Facebook Pixel Alimentos e bebidas que exploram a multissensorialidade em alta no mercado global - Blog - Duas Rodas

Alimentos e bebidas que exploram a multissensorialidade em alta no mercado global

julho 10, 2019

Tempo de leitura5 minutos

Marcas têm apostado cada vez mais em criatividade e tecnologia para combinar sabor, textura, cor e forma nos lançamentos em diferentes categorias, para oferecer experiências memoráveis e inusitadas aos consumidores.


 

Alimentos e bebidas que oferecem aos consumidores múltiplas sensações em uma mordida ou em um gole estão em ascensão no mercado global. Conectadas à busca do consumidor por novas experiências, que é uma das macrotendências de consumo, as marcas têm explorado cada vez mais possibilidades, recheando as gôndolas com produtos inovadores e surpreendentes.

A criatividade aliada ao uso da tecnologia no desenvolvimento de novos produtos tem conseguido explorar de forma assertiva a conexão entre os sentidos para proporcionar experiências de consumo mais memoráveis e emocionantes. E nas mais variadas categorias.

Sabores inusitados, como os botânicos, étnicos e exóticos, formas diferenciadas, cores vibrantes e texturas interessantes têm norteado inovações pelo mundo afora. 

E como as percepções dos sentidos no ato da alimentação estão intimamente conectadas, explorar características de maneira integrada é uma maneira de valorizar ainda mais alguns atributos do alimento. 

Por exemplo, as formas podem orientar as expectativas de sabor e até mesmo a experiência de sentir o sabor. É o que aponta o artigo “Dando Forma ao Sabor”, publicado pelos pesquisadores Carlos Velasco (Imagineering Institute, Iskandar, Malaysia), Charles Spence (Department of Experimental Psychology, Oxford University, Oxford) e Adrian D. Cheok (City University London, London). 

Da mesma maneira, a carbonatação, diferentes temperaturas e texturas são atributos que também influenciam a forma como um consumidor percebe o sabor. 

 

Sabor, cor, textura e forma 

 

Ao lado do sabor, a cor, a textura e a aparência da comida estão em alta entre os fatores para conquistar o consumidor. É o que indicam relatórios como os da Mintel Four Food & Drink 2019, confirmando a tendência de 2016 Coma com os Olhos, e Trend New Sensations de 2018 Food & Drink; e do Innova Market Insights, com Descoberta: o consumidor aventureiro.

Colorir produtos tradicionais com cores brilhantes ou inusitadas, como chocolate cor de rosa, biscoito roxo e gim azul têm se apresentado como uma alternativa que desperta o interesse principalmente das gerações mais jovens. É curioso e instagramável.

Da mesma forma, há espaço para experimentar inovações em múltiplas texturas.

 “As marcas de alimentos e bebidas estão explorando cada vez mais as novas possibilidades de texturas, sendo criativas com camadas de elementos mastigáveis, crocantes, líquidos e macios para proporcionar aos consumidores a sensação inesperada de múltiplas texturas”, afirma a Mintel Trend New Sensations de 2018 da Mintel Food & Drink.

A utilização de ingredientes naturais, como nozes, sementes, grãos, frutas e vegetais, aliada a técnicas inovadoras tem proporcionado a criação de texturas que promovem experiências inusitadas, além de tornar os alimentos mais nutritivos, em alinhamento a uma outra macrotendência de consumo: de saúde e bem-estar. Aloe vera e nata de coco são dois exemplos desses ingredientes naturais que podem adicionar uma textura mastigável a diferentes tipos de produtos, como sorvetes ou refrigerantes carbonatados, segundo a Mintel.

As múltiplas texturas permitem atender às necessidades de desejos das diferentes gerações. A maciez tem sido bastante explorada em produtos fáceis de mastigar e de engolir para os idosos no Japão. E a aplicação do conceito de carbonatação intensa em bebidas de diferentes categorias, como chás, cafés, sucos de frutas e águas saborizadas pode chamar a atenção dos consumidores mais jovens. Com um detalhe a mais: uma carbonatação mais forte pode, por exemplo, aumentar os sabores de frutas.

Nos lançamentos globais de alimentos e bebidas entre maio de 2017 e abril de 2018, segundo a Mintel, as alegações mais usadas em relação à textura foram as que faziam alusão à crocância e maciez de um produto.

Novos formatos de produtos podem ajudar a destacar a força do apelo visual do alimento. Inovações têm sido apresentadas ao mercado alinhados aos conceitos de conveniência, experiência e saúde e bem-estar. Biscoitos extra-finos são um exemplo em alta. Entre os consumidores adultos brasileiros, 19% se disseram interessados em comprar biscoitos mais finos com texturas mais crocantes (Mintel/2018).

Mudança de temperatura é outro aspecto explorado para alterar a textura e as propriedades físicas de um produto, além de influenciar a percepção sensorial dos consumidores. As pimentas e o gengibre estão entre os ingredientes que ajudam a criar uma sensação de calor aos produtos. 

A combinação de novas texturas, formatos e cores nos produtos tem um potencial particular para atrair as gerações mais jovens, famintas por novas experiências, que podem ser compartilhadas nas redes sociais.

Confira, a seguir, 22 exemplos de lançamentos globais que exploram a multissensorialidade. São alimentos e bebidas de diferentes categorias, como balas e confeitos, confeitaria, lácteos, bebidas, snacks e sorvetes:

 

Balas, Confeitos e Confeitaria

 

Cacaosuyo Piura Nib
O chocolate premiado peruano Cacaosuyo Piura Nibs apostou no contraste de texturas para oferecer uma experiência distinta, com a combinação de uma textura cremosa e refinada com o crocante dos nibs de cacau.
Rosa em cacau rubi
Fabricado na Alemanha, Kit Kat Ruby Chocolate é feito com grãos de cacau rubi naturais, com a proposta de fornecer uma experiência de chocolate sabor único e em cor-de-rosa.
Crocante, mastigável e azedo
Os gummies japoneses Bourbon Fettuccine Sabor Refrigerante de Melancia apresentam uma textura "al dente e mastigável" e um sabor de refrigerante de melancia em pó azedo. Os doces têm a forma de massa de fettuccine - lisa e fina - e contêm vitamina C e fibra dietética.
Pirulitos com imersão em pó
O mexicano ICEE Dip-n-lik Pirulito, no sabor de framboesa azul e doce em pó, combina um pirulito com um recipiente de pó de doces, para que o usuário possa lamber o pirulito e mergulhá-lo no pó para obter os dois sabores.
Tiras mergulhadas em gel azedo
O candy da Nova Zelândia Au'some Fruit Blast Sour Dips surpreende ao proporcionar a experiência de saborear tiras com sabor de morango mergulhando-as em uma textura gelatinosa azeda com sabor de maçã.

 

Snacks

 

Snack de arroz roxo escuro
Na Tailândia, a PepsiCo lançou o Sunbites Plus Arroz Assado Crocante Misturado com Riceberry. Os snacks de arroz são finos, leves e aromáticos. O ingrediente-chave riceberry confere a tonalidade natural roxo-preto.
Crocância e suavidade
No Japão, o biscoito Nabisco Oreo Crocante com creme de Tiramisu ressalta a crocância em biscoitos finos de cacau de 3 mm de espessura recheados com creme suave de sabor de tiramisu.
Snacks crocantes e naturais
Na Noruega, a Finn Crisp apresenta um snack crocante de cenoura assada com sementes de abóbora, aliando naturalidade com textura.
Petiscos com molho quatro queijos
No México, a Tostitos Dip-etizers Mexicano Quatro Queijos incrementou o pacote de batatas fritas crocantes com um molho quatro queijos que pode ser aquecido em micro-ondas.
Barras de proteína com massa de biscoito
Lançadas nos EUA, as barras Annie's Homegrown Cookie Dough Protein Bar Peanut Butter, voltadas para o público infantil, oferecem uma maneira nutritiva de consumir proteínas com o sabor da massa de biscoito e a crocância dos pedaços de chocolate.
Textura para derreter na boca
A Eat Bar lançou, nos EUA, barras de merengue com textura inovadora que promete promover novas experiências e também aliviar as dificuldades de alimentação, assim como os distúrbios de deglutição e de alimentação. Disponível em quatro sabores (chocolate branco, limão, morango e chocolate escuro), essas barras são recomendadas para consumidores de todas as idades, com foco especial em idosos e crianças.
Mingau com textura suave
Mercados como os do Japão, China e Coreia do Sul estão entre os mais inovadores quando o assunto é incorporar textura à comida e bebida. O mingau nutritivo para idosos Medifood Silver Well Mingau, sul-coreano, é feito com arroz coreano e gergelim preto para proporcionar uma textura suave e um sabor aromático. Enriquecido com proteína, cálcio, vitaminas A e B1, requer apenas a adição de água.

 

Bebidas

Carbonatação intensa
A bebida voltada para o público adulto no Japão Kirin Mets afirma ser feita com um método de carbonatação extrema com patente pendente que proporciona uma efervescência mais forte e mais intensa que aumenta os sabores de frutas.
Cerveja com mix de ervas e flores
A belga Liefmans Yell'oh lançou a edição de verão da cerveja, com manjericão, sabugueiro, açúcar, adoçante e 11% de frutas, incluindo maçã e limão, e é aromatizado com sabor de abacaxi.
Café “suave”
A Nescafé lançou uma nova versão indulgente da bebida de café premium Smoovlatté na Ásia, descrevendo-a como "deliciosamente sedosa". É uma mistura aromática de café preto Nescafé 100% puro e leite suave e cremoso, nos sabores caramelo, avelã e mocha, e que pode ser consumida em qualquer lugar.
Gin do azul para o rosa
No Reino Unido, o gin da The Old Curiosity Distillery utiliza a combinação da flor de camomila com a flor de aciano para transformar a bebida azul em rosa pálido com a adição de água tônica.
Café efervescente frio
Nos EUA, a 7-Eleven's Fizzics Espumante Cold Brew Coffee apresentou o café efervescente, produzido com grãos arábica premium, posicionado para bebida refresco da tarde.

 

Gelados e lácteos

Sorvete multissensorial
O sorvete Sour Patch Kids Sorvete Vermelho, Branco e Azul e Sorvete Light traz os sabores azedos e doces de sorvete de limão e sorvete de baunilha. Um mix de redberry e pedaços azuis Sour Patch Kid adicionam diferentes texturas.
Biscoito com gelato
A parceria entre a marca de biscoitos Tim Tam e a empresa Gelato Messina, na Austrália e na Nova Zelândia, trouxe aos consumidores uma variedade de biscoitos com sabor de gelato. A embalagem possui tecnologia de mudança de cor que transforma as letras de branco em azul gelado, uma vez resfriadas.
Iogurte com textura diferenciada
No Reino Unido, a Danone Oykos Banoffee Iogurte Cremoso explora a combinação da textura espessa e sedosa do iogurte de estilo grego com uma deliciosa camada de banoffee.
Crocância aliada à saúde e indulgência
Em Londres, a Danone Activia Mel apostou em um iogurte com a inclusão de pedaços de cereais com mel. Outras possibilidades vão desde pedaços de chocolate e biscoito até ingredientes como muesli e granola.
Cremoso com pedaços de frutas
A textura desempenha um papel importante na inovação da categoria de iogurtes. Na França, o Yoplait Yop Sensation Iogurte Sabor Morango traz uma textura cremosa ao iogurte líquido em combinação com "pequenos pedaços de frutas em fusão".

 

Formulações que estimulam mais sentidos em um único produto estão em alta no mercado global de alimentos e bebidas. A criatividade é o limite para explorar combinações que proporcionem novas experiências aos consumidores. As gôndolas pelo mundo afora atestam que é possível surpreender.

E você acha que este é um caminho interessante para conquistar o consumidor? A sua empresa investe neste “drive” multissensorial em seus lançamentos de produtos? Conte para nós!

Gostou? Compartilhe este conteúdo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *