamente nessa ocasião de consumo e categoria.

Outro ponto de atenção da nutricionista é em relação à comunicação feita pelas marcas. Ela acredita que as embalagens ainda oferecem pouca interação e poderiam estimular mais a brincadeira e a inclusão, além de trazerem conteúdos educacionais. 

É possível, ainda, aproveitar o mundo dos games, redes sociais e metaverso para inovar na comunicação da marca durante o período de férias escolares.

Com tanta diversão, Juliana alerta que os pais e cuidadores só não podem descuidar do consumo de líquidos. “É comum a criança se distrair brincando e não se hidratar corretamente. Então, manter a oferta de líquidos, principalmente de água, é fundamental.”

Espaço para alimentos indulgentes na rotina

As nutricionistas da Equilibrium Latam alertam que é importante manter as refeições principais repletas de vegetais, arroz, leguminosas, macarrão e fonte de proteínas para que a criança tenha nutrição, energia e saciedade no dia a dia. 

Entre essas refeições, os lanches intermediários são os momentos ideais para o preparo ou a oferta de alimentos mais indulgentes. “O ideal é sempre estimular o consumo de um alimento saudável com um alimento mais indulgente, por exemplo, frutas com chocolate, brownie com castanhas, para manter o equilíbrio da alimentação”, afirma Giovana. 

Os industrializados entram nesses momentos para facilitar a rotina dos pais e cuidadores. Além disso, são convenientes como lanches que podem ser consumidos fora de casa, no parque, na casa do colega, na rua ou em um passeio.

“Redução das porções, adaptações de dulçor, releituras de pratos e adição de ingredientes saudáveis são caminhos viáveis para incluir indulgência na alimentação, permitindo prazer e sabor, sem perder a saudabilidade de vista. Dentro de um contexto maior, com bons hábitos alimentares, os alimentos industrializados podem fazer parte da rotina, trazendo praticidade para a vida corrida”, pondera Juliana. 

Planejamento deve ir além do lançamento de produtos

Mais do que o desenvolvimento e lançamento de alimentos e bebidas, as marcas podem planejar iniciativas e ações de comunicação focando nesse período e levando em conta os produtos de seu portfólio que atendem às demandas das férias escolares, considerando todas essas possibilidades e ocasiões de consumo desse período.

Ações em parques e no ponto de venda, por exemplo, são bem-vindas, pois estimulam o passeio e a saída de casa com a criança. “As campanhas podem focar na relação entre os pais e os filhos e como fortalecer esse laço durante o período de férias em que dividem a mesma rotina, de forma que a criança se divirta e os pais ainda consigam ter praticidade”, sugere Giovana.

Juliana também cita oficinas de culinária e eventos para toda a família que podem ser promovidos pelas marcas, a fim de gerar experiências positivas conectadas ao alimento e aos hábitos saudáveis, além de proporcionarem integração social, algo tão importante para crianças e adultos em qualquer época do ano. 

Seleção de lançamentos de snacks para as férias escolares

Confira uma seleção de lançamentos de snacks voltados ao público infantil em países da Europa e Estados Unidos. Marcas podem se inspirar para as férias e todos os outros meses do ano! (Fonte: Mintel)

Nobilis Bona Optime Kids Crispies
O Nobilis Bona Optime Kids Crispies é um snack da Hungria feito com apenas três ingredientes: maçãs, morangos e sumo de limão, além de ser isento de glúten e adição de açúcar.
Nature's Promise Kids Mini Müsli Bites
Nature's Promise Kids Mini Müsli Bites é um biscoito da República Tcheca, feito sem adição de açúcar e glúten.
Let's Carrot & Pear Veggie Candy
Let's Carrot & Pear Veggie Candy é feito com frutas e vegetais purês e concentrados. É rico em fibras, contém açúcares naturais e não contém glúten (Holanda).
Bohlsener Mühle Karibix
Bohlsener Mühle Karibix são biscoitos orgânicos da Grécia, feitos com grãos de aveia integral regionais e adoçados apenas com frutas.
Wizards Kids Immunity Bar
Wizards Kids Immunity Bar: barras com vitaminas D3 e K2 e co-enzima Q10 (Reino Unido).
Kellogg's Minecraft Creeper Crunch
A edição Kellogg's Minecraft Creeper Crunch, dos Estados Unidos, apresenta quadrados verdes de cereal de Marshmallows 'Creeper Bit' que se assemelham a blocos de Minecraft. A Caixa inclui um código que desbloqueia itens de vestuário no jogo, permitindo aos jogadores personalizar seus personagens.
Connect 4 Milk Chocolate Game Pieces
Connect 4 Milk Chocolate Game Pieces é vendido na França, em embalagem de 135g, contendo 42x3g de moedas de chocolate ao leite, 1x9g de troféu de chocolate, um tabuleiro e regras do jogo.

Conclusão

Em meio às tendências globais de saudabilidade e maior cuidado com a alimentação, há inúmeras oportunidades para as marcas de alimentos e bebidas estarem mais presentes nas férias da garotada. E isso pode acontecer não apenas por meio do lançamento de produtos, mas também com ações e campanhas que ajudam a construir valor e notoriedade para os negócios.

Gostou? Compartilhe este conteúdo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *