Saudabilidade: inovações da Duas Rodas auxiliam indústria alimentícia a atender desejos do consumidor

Notícias

27 de junho de 2018

Saudabilidade: inovações da Duas Rodas auxiliam indústria alimentícia a atender desejos do consumidor

Artigo publicado na Revista Mais Leite Edição 76

Aromas e ingredientes da multinacional brasileira permitem que empresas do setor lácteo forneçam alimentos saudáveis e saborosos ao consumidor final.

A busca dos consumidores por saúde e bem-estar é cada vez maior no Brasil. Uma tendência crescente no mundo todo, com reflexo direto na alimentação das pessoas. Além do ritmo de vida estressante, uma das principais alavancas deste movimento está na preocupação com o avanço de doenças como obesidade e hipertensão. No Brasil, 22% da população sofre com a obesidade, segundo a Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso). Dos brasileiros que têm problemas de hipertensão, 91,1% receberam recomendações médicas para reduzir a ingestão de sal e 88,4% para a manutenção de uma alimentação saudável, segundo Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) divulgada em 2015.

Pesquisa divulgada pelo Instituto Nielsen em 2017 revela que 57% dos brasileiros estão buscando perder peso e 78% desses estão mudando hábitos alimentares para cumprir com esse objetivo.

Os alertas lançados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) têm pressionado governos a tomarem medidas para resolver este desafio global. No Brasil, acordo firmado desde 2011 entre governo federal e a Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (Abia) estabeleceu como objetivo retirar 28,5 mil toneladas de sódio dos produtos industrializados até 2022.

No ano passado, Ministério da Saúde e Abia também começaram a discutir uma proposta para redução voluntária do açúcar de refrigerantes, néctares e refrescos em quatro anos. No último dia 22 de maio, o Governo brasileiro anunciou que exigirá maior transparência sobre a quantidade de açúcar contido em cada produto.

O brasileiro é bastante indulgente e, mesmo expondo explicitamente sua vontade de se alimentar com melhor qualidade, tem dificuldades de abrir mão de produtos gostosos para esse objetivo. Com isso, sem dúvidas, o maior desafio dos fabricantes de alimentos e bebidas torna-se a adequação de seus portfólios de produtos trazendo maior saudabilidade, mantendo as características sensoriais de seus produtos atuais. As empresas que conquistarem esse feito estarão em vantagem competitiva.

Parceira das indústrias de alimentação para atender as necessidades e desejos dos consumidores, a Duas Rodas reúne sua expertise de 92 anos à tecnologia inovadora para fornecer soluções em redução de açúcar, de sódio, de gorduras e de moduladores de sabor para o mercado de saúde e bem-estar.

 

Soluções para o setor lácteo

Um dos mais recentes ingredientes do portfólio Taste Full Technologies foi premiado na categoria Ingrediente Alimentício mais Inovador da Fi Innovation Awards 2017 com a 3ª colocação na principal premiação nacional da indústria de alimentos. O T-Sweet é uma tecnologia de aroma 100% natural que promove a redução de 25% a 33% de açúcar em produtos da indústria, como iogurtes, bebidas lácteas UHT, fermentadas e achocolatados, e sorvetes, dentre outros.

“Sem edulcorantes, este ingrediente entrega a plenitude do sabor sem deixar residuais e proporciona ainda o apelo clean label ao produto final, diferenciais extremamente valorizados pela indústria e pelos consumidores”, explica Marco Paulo Pereira Henriques, gerente de Marketing da Duas Rodas, empresa líder nacional na fabricação de aromas e ingredientes para a indústria de alimentos e bebidas.

O portfólio da Duas Rodas é reforçado por diversidade em opções de aromas naturais, bioaromas e linhas de extratos e desidratados, que permitem transformar novas exigências e tendências de mercado em produtos de sucesso. Além disso, conta com preparados para gelados comestíveis, para bebida láctea e composto lácteo em pó, e o T-Sweet MOD, que permite arredondar o sabor de produtos com edulcorantes, eliminando residuais desagradáveis.

Segundo o executivo, uma equipe com cerca de 200 especialistas em pesquisa, desenvolvimento e tecnologias, que atuam no Innovation Center e nos seis centros de P&D das unidades da multinacional brasileira (Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, Argentina, Chile, Colômbia e México), está em constante busca por novos ingredientes e sabores.

“Sabemos que o sabor é o 1º fator de recompra de um produto. E na elaboração de produtos lácteos, a aromatização é fundamental para obtenção de um produto de alta qualidade. Para isso, temos um portfólio diversificado de aromas com sabores tradicionais, como morango e baunilha, até os mais indulgentes e inovadores, que visam surpreender os consumidores”, conta o executivo.

Vale mencionar ainda que a Duas Rodas é a companhia responsável pelas marcas Selecta e Specialitá, reconhecida pela liderança brasileira na produção de matérias-primas para sorvetes. No portfólio da marca estão soluções como as da linha Selecta Equilibrium, que possui formulações especiais com as quais as fabricantes de sorvetes podem produzir gelatos, sorbets e picolés sem açúcar e gordura e, portanto, mais saudáveis, além de opções veganas e Zero Lactose.

Fonte

Compartilhe: