Facebook Pixel Temperaturas em alta: as tendências do verão 2023 para alimentos e bebidas - Blog - Duas Rodas

Temperaturas em alta: as tendências do verão 2023 para alimentos e bebidas

dezembro 21, 2022

Tempo de leitura5 minutos

Quando se fala em tendências para alimentos e bebidas no verão, é impossível deixar o frescor dos sabores cítricos de fora. Frutas tropicais como laranja, limão, entre outros citros, costumam ser os favoritos para lançamentos da indústria alimentícia na época mais quente do ano.

Além de serem tradicionalmente mais associados ao verão, existe outro motivo para que esses sabores se mantenham em alta. Muitas dessas frutas, como a acerola, por exemplo, não só oferecem frescor como contêm propriedades que estimulam o sistema imunológico.

Esse apelo continua em alta entre os consumidores, ainda impulsionado pela pandemia, como ocorreu no verão anterior e tem influenciado novos produtos de maneira geral. Na alta temporada do Hemisfério Norte, neste ano, não foi diferente.

Produtos sazonais e o movimento da nutrição consciente

A Mintel, empresa de pesquisa de mercado global, também aponta para um movimento de nutrição consciente, que leva os consumidores a explorarem ingredientes e receitas com maior foco em saúde e bem-estar. E embora a definição de saúde permaneça altamente personalizada, o bem-estar geral engloba a saúde física e mental, portanto, é fundamental oferecer produtos sazonais equilibrados, nutritivos e saborosos, com atributos que proporcionam relaxamento e descontração, no clima da estação.

Ainda de acordo com a Base de Dados de Novos Produtos Globais da Mintel, cerca de 70% dos lançamentos durante o verão do Hemisfério Norte foram alimentos e 30% foram bebidas.

Já os sabores que mais inspiraram lançamentos foram:

●       Coco

●       Abacaxi

●       Baunilha

●       Citrinos

●       Framboesa

●       Morango

●       Manga

●       Pêssego

●       Limão

●       Limonada

●       Melancia

●       Cola

●       Piña colada

●       Laranja

Os destaques no setor de bebidas

As opções de bebidas com baixo teor alcoólico ou mesmo sem álcool cresceram em apelo entre os consumidores durante o verão do Hemisfério Norte, segundo informações da Mintel. A tendência já era observada, especialmente entre o público mais jovem, e está associada também à busca por mais bem-estar e saúde.

Kolonne Null, da Alemanha
O vinho branco sem álcool Kolonne Null, da Alemanha, é um produto vegano, descrito como frutado e bem equilibrado, feito de frutas amarelas, minerais e ácidos carbonatados.
Fiore Non-Alcoholic Aperitivo
Nos EUA, o Fiore Non-Alcoholic Aperitivo é aromatizado com rosa, laranja amarga e cravo.

Ainda no setor de bebidas, as carbonatadas ou gaseificadas inovam com sabores sofisticados, aromáticos e ousados ​​para trazer novos apelos à categoria, proporcionando uma experiência multissensorial e se adequando a diferentes ocasiões de consumo.

Além disso, as bebidas carbonatadas podem oferecer soluções naturalmente saudáveis, com claims funcionais.

Mesmo assim, o sabor ainda é a principal prioridade nessa categoria, sendo relevante para 72% dos consumidores ao escolherem o produto, segundo dados da Mintel.

Enquanto os sabores familiares de cola, laranja, limão e pêssego continuam a dominar os lançamentos de bebidas carbonatadas, também surgem novidades em sabores mistos emergentes.

A Mintel sugere ainda que, ao adicionar complexidade de sabor em bebidas carbonatadas, as marcas podem prestar mais atenção à adoção de notas alcoólicas e da medicina tradicional chinesa,  promovendo novas experiências de sabor por meio de edições sazonais e limitadas.

 

refrigerante

 

Historicamente, o sabor de cola foi uma invenção com baunilha, canela e outros aromas. Agora, as bebidas gaseificadas estão introduzindo novos sabores como Starlight e Pixel da Coca-Cola Creations, nova plataforma de inovação da empresa.

Portanto, inspirada no espaço, a bebida tem “notas que lembram a observação de estrelas ao redor de uma fogueira, bem como uma sensação de resfriamento que evoca a sensação de uma viagem fria ao espaço”, segundo a marca.

Inspirações do Japão para a sobremesa preferida da estação

O consumo de sorvete apresenta crescimento desde o início da pandemia. A sobremesa gelada passou a fazer parte de diferentes momentos de consumo e, no verão brasileiro, ele é a indulgência preferida da temporada

Aproveitando essa demanda, as marcas de sorvetes podem investir em experiências sensoriais ricas e surpreendentes, com novos sabores e visuais. No Japão, a tendência aponta para sorvetes que utilizam técnicas como múltiplas camadas, que podem fornecer sabores e texturas únicos, combinando diferentes ingredientes.

Outra tendência observada por lá nas categorias de sorvetes e iogurtes congelados é um aumento nas colaborações entre marcas, restaurantes e chefs. Essas parcerias e cocriações geram valor e instigam os consumidores a experimentarem as novidades.

Por fim, mais um ponto que abre oportunidades de inovação na categoria é a crescente demanda por uma alimentação saudável. Nesse sentido, é possível incorporar benefícios à saúde no sorvete, como ingredientes funcionais.

 

Butter e Salted Chinsuko Cookies
A Akagi lança continuamente sabores experimentais de sorvete, como French Toast, Butter e Salted Chinsuko Cookies.
Häagen-Dazs Creamy Gelato Hazelnut
Häagen-Dazs Creamy Gelato Hazelnut tem uma estrutura de copo duplo, onde dois sabores são meio cheios separadamente em um copo. Além de comê-lo como está, também é recomendável misturar bem os dois sabores na xícara para aproveitar a mudança de sabor e a textura que derrete na boca.
Mont Blanc, da Häagen-Dazs
Mini copo de sorvete com castanha japonesa Mont Blanc, da Häagen-Dazs, é coberto com molho de castanha japonês, sorvete de leite e sorvete de creme com biscoitos Graham.
Meiji Essel Super Cup Sweet's White Peach Tart
O sorvete Meiji Essel Super Cup Sweet's White Peach Tart é coberto com sorvete de creme de queijo, migalhas de biscoito e sorvete de baunilha, coberto com molho de pêssego branco.

Inspirações não faltam para a temporada mais descontraída do ano. Nos lançamentos para o verão de 2023 em países do Hemisfério Norte, as indústrias de alimentos e bebidas apostaram na conexão entre os diferentes movimentos que estão em alta, para surpreender as pessoas com produtos que proporcionem novas experiências de consumo através de combinações de texturas, sabores e formatos, contemplando indulgência aliada à saudabilidade e bem-estar. 

Qual será a aposta da sua empresa em novidades para o verão de 2023? Conte para nós!

Gostou? Compartilhe este conteúdo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *