Facebook Pixel 7 dicas de livros sobre o incrível universo da alimentação

7 dicas de livros sobre o incrível universo da alimentação

maio 23, 2018

Tempo de leitura5 minutos

Os alimentos vão muito além do seu caráter nutricional. Sua conexão com a emoção, cultura e evolução da humanidade inspira diversas obras. Selecionamos algumas sugestões para quem trabalha com marketing e P&D na indústria de alimentos.


 

A origem dos alimentos que consumimos, as inovações da indústria alimentícia, a genialidade de chefs de cozinha e as mudanças no comportamento dos consumidores são temas que inspiram livros em todos os tempos da história.

Selecionamos alguns livros sobre alimentação que trazem lições e curiosidades para profissionais de marketing e P&D.

 

 História da Alimentação

Este livro trata da alimentação cotidiana da humanidade, do papel do pão, do vinho, dos condimentos, da arte culinária, mas também das transformações do consumo alimentar nos últimos 2 séculos. Acredita-se que ancestrais já possuíam livros de culinária e que as profissões na alimentação eram ainda mais numerosas que as do século XXI. A obra mostra ainda como a tradição ocidental foi influenciada por diversas culturas da Mesopotâmia, passando pelo Egito antigo, Grécia, Roma aos Estados Unidos.

Autores: Jean-Louis FlandrinMassimo MontanariLuciano Vieira MachadoGuilherme João de Freitas Teixeira

 

Slim By Design

Brian Wansink é um professor norte-americano que leciona matérias como comportamento alimentar dos consumidores e ciência nutricional. Na universidade de Stanford, nos Estados Unidos, ele conduz pesquisas sobre esses assuntos que acabaram se transformando neste livro. Alguns temas abordados mostram como as cores dos pratos podem interferir na alimentação, ou como a disposição de alimentos na geladeira ajuda ou atrapalha, entre outros assuntos. Disponível apenas em inglês, no site da Amazon.

Autor: Brian Wansink

 

À Mesa Com a Família

A partir de uma pesquisa qualitativa, a autora identifica as preferências e os conflitos pelos quais passam os consumidores de alimentos brasileiros. O estudo teve origem em sua tese de doutorado na área de Inovação Tecnológica e Organização Industrial. São abordados pontos importantes que podem ser aproveitados por empresas e profissionais ligados ao setor alimentício.

Autora: Leticia Casotti

 

Food Industry R&D: A New Approach

Este livro discute a história e os bastidores da área de P&D na indústria de alimentos de hoje, visto pelos consumidores, pela academia e pela própria indústria. Além disso, conta com vários capítulos dedicados a abordagens novas e disruptivas. Uma leitura obrigatória para todos os profissionais da indústria de produtos embalados.

Autores: Helmut TraitlerBirgit ColemanAdam Burbidge


Ingredientes

A melhoria das condições de produção, criação e importação possibilita às lojas de especialidades e aos supermercados a oferta de alimentos de todos os cantos do mundo. Ingredientes é um guia com informações preciosas sobre a origem, as características e possibilidades de uso de centenas de alimentos.

Autores: Loukie Werle e Jill Cox

 

A História da Alimentação no Brasil

Por meio de um resgate histórico, esta obra é uma oportunidade de conhecer o que se comeu e bebeu no Brasil, sob a influência de várias etnias, principalmente a portuguesa, a indígena e a africana. O autor pesquisou e selecionou os antigos costumes universais comparando-os com os do Brasil, bem como a fabricação de objetos de uso no preparo da alimentação e até a padronização de horários de refeições, suas superstições e crendices.

Autor: Luis da Camara Cascudo

 

Green Extraction of Natural Products: Theory and Practice

Este livro retrata a importância dos processos de extração nas diversas áreas industriais, desde perfumaria até química fina. Atualmente, existem 3 aspectos chave nos processos de extração industrial: economia, qualidade e meio ambiente. A obra apresenta um quadro completo do conhecimento atual sobre a extração verde em termos de processos inovadores, métodos originais, solventes alternativos e produtos seguros e fornece a base teórica necessária, além de exemplos de aplicação industrial e impactos ambientais.

Autores: Farid Chemat e Jochen Strube

 

O fascinante universo dos alimentos vai muito além do seu aspecto nutricional. As indicações de livros sobre alimentação acima abordam um pouco dessa complexidade que faz parte da evolução da humanidade, reflete sua diversidade cultural e tem conexão direta com as emoções. O que mais lhe encanta neste mundo cheio de sabores e experiências? Conte para nós!

 

Veja também:

15 insights de alimentos e bebidas para o inverno

Saudabilidade: a pressão que vem da legislação

6 ferramentas de marketing para monitorar a concorrência

Agende-se: os principais eventos mundiais do setor alimentício em 2018

Gostou? Compartilhe este conteúdo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *