Facebook Pixel Alimentos e bebidas com ingredientes regionais são destaque na Anuga Select Brazil

Alimentos e bebidas com ingredientes regionais são destaque na Anuga Select Brazil

abril 19, 2024

Tempo de leitura9 minutos

A Duas Rodas esteve presente em uma das maiores feiras das Américas do setor alimentício. Confira uma seleção de alimentos e bebidas apresentados no evento

Saúde, bem-estar e indulgência são os atributos que mais se destacam nas novidades apresentadas na Anuga Select Brazil 2024, realizada entre os dias 9 e 11 de abril, em São Paulo. A feira reuniu 500 marcas expositoras, entre empresas nacionais e internacionais, além de ter contado com a presença de mais de 15 mil visitantes, um recorde de público, de acordo com o organizador.

É interessante observar que as grandes tendências globais em alimentação que aparecem nos produtos se somaram a outro movimento: a valorização da diversidade e riqueza dos ingredientes de diferentes regiões do Brasil, como frutas típicas da Amazônia e da Mata Atlântica.

Esses ingredientes estão presentes seja em alimentos e bebidas com propostas mais indulgentes, como chocolates, seja em opções voltadas para a promoção da saúde ou snacks.

A preocupação com a sustentabilidade também é observada na comunicação e propósito de muitas marcas, o que demonstra alinhamento com as principais demandas dos consumidores e o compromisso crescente da indústria de alimentos e bebidas com a inovação e a qualidade.

A Duas Rodas conferiu de perto todas essas novidades com Maikon Bernstein, Consultor de Inovação, além dos Analistas de Inteligência de Mercado, Naiara Baier e Ricardo Reckziegel, que selecionaram alguns destaques em inovação da Anuga Selecta Brasil. Confira!

Alimentos e bebidas à base de palmito

“Ouro branco”:  é assim que a Palmitolândia se refere à sua principal matéria-prima, o palmito. A empresa foi criada com a missão de aproveitar 100% desse alimento, atuando de maneira inovadora e sustentável, para manter a floresta em pé.

Nesta edição da feira, a Palmitolândia lançou patês de palmito nos sabores manjericão e pimenta biquinho, com utilização de matérias-primas 100% brasileiras.

Outro destaque da empresa foram as cervejas de palmito, produzidas a partir da fermentação das espécies pupunha e juçara, com graduação alcoólica de 4,8%. 

A bebida é vendida em embalagem de 473 ml, com identidade visual que utiliza elementos tropicais.

Os ingredientes da cerveja de pupunha são água, malte, lúpulo, doce de palmito e levedura. Já na cerveja de juçara, o que se difere é o uso da polpa do palmito.

Cervejas artesanais homenageiam a capital paulista

A empresa X Craft Beer levou à Anuga as cervejas que são o carro-chefe da marca: Colônia Helles, Guara-IPA e Sour Cambuci.

De estilo Helles, da escola alemã, a Colônia Helles é feita com base de malte puro e tem um caráter suave e floral. O sabor, que começa doce e maltado, traz notas de biscoito e toque de mel, terminando com um leve amargor.

Já a Guara-IPA faz referência à Represa Guarapiranga, ressaltando a importância do local para a cidade de São Paulo. É uma cerveja American IPA, de amargor médio-alto, com notas herbais e resinosas.

Por fim, a Sour Cambuci é uma bebida de estilo Catharina Sour, mais leve e ácida, que se destaca por ter em sua composição o cambuci, fruto típico da Mata Atlântica, colhido no Polo de Ecoturismo de São Paulo, local no extremo sul da cidade que busca fortalecer os pequenos produtores rurais da região. 

É uma bebida de aroma e sabor cítrico, feita com malte, malte de trigo, aveia, lúpulo e extrato de cambuci.

Bananinha com cambuci 

O cambuci também apareceu em outros alimentos e bebidas da feira.  Essa fruta se destaca por suas propriedades únicas e sabor característico, que valorizam a saúde e a culinária. 

Conhecido como o “limão da Mata Atlântica”, tem propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e é rico em vitamina C. Versátil, pode ser utilizado em molhos, doces, sucos, geleias, sorvetes e licores, proporcionando um sabor ácido e azedo. 

Para equilibrar esse sabor marcante, a Natuê Brazil adicionou cambuci ao doce de banana, criando a Bananinha com Cambuci. 

Sem adição de açúcar, esse alimento funcional utiliza a biodiversidade brasileira de forma consciente, já que a empresa também tem como propósito a sustentabilidade e a valorização da agricultura familiar. 

Chocolate Bean to Bar com cambuci

Para criar um chocolate Bean to Bar exclusivo, a Natuê uniu mais uma vez o cambuci ao melhor do cacau produzido na Bahia, nesse formato que promete ser o futuro do chocolate. 

A receita também leva castanha de caju e nibs de chocolate, adicionando textura crocante às barras. Na sua composição, há adição de açúcar demerara ou xilitol. 

Banana Passa

Ainda com foco na banana e contemplando a produção da agricultura familiar do Vale do Ribeira, em São Paulo, a Natuê apresentou a Banana Passa.

O rótulo destaca que esse alimento é rico em vitaminas (A e C) e minerais (fósforo, cálcio e magnésio) e sem adição de açúcar. 

Gin com pepino

A empresa argentina Heredero apresentou as duas principais bebidas da marca: a Gin Tônica de Pepino e Gin Tônica tradicional.

Uma imersão no mundo do café 

No universo das bebidas, é claro que café não poderia ficar de fora! Para agregar valor à bebida mais consumida do Brasil, a empresa Laranjeiras ressignificou a forma de consumo dos cafés em suas embalagens e a comunicação sobre a forma de preparo. 

São quatro opções do produto: uma para fazer receitas e harmonizar com doces; outra que pode ser misturada ao leite; café cor de caramelo para beber puro; e uma opção para fazer drinks. 

A comunicação na embalagem também é um destaque do produto, pois traz conceitos de fácil compreensão sobre a intensidade do café e seus atributos.

Chocolate Amazônico

Tradição, história, cultura dos povos da floresta e integridade socioambiental. São elementos que se misturam na receita que o chocolatier César De Mendes criou para produzir um chocolate do território Amazônico, feito a partir do cacau nativo da região. 

A marca De Mendes conta com diversas linhas de produtos, desde barras de chocolate, barras de cupulate, caixa de sabores e saberes da Amazônia e ovos de Páscoa. Entre elas, chama a atenção a linha Povos da Floresta, com destaque para o Chocolate Yanomami-Ye’Kwana 69% cacau, lançado na feira.

O cacau desta barra é colhido ao longo das margens dos rios Uraricoera e Toototobi, nos estados de Roraima e Amazonas, fronteira com a Venezuela. 

Essa variedade de cacau, ainda não identificada, é pré-processada pelos povos indígenas Yanomami e Ye’kwana. 

Trata-se de um chocolate muito saboroso, com dulçor delicado e prolongado da amêndoa, que lembra banana in natura e sabor de chocolate.

Açaí da Amazônia em diferentes formatos

A Petruz, empresa do Pará, processa quase 190 toneladas de frutas frescas por dia e tem no verdadeiro açaí da Amazônia seu grande símbolo. Sua linha de produtos é composta por bebida, sorbet e o açaí orgânico:

A3
Bebida mista adoçada, com o objetivo de fornecer energia para a prática de atividades físicas. No site da empresa, o produto é posicionado como um sucesso na Europa, América do Norte, Ásia e Oceania.
Organic Life
Linha de açaí 100% orgânico, com todos os benefícios nutricionais e sabor único, preservado em duas versões.
Yummy Mix
O Açaí Bowl sorbet é um produto pronto para comer, com nova fórmula com mais cremosidade e sabor. É feito com ingredientes naturais da região Amazônica, sem acréscimo de aditivos químicos, conservantes ou corantes.

Guloseimas interativas

A AMOS proporciona a experiência interativa de um snack com blocos de goma. 

Isso porque as gomas foram desenvolvidas para empilhar, construir e criar saborosas estruturas. A empresa também aposta em outras experiências de consumo inovadoras, como os pirulitos de áudio.

Sorvete artesanal sem aditivos

A gelateria Da Pá Virada, com lojas em São Paulo e no litoral paulista, já criou 200 receitas de gelatos e sorvetes em seus 12 anos de história. Os sabores são organizados em três linhas, todas sem aditivos, feitas artesanalmente e com rigoroso controle de qualidade, segundo a marca.

Na feira, foram expostos sabores da linha Premium (à base de leite), como chocolate belga, baunilha, pistache e doce de leite com brownie; e linha Creme (à base de leite), como abóbora com coco, requeijão com goiabada, iogurte com damasco e banana caramelizada.

Brownies fitness

A TapiBrownie é uma empresa sediada em Indaiatuba, São Paulo, que está revolucionando o mercado de doces com sua linha de brownies fitness. Durante sua participação na Anuga, apresentou produtos sem adição de açúcar, mas com delicioso toque indulgente. 

Todos os brownies são livres de glúten, feitos com uma massa à base de tapioca. A empresa oferece opções de brownies com Whey Protein ou ricos em açúcar e gordura saturada para os amantes do chocolate tradicional.

Doces de umbu

O Graveteiro é uma cooperativa que levou à Anuga um produto brasileiríssimo: o umbu em cubinhos, um fruto agridoce por mesclar sabores cítrico e adocicado. 

Além disso, a empresa apresentou outros produtos feitos a partir desse fruto, como geleia e o doce de umbu.

Plataforma do Brasil à Mesa conecta produtores e consumidores

O projeto do Brasil à Mesa é uma iniciativa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) que visa fortalecer e promover os produtores locais.

 Uma das ferramentas-chave desse projeto é a plataforma online Projeto Raízes, na qual os produtores têm a oportunidade de cadastrar seus produtos e alcançar uma ampla audiência, conectando-se diretamente com consumidores. 

O cadastro dos produtos facilita a divulgação e a comercialização de alimentos e produtos como artesanato, contribuindo para o crescimento dos negócios dos produtores. Essa conexão direta entre produtores e consumidores também fortalece a economia local, promove a sustentabilidade e valoriza a identidade cultural de cada região. 

Conclusão

A Anuga 2024 confirmou um movimento interessante das marcas de alimentos e bebidas no Brasil, que estão aliando as principais tendências globais de saúde, bem-estar e indulgência às especialidades da rica biodiversidade brasileira para apresentar novidades aos consumidores.

A sua marca está atenta a essas oportunidades de negócios e já lançou produtos inovadores com esses atributos? Compartilhe seu case conosco.

Gostou? Compartilhe este conteúdo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *