Rotulagem Nutricional de Alimentos: novas regras estão por vir

Notícias

14 de novembro de 2018

Rotulagem Nutricional de Alimentos: novas regras estão por vir

Um novo sistema de rotulagem nutricional de produtos alimentícios está em debate desde 2017 no Brasil e deverá ser definido nos próximos meses. Há cerca de um ano, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deu largada ao processo que inclui, entre as medidas analisadas, a mudança do formato do rótulo frontal dos produtos.

Segundo a Anvisa, a medida visa “facilitar a compreensão das principais propriedades nutricionais e reduzir as situações que geram engano quanto à composição dos produtos”. O órgão também defende a criação de alertas para informar sobre o alto conteúdo de nutrientes críticos à saúde.

As indústrias alimentícias manifestaram, desde o início do debate, interesse em contribuir nas discussões sobre rotulagem nutricional e defenderam sua responsabilidade no processo regulatório. Em nota divulgada em maio deste ano, João Dornellas, presidente executivo da Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (ABIA), Alexandre Jobim, presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e Bebidas Não-alcoólicas (ABIR) e Pablo Cesário, gerente executivo de relações com o poder executivo da Confederação Nacional da Indústria (CNI), afirmaram:

“O avanço da obesidade e das doenças crônicas não transmissíveis, que têm causas multifatoriais, exige iniciativas urgentes de educação alimentar e nutricional, bem como de estímulo à atividade física. Nesse contexto, a rotulagem figura como uma ferramenta de informação bastante relevante”.

Compartilhe: