Facebook Pixel Inspire-se com essas estratégias de marketing para alimentos e bebidas

Inspire-se com essas estratégias de marketing para alimentos e bebidas

junho 13, 2018

Tempo de leitura8 minutos

Peças publicitárias de sucesso apostam em campanhas eficazes de marketing, combinando ações on e offline para engajar os consumidores.


 

Para engajar os consumidores, você deve conectá-los à sua marca por meio das emoções, convidá-los a viverem novas experiências e momentos marcantes. Em um mercado cada vez mais competitivo, é preciso ir além da comunicação dos atributos de seus produtos e serviços, e envolver o público para que ele se identifique com os valores da empresa. É isso que torna uma campanha publicitária inesquecível. Não é à toa que até mesmo marcas consolidadas do setor alimentício investem nesta estratégia.

Para inspirá-lo, selecionamos algumas campanhas e estratégias de marketing para alimentos e bebidas premiadas que foram desenvolvidas por grandes marcas do mercado. Em comum, elas apresentam motes emocionais ou têm apelo para causas que ganham cada vez mais importância na sociedade. São ações publicitárias altamente virais e pensadas estrategicamente para plataformas digitais e offline.

Confira o que algumas marcas tem se utilizado nas estratégias de marketing para alimentos e bebidas: 

 

Pay With Loving - Estratégias de marketing para alimentos e bebidas

Pay With Lovin: o amor é a principal moeda

Na campanha “Pay With Lovin” (Pague com Amor, em português), uma das maiores redes de fast food do mundo propôs aos consumidores uma nova e inusitada forma de pagamento. Clientes escolhidos aleatoriamente em lojas do McDonald’s foram surpreendidos com os pedidos dos caixas das lojas para que ligassem para suas mães, dissessem aos filhos por que os amam, distribuíssem abraços ou dançassem descontraidamente, entre outros gestos e demonstrações afetivas, em troca de seus lanches.

A ação, divulgada durante o Super Bowl – jogo do campeonato da principal liga de futebol americano – em 2015, foi um reforço para o slogan da marca: “Amo Muito Tudo Isso”.

Nessa campanha, a empresa conseguiu se aproximar ainda mais dos consumidores, criando uma experiência inusitada no ponto de venda. Além da ação local com cada uma das pessoas que se conectaram com a marca, ao exibir essa publicidade em um grande evento, conseguiram multiplicar o impacto, alcançando milhões de pessoas.

 

The Cliché: derrubando estereótipos

The Cliché - Estratégias de marketing para alimentos e bebidas

“The Cliché”, de início, parece mais uma campanha de bebida pautada pelos estereótipos. Mas a guinada engenhosa da marca de cerveja surpreendeu o público e, de quebra, promoveu o empoderamento feminino.

Patrocinadora oficial da UEFA, a Heineken convidou 3 homens para assistirem à final do campeonato de 2016 em uma festa exclusiva, sem a companhia de suas namoradas. Para isso, elas vão para 4 dias de descanso em um spa. Enquanto eles esperam o início da partida no evento, suas namoradas aparecem no telão e revelam que estão em Milão, para acompanharem o jogo ao vivo. “Já pensou que ela pode gostar de futebol tanto quanto você?”, indaga o texto do vídeo.

O vídeo teve milhares de visualizações no YouTube e se tornou mais um case de sucesso entre tantos da marca de cerveja. Inclusive, a ação foi premiada no consagrado Festival de Cannes, na França.

Este é um exemplo da mudança gradativa nas campanhas de cerveja, apresentando conceitos mais inteligentes, inovadores e inclusivos.  Quando uma campanha quebra paradigmas e estereótipos, o resultado é uma ação viral e de alto engajamento.  Além disso, proporciona uma experiência real e única aos consumidores, como a oportunidade de assistirem ao vivo à final de um dos principais campeonatos de futebol do mundo.

 

Be True To Your Pleasure: pluralidade e inclusão

Be true to your pleasure - Estratégias de marketing para alimentos e bebidas

A marca de sorvetes Magnum ousou em sua estratégia de marketing para alimentos ao escolher três transsexuais para estrelar a campanha “Be True to Your Pleasure” (Seja Fiel ao Seu Prazer). Os vídeos, criados em parceria com a agência espanhola Lola, foram apresentados durante o Festival de Cannes, em 2015. Além da peça de lançamento, a ação contou com outros vídeos com depoimentos das protagonistas sobre suas escolhas e prazeres, com o objetivo de inspirar as pessoas a serem fiéis ao que realmente importa para elas.

A marca resumiu o mote da campanha da seguinte forma: “A Magnum acredita que todo mundo deve se entregar ao prazer pessoal. Não importa quem você é, ou do que você gosta.”

Com essa ação inclusiva, a marca deu voz a um grupo que costuma ter pouco espaço e representatividade na mídia. Abraçar a diversidade é uma forma de reforçar os valores e o posicionamento da marca, gerando identificação com os mais variados públicos.

 

McWhoper: uma proposta ousada

Para celebrar o Dia Internacional da Paz, comemorado em 21 de setembro, o Burger King fez um convite inusitado ao seu maior concorrente: o McDonald’s. A proposta era cessar a rivalidade por um dia e unir o melhor das 2 marcas para criar o McWhooper.

A ação tomou conta das redes sociais, deu o que falar entre os consumidores e dividiu opiniões no mundo da propaganda. Além de vídeos promocionais, a campanha promovida pelo BK em 2015, incluía um hotsite e até ilustrações de como seriam as embalagens e lojas que venderiam o lanche, caso as duas marcas se unissem.

Mas o McDonald’s recusou o convite, para a tristeza de quem aguardava ansiosamente por um “sim”. O Burger King foi inovador e construiu relevância para a marca ao testar novos formatos de ações online. Por outro lado, a negativa do McDonald’s pode ter sido uma decisão estratégica para blindar o principal sanduíche da rede. E mesmo com a negativa, a repercussão da campanha do Burguer King foi muito grande e gerou engajamento com a ideia, interações, mídia espontânea e buzz sobre a marca e o Dia da Paz:

No Brasil, o Giraffas pegou carona na imensa repercussão gerada pela campanha e, com muito bom humor e sagacidade, criou memes para dizer que aceitaria o convite recusado pelo McDonald’s – rapidamente, eles viralizaram também. 

Giraffas's Mc Whopper - Estratégias de marketing para alimentos e bebidas

Um bom exemplo de como aproveitar o que é sucesso na internet para se aproximar mais do público e se mostrar antenado à linguagem digital.

 

No Ketchup: como “surpreender” os consumidores

No Ketchup - Estratégias de marketing para alimentos e bebidas

Quase todo mundo coloca ketchup no cachorro-quente, menos em Chicago. Lá, é praticamente uma ofensa acrescentar esse ingrediente ao lanche, que é um dos mais consumidos nos Estados Unidos.

Pois a Heinz se aproveitou dessa particu laridade e produziu um tempero “novo” para a população na cidade, em comemoração ao Dia Nacional do Hot Dog, em 2017. O produto foi distribuído gratuitamente para que as pessoas experimentassem a novidade. Muitos aprovaram o molho especial, mas tiveram uma surpresa depois.

A ação offline foi gravada e o resultado com as reações das pessoas foi divulgado em um vídeo nas redes sociais. A marca ousou ao pregar uma peça nos consumidores e contrariar uma tradição gastronômica mas, ao mesmo tempo, criou uma oportunidade para que provassem seu produto de forma inusitada e bem-humorada. Muitos, inclusive, consideraram passar a usar o ketchup nos hot dogs.

 

Voltar para Casa: o significado real do Natal

Um vídeo natalino, criado em 2015 pela rede de supermercados alemã Edeka, gerou quase 60 milhões de visualizações ao apostar numa mensagem que atingiu em cheio o público. Isso porque a marca saiu do lugar comum para mostrar que na correria do dia a dia muitas famílias acabam se distanciando e esquecendo o significado real do Natal.  O comercial, intitulado Voltar para Casa, mostra em sequências emocionantes um senhor solitário, que precisa tomar uma atitude drástica para reunir seus filhos e netos para as festas de fim de ano.  

A mensagem central da campanha, de que estar com a família é o mais importante em datas como o Natal, criou uma conexão com as pessoas. A marca não precisou apelar para o incentivo ao consumo nem tentar vender os produtos de sua rede de mercados. Ao apostar no conceito afetivo, a empresa gerou comoção entre o público em várias partes do mundo.  

 

Cada vez mais ávidos por informações e por novas experiências, os consumidores estão desenvolvendo novos hábitos de consumo que desafiam as indústrias a encontrar formas inovadoras de conectá-los às suas marcas. Há campanhas publicitárias que viralizaram mundialmente e inspiram novas iniciativas digitais e offline justamente pautadas nesse desafio. E quanto às ações publicitárias da sua empresa, elas seguem esta fórmula para engajar seus consumidores? Quais são os maiores desafios? Conte para nós!

Para ficar sempre atualizado, aproveite e acompanhe as principais tendências para o setor alimentício em 2018.

Gostou? Compartilhe este conteúdo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *