Tempo de leitura: 1 minuto

Encontrada na Amazônia, as ricas composições nutricionais e funcionais têm sido comprovadas em estudos científicos, ampliando o interesse pela aplicação da superfruta em alimentos e bebidas  


Superfruta encontrada em abundância na Amazônia, o Açaí começou a ganhar espaço maior na alimentação das pessoas a partir da década de 90. De lá para cá, só tem crescido o interesse por ela. 

E não é de estranhar. Afinal, é altamente nutritivo, rico em ácidos graxos (ômegas 6 e 9), fibras, vitaminas e minerais, o que lhe dá, juntamente com sua composição fitoquímica rica em antocianinas e compostos fenólicos, o status de alimento funcional ou superalimento. Isso sem falar do elevado valor energético por conter alto teor de lipídios e na sua interessante composição fitoquímica, que tem ganhado visibilidade na comunidade científica, principalmente por sua atividade antioxidante.

Os movimentos cada vez maiores dos consumidores em busca de alimentos e bebidas com apelos de saudabilidade, naturalidade e funcionalidade refletem diretamente na oferta de produtos nas prateleiras dos supermercados com estes atributos. E é justamente por isto que o Açaí está presente hoje em diversas categorias de produtos, como bebidas energéticas, refrigerantes, chás, barras de cereais, biscoitos e a própria polpa como sobremesa gelada, entre outras. 

Confira abaixo alguns exemplos de produtos monitorados pelo GNPD da Mintel, lançados recentemente contendo Açaí em sua formulação:

Bebida Orgânica Pure Energy Zero
A brasileira NewAge Indústria de Bebidas apresentou ao mercado neste ano a bebida orgânica Pure Energy Zero, pronta para o consumo com Açaí, Guaraná, Erva Mate e Catuaba. O produto vegetariano pronto para beber contém aromatizante e estévia 100% natural, é enriquecido com vitamina C e cafeína. (Brasil)
Chá com probiótico, açaí e abacaxi
O Chá Verde com Probiótico, Açaí e Abacaxi foi relançado pela Dogadan com uma nova fórmula contendo probiótico Ganeden BC30, açaí e abacaxi. (Turquia)
Sobremesa vegana em gel
A Prozis lançou a sobremesa vegana Anti-Ox Veggie Gelly sabor mirtilo, que é feita com ingredientes como concentrado de cenoura preta, suco de mirtilo em pó, extrato de goji, , concentrado de cártamo, concentrado de limão e extrato de Açaí. (Alemanha)
Energético para exercícios
O Adrenaline Shoc Smart Energy é descrito como uma bebida energética moderna para exercícios físicos, desenvolvida para um estilo de vida ativo e um impulso sem culpa necessário para ajudar a maximizar o dia. Com sabor de Açaí, inclui cafeína natural, minerais do oceano e aminoácidos essenciais para aumentar o desempenho. Zero açúcar e zero calorias, segundo o fabricante (EUA).
Iogurte vegano
A Danone lançou recentemente o iogurte Activia, com leite de amêndoa e mirtilo, sem leite, com probióticos e sabor de açaí. (EUA)
Biscoitos com recheio de romã e açaí
A fabricante Matilde Vicenzi Fruttizie lançou os biscoitos shortbread com recheio de romã e açaí. (Croácia)
Colágeno hidrolisado com sabor de frutas vermelhas
A Sanavita lançou o colágeno hidrolisado com sabor de frutas vermelhas, possui em sua formulação açaí, hibisco, morango, mirtilo e beterrada. Sem glúten, a bebida é enriquecida com vitaminas e zinco, contém Verisol e aromas naturais. (Brasil)
Chocolate Amargo com Goji e Açaí
O chocolate amargo vegano em barras Humble Vegan vem com Goji Berries e Açaí. (Australia)
Barra de cereais
A barra de cereais SuaviPan LevSlim é composta por banana, açaí, quinoa, amaranto e aveia revestida em chocolate. O produto é isento de adição de açúcar, glúten e lactose. (Brasil)

Acesse o artigo técnico completo sobre os potenciais e benefícios da superfruta amazônica Açaí.



Compartilhe o conteúdo
Queremos te ouvir! Comente!