Facebook Pixel Metodologia ágil e Scrum: como acelerar o processo de inovação

Metodologia ágil e Scrum: como acelerar o processo de inovação

março 16, 2022

Tempo de leitura6 minutos

Consumidores estão sempre buscando inovações. Para uma marca acompanhar essa dinâmica, precisa ser capaz de, não só produzir essas inovações, mas também disponibilizá-las ao mercado. Esse movimento não é simples e, por isso, tem se tornado cada vez mais comum a utilização de ferramentas e processos que auxiliem a coordenar e direcionar essas etapas, sendo a cocriação uma delas. 

Ao abordar um desafio, o uso de metodologias que fazem o time trabalhar junto contribui para resultados mais satisfatórios para toda a cadeia, desde clientes até gestores da marca. Existem ferramentas específicas, originárias da área de tecnologia e informação, que podem ser aplicadas a qualquer área de negócio e que ajudam a trazer mais efetividade e foco no funil de inovação como um todo. Para esse grupo de metodologias e práticas, se deu o nome de Metodologias Ágeis.

A indústria alimentícia utiliza métodos ágeis em vários perfis de projetos, desde aqueles que envolvem engenharia em plantas de produção e logística aos de pesquisa e desenvolvimento de produtos. Estes projetos tendem a ser multidisciplinares, por isso essa metodologia é amplamente utilizada, tanto para facilitar a gestão dos times, como para garantir que todos os pontos de vista estão sendo considerados e avaliados.

O Método Ágil é um conjunto de práticas e ferramentas utilizadas para a cocriação de produtos e serviços herdada de desenvolvedores de softwares a partir da década de 80. Antes de criar este método, o desenvolvimento de software se inspirava na construção civil, em que o engenheiro projetava um prédio, levantava todos os recursos, desenhava cada uma das fases para, então, começar a construção em si e realizar uma única entrega, a entrega final. Porém, esse modelo se mostrou ineficiente e moroso. Da planta inicial até a execução era necessário muito tempo, tornando a proposta não condizente com o cenário atual. Além do uso irracional dos recursos, tanto humanos, quanto financeiros, o projeto não trazia assertividade.  Nesse contexto, um grupo de 17 pessoas se juntaram e, compartilhando suas experiências, criaram o Manifesto Ágil, que traz  quatro valores que norteiam os frameworks, ou seja, as estruturas que serão seguidas em todo o projeto. São eles:

1.Indivíduos e interações mais que processos e ferramentas: é interessante pensar que o Método  Ágil valoriza a cocriação e a interação entre as pessoas, tanto entre o time da empresa quanto com o do cliente. Essa interação auxilia nas atividades do dia a dia, e a ter uma entrega mais assertiva. 

2.Software em andamento mais do que documentação abrangente: no desenvolvimento tradicional, existiam os requisitos detalhados, numa documentação extensa e burocrática; já no Ágil,  é valorizado muito mais o projeto pronto, sua documentação é mais simples, e a entrega para o cliente é mais rápida e prática.

3. Colaboração com o cliente mais do que negociação de contrato: esse terceiro valor  reforça que a atuação é em conjunto com o cliente e não contra ele (e vice-versa). As decisões são tomadas em conjunto colocando todos em busca de um único objetivo.

4. Responder a mudanças mais que seguir um plano: este quarto e último valor trata as mudanças como um fator muito bem-vindo. Desta forma, quando muda-se o contexto é preciso de adaptação e e refazer os planos de acordo com o novo cenário. Muito mais importante do que seguir planos engessados.

O Método Ágil norteia estruturas de trabalho, e dentro disso existem algumas ferramentas para colocar essa metodologia em prática. Uma das mais conhecidas e aplicadas é o Scrum: um framework de gestão de projetos ágeis, que permite os times entregar, desenvolver ou melhorar um produto complexo, que pode ser aplicado a qualquer contexto: desafios de RH, marketing, jurídico, P&D, dentre outros. Imagine um projeto de lançamento de um novo produto alimentício com maior velocidade, colaboradores envolvidos nas soluções, engajados e assertivos. Isso é possível ao aplicar tal metodologia.

No Scrum, as entregas acontecem em interações em grupos, chamadas de Sprint, que são a separação de projetos maiores em ciclos de entregas menores, muito mais fáceis de controlar, gerenciar e responder a mudanças. Ao iniciar um projeto,  inicia-se uma grande lista de afazeres, chamada de backlog do produto, onde são listadas todas as tarefas a serem executadas durante o processo de desenvolvimento. Esse backlog pode ser feito digitalmente ou até mesmo fisicamente, num quadro branco, por exemplo. Diante disso, cada tarefa, ou grupo de tarefas listadas, é submetida ao Sprint.

SPRINT

A partir disso, inicia-se o Scrum. Durante esse período, são realizadas 4 cerimômias com o objetivo de manter o alinhamento entre os integrantes do projeto. São elas:

como funciona o sprint

Assim, fecha-se um ciclo e dá-se início ao próximo, até o final do projeto, mantendo todo o processo mais consistente e melhor gerenciado.

As ferramentas apresentadas aqui podem ser aplicadas a inúmeras áreas e se apresentam comprovadamente ágeis em seus resultados, por isso, são muito utilizadas em empresas pequenas com menores recursos, como start ups, que necessitam aproveitar ao máximo a performance de cada colaborador da empresa e gerar soluções assertivas. Além do benefício organizacional, tais metodologias também trazem mais clareza e foco aos funcionários, que sentem-se mais engajados e motivados a cocriar.

Estes tipos de metodologias trazem agilidade e transparência para a organização, como também a necessidade de uma certa dose de coragem para mudar o status quo da empresa. A decisão de seguir com este tipo de método geralmente vem da liderança, que guia os times para uma nova cultura interna. É importante, antes de iniciar a adoção destes processos, que a empresa já desenvolva um diagnóstico de seu grau de vontade e confiança para inovar e compartilhar as estratégias com seus times operacionais.

Gostou? Compartilhe este conteúdo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *