Facebook Pixel 6 ferramentas de marketing para monitorar a concorrência - Blog - Duas Rodas

6 ferramentas de marketing para monitorar a concorrência

março 7, 2018

Tempo de leitura5 minutos

Como monitorar os concorrentes na área de alimentos? Algumas ferramentas online podem ajudar nesta tarefa. Os dados disponíveis na internet permitem conhecer melhor seus competidores e traçar estratégias assertivas para o seu negócio.


 

O ambiente digital ampliou de maneira significativa o acesso a informações e permitiu, inclusive, acompanhar de perto os passos da concorrência. Mais do que monitorar seus competidores, é possível identificar falhas e tendências, observar reações do mercado, planejar e, sobretudo, se antecipar, traçando estratégias precisas para o seu negócio.

Comece tendo em mente quais são seus principais concorrentes, aqueles que inspiram, lideram o mercado, oferecem os melhores produtos e serviços. São essas empresas que você precisa observar e analisar.

Para isso, existem ferramentas específicas que fornecem dados valiosos sobre o desempenho das marcas no digital. Use todas essas informações a seu favor e saia à frente de outras empresas na corrida pela fidelização dos clientes.

Conheça e saiba como funcionam algumas ferramentas de monitoramento:

1 – Alertas do Google

Como funciona: a ferramenta informa tudo o que é publicado sobre sua empresa e as concorrentes. Basta definir as palavras-chave que se referem ao seu segmento e você será notificado em sua caixa de e-mail toda vez que novos conteúdos forem indexados no buscador.

Para criar um alerta é bem fácil: faça login na sua conta Google e acesse a página www.google.com/alerts. Lá, você digita os termos que deseja, a frequência de recebimento e quantos resultados quer ver, entre outras funcionalidades.

Investimento: gratuito

2 – Social Mention

Como funciona: no Social Mention você pode procurar, por uma palavra-chave, o nome de um produto ou uma empresa e a ferramenta vai mostrar o que está sendo dito sobre este termo nas redes sociais, blogs e sites de notícias que especificar.

O site, então, mostra uma lista com os links onde os termos foram citados, analisa a força daquela palavra, apresenta uma escala com menções positivas e negativas e a probabilidade de as pessoas estarem falando sobre determinado assunto. Além do monitoramento, esses recursos permitem fazer uma análise cruzada entre as diferentes redes sociais.

Investimento: gratuito

3 – SEMRush

Como funciona: considerada uma das melhores ferramentas para análise de SEO, o SEMRush fornece informações diversas da concorrência, desde o desempenho do site na pesquisa orgânica até dados complexos de campanhas. O site também oferece análise detalhada para pesquisa de palavras-chave e possibilita otimizar seu website para melhor desempenho nos buscadores.

Investimento: a pesquisa de dados na homepage é gratuita, mas a plataforma também oferece planos a partir de 100 dólares ao mês para análises mais detalhadas.

4 – Instapaper

Como funciona: a ferramenta pode ser usada para facilitar a organização do material de monitoramento, pois captura textos da internet para ler depois no seu telefone, tablet ou computador. Primeiramente é preciso se cadastrar no instapaper.com, instalar a extensão no seu navegador e o aplicativo no seu celular. Depois, é só encaminhar os conteúdos de interesse para a ferramenta. Ela também permite adicionar marcadores aos conteúdos para que possa organizá-los da melhor maneira possível e incluir anotações.

Investimento: gratuito

5 – Newsmonitor

Como funciona: um buscador de notícias que, por meio de palavras-chave, realiza pesquisas sobre novidades e inovações do seu setor em tempo real. O software conta com recursos de filtros avançados e avalia mais de 50 mil sites em poucos cliques. As notificações são enviadas por e-mail, na frequência selecionada.

Investimento: o site oferece 7 dias de teste gratuito.

6 – InfiniGraph

Como funciona: a ferramenta rastreia os assuntos que estão em alta nas redes sociais, focando em seu nicho de atuação. Com o InfiniGraph é possível obter informações sobre a audiência e saber quais marcas e produtos são destaque no momento. A partir dessas informações coletadas, você pode ter insights para seu negócio e se antecipar às tendências do setor.

Investimento: gratuito

Atenção também a redes sociais e feiras do setor

Conhecer a fundo seu público e o segmento em que atua é essencial na hora de traçar as estratégias para chegar onde deseja, e as ferramentas de monitoramento online podem facilitar bastante este trabalho.

Mas, além desses recursos, outra dica importante para observar os movimentos da concorrência é sempre estar atento às redes sociais e aos sites dessas empresas e acompanhar o calendário de feiras importantes do seu setor. Na área de alimentos, por exemplo, destacam-se no Brasil a Fispal – Feira para a Indústria de Alimentos e Bebidas, APAS Show e a Convenção anual da ABAD (Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores).

Monitorar os movimentos da concorrência tornou-se muito mais interessante na era digital, que traz ferramentas que possibilitam identificar fragilidades, observar reações do mercado e traçar estratégias para o negócio. A sua empresa acompanha de perto os passos da concorrência? Conte para nós seus principais desafios neste sentido!

Gostou? Compartilhe este conteúdo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *