Facebook Pixel Copa do Mundo 2018: lançamentos de grandes marcas de alimentos e bebidas

Copa do Mundo 2018: lançamentos de grandes marcas de alimentos e bebidas

maio 15, 2018

Tempo de leitura6 minutos

Já pipocam nas prateleiras dos supermercados edições especiais de produtos e alimentos inovadores no mercado em homenagem ao maior espetáculo do futebol do mundo: uma estratégia da indústria alimentícia para levar novos sabores e experiências aos consumidores.

O maior espetáculo de futebol do mundo consegue ir muito além da festa do esporte mais popular do planeta. É uma oportunidade imperdível de embarcar em uma viagem de aventura e conhecimentos pela diversidade de tradições, culturas e de se deliciar com sabores típicos dos países que entrarão em campo a partir de 14 de junho, na Rússia.

A Copa do Mundo é um prato cheio para a indústria de alimentos e bebidas, conectada com os momentos especiais vividos por seus consumidores e que está sempre atenta a novas oportunidades. A diversidade dos países participantes inspira edições limitadas de produtos como snacks, biscoitos, bebidas e cardápios de restaurantes. Novas embalagens que remetem ao futebol e designs que exaltam o patriotismo ganham espaço especial nas prateleiras dos supermercados. Sem falar nas campanhas promocionais que lançam desafios e engajam consumidores às marcas.

Bem além da vodca

Se, na Copa de 2014 os sabores brasileiros deram um toque especial aos biscoitos de água e sal (feijoada) na Suíça, ao macarrão instantâneo (churrasco brasileiro) no Reino Unido e a biscoitos recheados com creme de limão nos EUA, na Copa do Mundo da Rússia, as combinações inusitadas da culinária típica do país sede da disputa podem trazer experiências interessantes aos consumidores.

Muito além da sua bebida popular, a vodca, a Rússia, que domina quase metade da Europa e um terço da Ásia, e registra temperaturas de até -60ºC (na Sibéria), tem uma gastronomia que se destaca por uma deliciosa mistura do melhor da culinária oriental e ocidental, e uma preferência particular por agridoces.

Entre os pratos clássicos estão, por exemplo, a borshch, sopa de beterraba feita de legumes e carnes; o kholodets, bolo de carne coberto de geleia; e o draniki, uma panqueca de batata servida com creme de leite azedo. A variedade vai muito além, incluindo o caviar, que é muito comum por lá, consumido com torradas no café da manhã ou em pequenos lanches ao longo do dia.

Mas a criatividade para lançar alimentos inovadores no mercado e produtos inspirados na Copa do Mundo não fica, definitivamente, restrita aos sabores do país sede do espetáculo em 2018. Afinal, são 32 países participantes da disputa, cada um com seus sabores típicos e deliciosos. E a diversidade de opções é um convite irresistível para inovar e surpreender o torcedor/consumidor.

É o que atestam os primeiros lançamentos da indústria de alimentos e bebidas para a Copa do Mundo de 2018 no Brasil. Separamos algumas das novidades que já estão no mercado, acompanhe!

Seleção Sabores da Yoki

Além da promoção Me Leva para a Rússia, que sorteou em abril 3 sortudos para a Copa do Mundo de 2018 e oferece outros prêmios instantâneos aos consumidores/torcedores, a Yoki lançou no mês de março 6 novos produtos para completar o seu tradicional portfólio no mercado: pipoca salame (Espanha), pipoca nacho picante (México), batata provolone (Argentina), batata molho especial (Inglaterra), amendoim picante (Brasil) e amendoim cebola e ervas (França). A marca investiu também em novas embalagens: pipoca mostarda (Alemanha), pipoca calabresa acebolada (Brasil) e pipoca Super Premium na edição verde e amarela.

Saiba mais

Linguiça Sabores do Mundo da Copacol

Atenta aos gostos dos consumidores, que não abrem mão de se deliciar com petiscos enquanto torcem e têm fome de  alimentos inovadores no mercado, a Copacol lançou 5 novas opções de petiscos especialmente elaboradas para a Copa da Rússia: a coleção Linguiças Sabores do Mundo. Com nomes de países diferentes, os sabores homenageiam as seleções do Brasil (com alho e cebola), da Espanha (com pimentão), do Uruguai (com chimichurri), da França (com queijo e bacon) e do México (versão apimentada).

Saiba mais

Lanches temáticos do McDonald’s

O McDonald’s apostou novamente na campanha de lanches temáticos para a Copa do Mundo de 2018. E trouxe novidades no cardápio: as McFritas em versões personalizadas e o McBrasil, disponível no cardápio todos os dias da semana. Neste ano, a rede homenageia os 8 países que já levantaram a taça: Brasil, Alemanha, Espanha, Uruguai, Argentina, Inglaterra, França e Itália. O McBrasil tem inspiração na culinária nordestina e traz queijo coalho, além de uma combinação de 2 hambúrgueres, mix de folhas, bacon e maionese verde no pão de brioche.

A rede também colocou no ar a promoção Prepara a Emoção, que sorteou 10 crianças com idades entre 6 e 10 anos, para assistir aos jogos na Rússia com tudo pago e, ainda, com direito a um acompanhante cada.

Saiba mais

Novas embalagens e promoção da Coca-Cola

Patrocinadora oficial, a Coca-Cola lançou em abril a promoção Casa Nova com Tudo Pronto Para Torcer, que vai até o dia 30 de maio. As novas embalagens de Coca-Cola e Coca-Cola Zero Açúcar, que são temáticas da Copa do Mundo da FIFA 2018™, além de Fanta, Sprite, Kuat e Schweppes, trazem um código promocional que vale milhares de prêmios.


Após o cadastro no site coca-cola.com.br, os consumidores concorrem a 10 casas, sorteadas uma por semana, e também a produtos licenciados Coca-Cola como frigobar, cooler, kit de copos, além de caixinhas de som, vídeo game, entre outros. As bebidas que fazem parte da promoção podem ser identificadas pelas tampas de cor verde ou amarela e pelo anel da lata de cor prata que terá o código promocional impresso na parte interna.

Saiba mais

Brahma reedita rótulos campeões

A Cervejaria Brahma lançou edição especial com os 5 rótulos da cerveja dos anos em que o Brasil foi campeão da Copa do Mundo: 1958, 1962, 1970, 1994 e 2002. Até o final da Copa do Mundo, em julho, os produtos estarão à venda em todo o país, disponíveis nas garrafas de 600ml e 300ml.
Saiba mais

A indiscutível paixão do brasileiro pelo futebol é ingrediente especial que move indústrias de alimentos e bebidas a investir e oferecer novas experiências aos seus consumidores. Para você, edições limitadas de produtos com sabores especiais são uma estratégia acertada? A sua empresa desenvolveu lançamentos de olho na Copa? Compartilhe com a gente!

Gostou? Compartilhe este conteúdo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *