Duas Rodas Taste Full Technologies traz soluções para saudabilidade na alimentação

Notícias

30 de outubro de 2017

Duas Rodas Taste Full Technologies traz soluções para saudabilidade na alimentação



Líder brasileira na fabricação de aromas e ingredientes para a indústria de alimentos e bebidas, multinacional lança portfólio especializado em produtos que promovem redução de açúcar, de sódio, de gorduras e de moduladores de sabor e atendem ao mercado de saúde e bem-estar

São Paulo, outubro de 2017 – A busca por saúde e bem-estar é uma realidade cada vez mais crescente entre as pessoas do mundo todo, comportamento que reflete diretamente na alimentação. Os consumidores estão ávidos por produtos mais saudáveis e, ao mesmo tempo, não abrem mão do sabor e da indulgência. Parceira das indústrias de alimentos e bebidas para atender as necessidades e desejos dos consumidores, a Duas Rodas desenvolveu o portfólio Taste Full Technologies, que fornece soluções em redução de açúcar, de sódio, de gorduras e de moduladores de sabor para o mercado de saúde e bem-estar. O lançamento acontece durante a WellFood Ingredients – Summit Internacional de Ingredientes Funcionais, Nutracêuticos e Suplementos Alimentares, que será realizada nos dias 30 e 31 de outubro, no Centro de Eventos Pro Magno, em São Paulo (SP).

A multinacional brasileira com 92 anos de atuação no mercado global uniu seu profundo conhecimento sobre os desejos dos consumidores, suas especialidades na pesquisa e criação de soluções para a indústria alimentícia e sua tecnologia para desenvolver opções cada vez mais saudáveis de alimentos e bebidas, que garantam experiências sensoriais completas, considerando toda a indulgência de um produto de formulação padrão.

“Estas soluções reforçam o nosso compromisso em contribuir com as indústrias na promoção de uma alimentação cada vez mais responsável sem deixar de despertar as melhores sensações com os melhores sabores”, afirma o gerente de Marketing da Duas Rodas, Marco Paulo Pereira Henriques.

Soluções em redução de açúcar

A conscientização dos consumidores pela alimentação saudável e os alertas da Organização Mundial da Saúde (OMS), preocupada com o avanço da obesidade, hipertensão e diabetes, estão forçando as indústrias de todo mundo a buscar soluções para reduzir o açúcar em alimentos e bebidas. Governos de alguns países, como o México, já adotaram medidas para atender a esta demanda. No Brasil, as indústrias de bebidas apresentaram recentemente ao Ministério da Saúde uma proposta para redução voluntária do açúcar de refrigerantes, néctares e refrescos em um prazo de quatro anos.

A Duas Rodas, por meio de seus especialistas, estudou minuciosamente a interação das moléculas de açúcar no produto final e também no paladar, criando linhas diferenciadas de redução que não apenas conferem dulçor, mas garantem toda a sensorialidade ao produto final.

Uma das soluções do portfólio Taste Full Technologie, o T-Sweet é 100% natural, isento de edulcorantes e residuais desagradáveis, com alto grau de aceitabilidade, e uma tecnologia de aroma exclusiva que reduz açúcar em formulações de alimentos e bebidas. Suas propriedades interagem sinergicamente com as formulações de iogurtes e néctares, reduzindo o açúcar em até 25% e 33% respectivamente, sendo estas suas principais aplicações.

“O T-Sweet vai além das demandas por produtos mais naturais e saudáveis, agregando valor através do apelo clean label (rótulo limpo). A sua performance foi avaliada e aprovada em testes com o consumidor”, acrescenta Henriques.

O T-Sweet foi reconhecido com a premiação de 3º ingrediente alimentício mais inovador da principal feira do setor neste ano, a Food Ingredientes South America Innovation Awards 2017.

Outra solução que permite a redução de açúcar em bebidas mistas e refrigerantes é a linha S-FIT 30% e 50%, que atende ao apelo de saudabilidade aliada à qualidade de sabor, além de proporcionar menor custo por aplicação. A S-FIT permite a redução de 30% ou 50% de açúcar em bebidas, dependendo da aplicação.

Soluções em redução de sódio

O consumo excessivo de sódio está associado à obesidade e à hipertensão, doenças crônicas que avançam no mundo todo e também preocupam a Organização Mundial da Saúde e movimentam a indústria de alimentos brasileira, que tem cumprido resolução da Anvisa e reduzido gradativamente a quantidade deste ingrediente nos produtos processados.

Reafirmando o compromisso com a indústria alimentícia e sua responsabilidade com o consumidor, a Duas Rodas estudou várias fontes de matérias-primas que oferecem ativos de palatabilidade do sal e criou a linha NaLess. Cada item desenvolvido combina ingredientes que suprem a demanda do sal tradicional e oportuniza a redução do sódio no alimento processado, podendo ser a substituição total ou parcial do sal.

A linha conta com soluções desenvolvidas para diferentes aplicações, como as versões 100% natural, para os produtos cárneos e o iodado, que podem ser aplicadas em biscoitos, pães, salgadinhos, sopas, molhos, caldos, temperos, margarinas, maionese, carnes, embutidos, substitutos de sal de mesa e em outras aplicações salgadas.

Redutores/Substitutos de gorduras

A Duas Rodas estuda continuamente alternativas às gorduras consideradas nocivas ao organismo e fornece à indústria alimentícia soluções saudáveis que reduzem e/ou substituem estes ingredientes, assegurando todos os atributos funcionais e sensoriais positivos ao produto final.

As soluções são desenvolvidas em projetos de cocriação, em estreita parceria com os clientes.

Moduladores de sabor

Formulações saudáveis que oportunizem, ao mesmo tempo, o prazer do consumo está entre os desafios da indústria alimentícia para atender ao consumidor na era da saudabilidade. Por meio do estudo aprofundado de seus especialistas de sabor, a Duas Rodas desenvolveu produtos que ajustam os residuais desagradáveis de alguns ingredientes e arredondam suas notas de forma harmoniosa com a indulgência, ponto necessário para conquistar o consumidor final.

O portfólio reúne diferentes opções de moduladores. O IMA é uma tecnologia indicada para aplicações em produtos como biscoitos integrais doces e salgados, barras de cereal, bolos integrais, bebidas à base de cereais entre outros.

O T-SWEET MOD é aliado da indústria alimentícia de produtos à base de edulcorantes, que frequentemente enfrentam a resistência do consumidor em relação aos residuais deixados pelos ingredientes. O produto traz uma tecnologia de aroma exclusiva da Duas Rodas, 100% natural, que arredonda o sabor de produtos com edulcorantes, eliminando residuais desagradáveis, garantindo, assim, a continuidade do consumo com apelo natural e o sucesso do produto final. “Com estas tecnologias, é possível oferecer alimentos saudáveis com a sensorialidade de um produto de formulação padrão, atendendo ao principal quesito de recompra: o sabor”, afirma Henriques.

Sobre a Duas Rodas

Presente em mais de 30 países, a Duas Rodas atua há mais de 91 anos na fabricação de ingredientes para as indústrias de alimentos e de bebidas no Brasil e no mundo. Com mais de 10 mil clientes, a empresa possui um portfólio com cerca de 3 mil itens divididos em três grandes mercados: o de Flavors, com aromas, extratos naturais, desidratados, condimentos e aditivos e soluções integradas; o de Food Service, com produtos de sorvetes, chocolates, confeitaria e panificação, com as marcas Selecta e Mix; e o de Animal Nutrition, com ingredientes de nutrição animal da marca Statera. Líder brasileira na fabricação de aromas e produtos para a indústria de alimentos e de bebidas, a Duas Rodas foi fundada por imigrantes alemães em Santa Catarina, onde funciona ainda hoje sua sede principal. A companhia conta atualmente com outras duas fábricas no Brasil (Sergipe e São Paulo), quatro na América Latina (Argentina, Chile, Colômbia e México), além de sete centros de pesquisa e desenvolvimento e um Innovation Center. Sustentabilidade é uma das estratégias de atuação da empresa, que conta com certificações internacionais como a FSSC 22000, SMETA, ISO 9001, ISO 14001, Orgânica, Kosher e Halal.

Compartilhe: