Facebook Pixel A Evolução do Pet Food Market - Blog - Duas Rodas

A Evolução do Pet Food Market

outubro 27, 2022

Tempo de leitura6 minutos

Nos últimos anos, houve um enorme crescimento na adoção de animais de estimação, influenciando o Pet Food Market.

De acordo com levantamento do Insurance Information Institute, o percentual da população que possui um pet saltou de 56% em 1988 para 67% em 2020. 

Portanto, durante a pandemia, essa tendência não apenas se manteve, como cresceu. Em números globais, estima-se que o mercado pet crescerá de US $245 bilhões em 2021 para US $261 bilhões em 2022. 

Compondo uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 6,1%, que elevará esse número para US $350 bilhões até 2027, sendo um mercado promissor.

Sendo assim, a presença dos animais de estimação tem se tornado cada vez mais comum em diferentes lares ao redor do mundo. Pois, com a premissa de suprir a necessidade de companhia, os pets preenchem um espaço da vida de jovens solteiros, casais, famílias e idosos. 

Além disso, também são observadas mudanças na forma como os animais de estimação são tratados: uma relação cada vez mais próxima e sentimental com seus donos, sendo em muitos casos, considerados como membros da família. 

Aumento da busca por produtos pet

A princípio, como consequência deste novo comportamento, a procura por produtos de alta qualidade e acessórios aumentou, incluindo alimentos, suplementos e vitaminas. 

Então, para se ter uma ideia, nos EUA, em 2018, foram gastos US $30,3 bilhões em alimentos para animais de estimação, com um aumento aproximado de 4,3% em 2019. 

Enquanto que no Brasil, essa projeção também é observada: a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet) indicou que a nutrição animal representa 60% do total de vendas do mercado pet, com faturamento de R$ 33,1 bilhões nos primeiros três meses de 2022.

Pet food Market: em busca de uma melhor qualidade de vida animal

Pensando nisso, uma alimentação adequada é um dos principais fatores que contribuem para a saúde dos animais e a priorização do bem-estar se torna o foco deste segmento.

Logo, uma vez que os tutores procuram por mais serviços e produtos diferenciados, abrem-se novas oportunidades de negócios e a expansão deste mercado é vista como potencial investimento.   

6 elementos para manter os pets saudáveis

Portanto, como os humanos, os animais precisam dos 6 elementos para se manterem saudáveis: proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas, minerais e água. Esses nutrientes essenciais são fundamentais para:

  • Proteínas: são importantes para o crescimento celular, reparo muscular e manutenção geral do corpo. Elas são constituídas de aminoácidos, sendo alguns tipos provenientes da alimentação;
  • Lipídeos: responsáveis por manter a pele e o pêlo saudáveis; produção de alguns tipos de hormônios, absorção de vitaminas, isolamento do corpo e proteção. As mais  importantes são: o ômega-3 e o ômega-6.
  • Carboidratos: fornecem energia, ajudam a manter a saúde digestiva e afetam a reprodução. Existe um tipo de carboidrato, que é a fibra, que afeta as bactérias no intestino do animal.
  • Vitaminas e minerais: são necessários para muitas das reações químicas no corpo do animal, como, por exemplo, a constituição dos ossos. Uma curiosidade é que cães não precisam de vitamina C, pois seus corpos a produzem.
  • Água: regula grande parte das funções do organismo do animal.

Com tudo isso, há um grande espaço para opções inovadoras, em especial aquelas voltadas para alimentação, que envolvem desde a atenção na escolha dos ingredientes que fazem parte da ração, até a priorização de alimentos que atendam a requisitos específicos para cães e gatos.

Desta forma, os produtores de pet food buscam desenvolver formulações que proporcionem uma melhor qualidade de vida e maior longevidade aos animais. 

Tendência: Pet Food saudável 

Consequentemente, nos últimos anos as opções de pet food aumentaram muito, e atributos como “fresco”, “saudável”, “holístico” e “gourmet”, passam a ser observadas mais frequentemente nas embalagens. 

Então, esta tendência, muito influenciada pela nutrição humana, faz com que os tutores dos animais procurem alimentos nutritivos e de alta qualidade. 

Inclusive, são mais atraídos por formulações que satisfaçam as preferências alimentares dos seus pets. Algumas marcas já possuem algum nível de personalização na alimentação, como a Royal Canin, que desenvolveu rações para cães que levam em consideração a raça, tamanho e outras características. 

A Farmina, também atenta a esta tendência e à exigência de personalização dos donos, desenvolveu um programa nutricional focado nas características únicas de cada animal. 

Por meio do aplicativo Farmina Genius, o proprietário tem acesso a veterinários e nutricionistas para desenvolver um plano de ação dinâmico completo para seus animais de estimação, oferecendo a alimentação ideal, nas quantidades certas, e outras dicas úteis.

Sendo assim, neste aplicativo, é realizado o acompanhamento completo da saúde de um animal de estimação, além do tópico de nutrição, incluindo o acompanhamento de exames de saúde, pH urinário, ingestão hídrica etc.

Hoje, existem inúmeras opções de produtos orgânicos, crus, vegetarianos, com redução de sódio, hipocalóricos para animais obesos, com foco em vitaminas e antioxidantes, ricos em proteínas e sem alérgenos comuns. 

Além disso, a variedade de apresentações, como enlatados, desidratados, congelados, refeições frescas, em porções maiores ou individuais, tem facilitado a rotina dos diferentes perfis de tutores. E não são apenas cães e gatos que têm novas opções. Há também alimentos para pássaros e animais de menor porte, que precisam de mais diversidade no mercado de nutrição pet.

O Pet Food Market mudou

Diante de tudo isso, fica claro que o crescimento do mercado pet está relacionado a mudanças comportamentais na sociedade. 

Assim, há um aumento na demanda por produtos e serviços de maior qualidade e mais sofisticados para animais de estimação, principalmente no segmento de pet food, que é o que apresenta maior crescimento.

Com esse constante desenvolvimento da nutrição animal, estão surgindo cada vez mais ingredientes, opções de alimentos, de nutrientes e de aromas atrativos – um mercado em expansão e muito promissor. Venha se desafiar e desbravar essa promissora tendência.

Gostou? Compartilhe este conteúdo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *