Tempo de leitura: 1

O consumidor do terceiro milênio está cada vez mais atento aos alimentos e bebidas que consome no seu dia a dia.

Artigo - Tecnologia e Saudabilidade | Duas Rodas

O preocupante avanço de doenças como obesidade, hipertensão e diabetes, por exemplo, o diagnóstico mais preciso de intolerâncias alimentares (lactose, glúten, etc.) e o acesso fácil às informações têm estimulado uma verdadeira transformação nos estilos de vida. A busca por saudabilidade e bem-estar é crescente lá fora e também no Brasil.

Este novo comportamento tem pressionado as indústrias a desenvolverem soluções para atualizarem o portfólio de produtos e atenderem este novo perfil de consumo. Retirada ou redução de determinados ingredientes (como sódio, açúcar e gorduras) e a reformulação de produtos estão entre as alternativas adotadas.

O cenário é desafiador para a indústria no sentido de encontrar soluções tecnológicas que cumpram as mesmas funções dos ingredientes reduzidos ou substituídos nas formulações, mantendo atributos como corpo, cor e sabor, entre outros.

A redução ou substituição do açúcar, considerado o vilão da vez, sem prejudicar a estrutura, conservação e, principalmente, sabor tem impulsionado pesquisa e desenvolvimento de soluções tecnológicas com potencial para atender às exigências do consumidor desta nova era.

Confira o artigo na íntegra:


Compartilhe o conteúdo
Queremos te ouvir! Comente!