Aditivos, ingredientes, corantes e condimentos

Notícias

17 de agosto de 2018

Aditivos, ingredientes, corantes e condimentos

Reportagem da Revista Frigonews aborda as novidades no mercado de cárneos, estimuladas pela exigência e busca dos consumidores por qualidade, saudabilidade e praticidade. Um dos movimentos que está crescendo é o de ingredientes e soluções naturais que oferecem ganhos na vida útil do produto e na conservação de atributos sensoriais.

O Gerente de Marketing da Duas Rodas, Marco Paulo Pereira Henriques, falou sobre as iniciativas da multinacional brasileira, líder nacional na fabricação de aromas e de ingredientes para as indústrias de alimentos, voltadas a este mercado. Confira, a seguir, a participação do executivo na reportagem:

“Com 9 décadas de atuação no mercado global e profundo conhecimento dos desejos do consumidor, a Duas Rodas conta com amplo portfólio de soluções voltadas à aplicação na indústria de cárneos, um dos segmentos mais fortes do setor alimentício. Oferecemos linhas de condimentos, molhos em pó, conservantes, antioxidantes, estabilizantes, agentes de textura, realçadores de cor e sabor e corantes naturais”, afirma Marco Paulo Pereira Henriques, Gerente de Marketing da Duas Rodas.

Ele argumenta que as soluções de sua empresa contribuem para que as marcas entreguem ao consumidor produtos diferenciados em termos de sabor, textura, conservação, entre outros atributos. A linha de condimentos e molhos em pó, desenvolvida de acordo com as preferências do paladar dos brasileiros, é inspirada em receitas caseiras e também em receitas gourmet, além de fazer releituras de sabores, trazendo novas oportunidades de negócios à indústria de cárneos.

“Fornecemos diversidade de soluções em conservantes, que preservam o alimento e melhoram o sabor, além de desenvolver cor e contribuir no processo de cura; em antioxidantes, que agem retardando a oxidação lipídica e aumentando a vida útil dos produtos; em estabilizantes, que aumentam a capacidade de retenção de água da carne, reduzindo as quebras no cozimento e garantindo uma maior estabilidade; e em agentes de textura, que contribuem para a retenção de água, gelificação e emulsificação de gorduras, melhorando a fatiabilidade. Outro destaque em nosso portfólio são os realçadores de sabor e cor, que intensificam as notas aromáticas dos condimentos, encobrindo sabores indesejáveis, além dos corantes naturais, que intensificam e padronizam a coloração dos produtos cárneos”, enfatiza.

Marco Paulo esclarece que a inovação é uma das apostas estratégicas da Duas Rodas para atuação no mercado global em constante evolução e que diferentes frentes de investimentos são direcionadas a pesquisa e desenvolvimento, infraestrutura, equipamentos e capital intelectual para inovar produtos, processos e tecnologias.

“Contamos com cerca de 200 especialistas em sabor que trabalham em pesquisa e desenvolvimento de soluções no Innovation Center e nos sete centros de pesquisa, desenvolvimento e controle de qualidade em nossa Matriz (Jaraguá do Sul), nas unidades de São Paulo, Sergipe, Argentina, Chile, Colômbia e México”, relata.

Alinhada à crescente necessidade de posicionamento clean label para alimentos e bebidas, a Duas Rodas conta com soluções compostas por extratos botânicos para a indústria de carnes, que asseguram importantes ganhos na extensão do shelf life e conservação de atributos sensoriais de forma natural, substituindo os tradicionais aditivos sintéticos.

A linha de Antioxidantes Naturais oferece soluções à base da acerola e outros extratos, que conferem o apelo clean label e alta performance aos produtos.

Para atender o mercado em ascensão de saúde e bem-estar, nosso portfólio conta com diferentes soluções para redução do sódio em produtos cárneos. Entre elas, o Performix, um mix de aditivos para produtos cárneos, que contribui com a redução de sódio, conservação e qualidade dos produtos cárneos.

“Outra solução é o NaLess Meat, produto que mantém o sabor nos alimentos, mas oferece uma redução de até 50% do teor de sódio dependendo da aplicação. Ele pode ser utilizado em substituição ao sal tradicional ou em concentrações menores e combinadas a este na formulação”, conclui.

Clique para conferir a reportagem completa.

Compartilhe: