Facebook Pixel 40 alimentos inovadores no mercado lançados pelas indústrias

40 alimentos inovadores no mercado lançados pelas indústrias

abril 11, 2018

Tempo de leitura4 minutos

Inspire-se em soluções que indústrias de alimentos e bebidas alinhadas às tendências de mercado estão apresentando aos consumidores em todos os continentes, para todas as gerações.


 

As indústrias de alimentos e bebidas atentas aos movimentos do mercado estão trazendo aos consumidores dos diferentes cantos do mundo produtos para satisfazer as suas preferências cada vez mais ávidas e exigentes.

São soluções que reforçam que não há limites para a inovação. E que a mudança pode se concretizar, por exemplo, por meio de novas formulações, posicionamento de marca ou reformulação na comunicação e embalagem.

Os lançamentos estão completamente inseridos nas macrotendências, ditadas no Brasil Food Trends 2020, que são sensorialidade e prazer, saudabilidade e bem-estar, conveniência e praticidade, qualidade e confiabilidade, e sustentabilidade e ética.

Esta conexão com os consumidores tem estimulado o crescimento de lançamentos que se referem ao potencial de alimentos e bebidas à base de plantas, à necessidade de conveniência, ao interesse em produtos relacionados à tradição e à busca por opções mais sustentáveis e éticas.

Separamos abaixo 40 exemplos de produtos, principalmente de outros países, que podem servir de inspiração para impulsionar lançamentos que atendam o consumidor brasileiro do futuro.

Saudabilidade e bem-estar

A indústria de alimentos e bebidas têm explorado de diferentes formas esta tendência que já ficou claro que veio para ficar.

Os movimentos vão desde redução de ingredientes como açúcar, sódio e gorduras; uso de ingredientes naturais; funcionalidade das plantas; formulações com apelo clean label; e produtos que atendam a públicos com restrições de alimentação, como vegetarianos e veganos.

Segundo a agência Mintel, 2017 confirmou a previsão de aposta dos consumidores e da indústria no poder das plantas: “mais empresas e consumidores investiram em formulações com sabores e nutrição inerentes ao uso de plantas como ingredientes, incluindo frutas, vegetais, ervas, sementes e grãos”.

“Dos produtos globais de alimentos e bebidas lançados entre setembro de 2016 a agosto de 2017, 11% apresentaram reivindicações vegetarianas, em comparação com quase 4% de setembro de 2006 a agosto de 2007. Similarmente, itens alimentícios e de bebidas com posicionamentos veganos aumentaram, globalmente, de menos de meio por cento a quase 5% no mesmo período de tempo”, analisa a Mintel.

Caramelle alle Erbe Digestive, Giuliani - Itália
Bala medicinal com extratos de plantas que melhoram a digestão.
RAW Bon Bon, Planet Organic - Reino Unido
Opção de sobremesa de chocolate “cru”, natural, com chocolate bruto escuro feito de forma artesanal. Sem glúten, lácteos e açúcar. Livre de conservantes, aditivos e corantes artificiais. Com apelo vegano, fabricado apenas com ingredientes naturais e ecológicos. O produto não é cozido para manter as propriedades naturais dos ingredientes.
Anti Appetit Aklen, Aklen - Rússia
Bala medicinal com extratos que reduzem o apetite.
Oreo Thins, Nabisco - China
China desenvolveu uma versão pocket dos biscoitos Oreo Thins com redução de espessura e de ingredientes que, pelo sucesso, foi levada também aos EUA.
Ben&Jerry´s P.B.S. Cookies, Ben&Jerry´s - EUA
Sorvete de baunilha, sem leite, com cookies e amendoim crocante. Indústria explora na embalagem o apelo “sem leite”. Alcança intolerantes à lactose e também o público vegano.
Danoninho, Danone - Brasil
A Danone reformulou o petit suisse, reduzindo em 14,1% a quantidade de sacarose da fórmula e, por conta disso, mudou sua embalagem trazendo a cor branca que remete ao leite.
El Dorado Spaghetti Chía, Alimentos El Dorado - Colômbia
Massa sem glúten, que apresenta 10% de chia em sua composição. Possui baixo teor de gordura, fonte de proteínas, rica em ômega 3, fibras e 100% natural. É feita de modo artesanal, a fim de obter um sabor marcante e delicado.
Fight x Stress Gaba chocolate, Glico - Japão
Chocolate nas versões ao leite e amargo reforçado com Gaba, ou ácido gamma-amino butírico, vem com apelo de redução do estresse.
Goma para aliviar a ressaca, Lotte - Coreia do Sul
Goma de mascar com extratos de plantas que auxiliam na cura da ressaca.
Huro gomas com probióticos, Pan Food - Vietnã
Gomas com sabores de frutas tropicais enriquecidas com probióticos.
Lelel Dulces Galletitas, Successo - Argentina
Biscoitos doces de baunilha com recheio de framboesa. Apelo vegano e sem lactose explorado no rótulo.
McVegan Burger, McDonald’s - Finlândia
McDonald's testou um hambúrguer vegano na Finlândia em 2017. Como foram um sucesso, eles estarão no menu na Finlândia e na Suécia a partir de agora.
Ninho Nutrição Reforçada, Nestlé - Brasil
Nestlé lançou a versão do complemento alimentar com cereais integrais, zero adição de açúcares, fonte de fibras, 24 vitaminas e minerais e leite. Sem corantes e aromas artificiais.
Multi-fruit Lollies, Lidl - Alemanha
Pirulitos que exploram os sabores frutais, elaborados com sucos naturais e enriquecidos com vitaminas.
Nature Gum with Camomile Extract, Masterfoodeh - Irã
Goma de mascar de base natural com extrato de camomila, que auxilia no relaxamento.
Nescau Protein+, Nestlé - Brasil
Nestlé lançou no Brasil o Nescau Protein+, uma bebida achocolatada que traz 13g de proteína e 10g de açúcares.
Chá verde e Chá Mate, Do Bem - Brasil
A Do Bem amplia seu portfólio de bebidas naturais com chás zero caloria, adoçados com stevia, sem conservantes e totalmente natural.
Peppa Pig, Yi Zhi Food - China
Gomas com vitamina C e prebióticos.

Sensorialidade e prazer

Os consumidores não abrem mão do sabor, 1º fator de recompra de um produto. E estão ávidos por novas experiências, principalmente aqueles da geração Millennials.

Um desejo de consumo que instiga as indústrias de alimentos e bebidas a buscar inovações em diferentes frentes, que contemplam apostas tanto no mercado premium como no de snacks.

 

Velamints Fresh, David Jones - Austrália
Goma de mascar com tecnologia de encapsulação que oferece uma sensação de frescor de longa duração.
Trolli Sour Gummi Crunchers, Ferrara Candy - EUA
Goma ácida drageada.
Smash Mallow, SmashMallow - EUA
Marshmallow com pontos crocantes.
Smash Mallow, SmashMallow - EUA
Marshmallow com pontos crocantes.
Skittles Sweets & Sours, Wringley - EUA
Candies doces e azedos nos sabores morango, laranja, melancia e framboesa.
Pelon Peloneta, La Tiendita - México
Pirulitos que oferecem a experiência do calor e da picância.
Oka Loka, Super de Alimentos - Colômbia
Goma de mascar em pó.
Kurkure Masala Munch, Kurkure - Índia
Kurkure Namkeen Masala Munch tem um toque de masala indiano. Oferece novas experiências tanto em textura, pela crocância, quanto pelo sabor picante. Produto chegou também ao Canadá.
Chupa Chups Monstrous, Perfetti Van Melle - Itália
Pirulito que muda de cor nos sabores: blueberry-limão, cola-limão e morango-limão.
Chocolate Ruby, Barry Callebaut - Suíça
Em uma aposta premium, a Barry Callebaut lançou em setembro de 2017 a quarta variedade de chocolate feito de grãos do cacau vermelho Ruby. A fabricante diz que o chocolate Ruby não é "amargo, leitoso ou doce", mas oferece uma "tensão entre frutas frescas e suavidade lustrosa". O produto deve começar a chegar ao mercado em 2018. A expectativa é de que o Ruby, assim como os chocolates escuro, ao leite e branco, sejam introduzidos em diferentes categorias de produtos.
Bavaria Radler Ice Lemon 2.0%, Bavaria Radler - Holanda
Fábrica de cerveja lançou, na Holanda, uma versão de cerveja no palito. É o picolé Bavaria Radler Ice, no sabor limão, composto por 98,3% da cerveja Radler e 2.0% de álcool.

Conveniência e praticidade

O ritmo acelerado da vida moderna dos consumidores provoca as indústrias alimentícias a encontrar soluções que atendam às necessidades dos seus clientes.

Economizar tempo com as refeições passou a ser um atributo de vendas, segundo a Mintel. “Como consequência, as empresas mundiais desse setor responderam a essa demanda com o lançamento de produtos com claim de convenientes. Essa categoria subiu de 10% há uma década (setembro de 2006 a agosto de 2007) para 18% dos lançamentos mundiais de alimentos e bebidas entre setembro de 2016 a agosto de 2017.”

A conveniência pode vir em embalagens mais práticas, produtos em versão pocket, alimentos de preparo fácil ou serviços que podem ajudar o consumidor a economizar seu tempo.

Pagamento por rastreamento facial - China
O restaurante NK KPRO da KFC permite aos clientes pagar pelo reconhecimento facial.
Tasty one top, Buzzfeed e GE - EUA
Buzzfeed e a GE se juntaram para criar um cooktop inteligente que sincronizou a temperatura com as receitas de aplicativos e vídeos saborosos.
UberEATS, Nestlé - Brasil
Parceria permite entrega de produtos para público infantil, como sopinhas, em casa. Por meio do aplicativo UberEATS que conecta restaurantes, entregadores e usuários, a Nestlé passou a oferecer, em 2017 em São Paulo, um formato inédito de delivery que permite aos clientes receberem diversos produtos, entre eles papinhas e compostos lácteos, sem sair de casa.

Sustentabilidade e confiança

Muito mais informados, os consumidores do século 21 estão cada vez mais exigentes em suas escolhas. Para eles, a transparência na comunicação e a preocupação das marcas com o meio ambiente, por exemplo, são atributos que pesam, e muito, na hora da compra.

Esta exigência também se aplica ao rótulo. Os consumidores querem saber (e entender) com facilidade o que há dentro da embalagem e de onde vêm os ingredientes. Eles valorizam, cada vez mais, claims como o de clean label (rótulo limpo), e de produtos fabricados com ingredientes locais.

 

Café Orfeu, Orfeu - Brasil
Marca lançou a versão com cápsulas biodegradáveis e anuncia com destaque na embalagem.
Crystal Sparking, Coca-Cola - EUA
Bebida é feita apenas com dois ingredientes: água gaseificada e aromas naturais. Nos sabores: limão e camomila, tangerina e capim limão.
Fruit Bar, Three Hearts Superbar - Grécia
Barras de cereais feitas apenas com produtos locais.
Hershey’s Simply 5, Hershey's - USA
Empresa lança versão da cobertura de chocolate que contém apenas 5 ingredientes, e explora o claim clean label no rótulo.
Marin Candy Cheese, Marin Food - Indonésia
Produto comercializado como doce de queijo com certificação Halal. Como a Indonésia é um país com grande população muçulmana, Halal é uma garantia de que os produtos alimentícios são produzidos de acordo com orientações da lei islâmica.
Natural Panda, Orkla Confectionery & Snacks - Finlândia
Snack elaborado com cinco ingredientes, entre eles xarope de melado, extrato de alcaçuz, aveia e óleo de anis. Sabor e cor naturais e apelo natural e clean label explorado na embalagem.
Bon-Marmalade-República-Dominicana
Bon, Marmalade - República Dominicana Geleia feita com produtos locais.
Triscuit non-GMO, Mondelez - EUA 2
Mondelez reformulou a tradicional linha de biscoitos, evidenciando no rótulo a informação de alimento não-transgênico: "Non-GMO Project Verified".
Triscuit non-GMO, Mondelez - EUA
Mondelez reformulou a tradicional linha de biscoitos, evidenciando no rótulo a informação de alimento não-transgênico: "Non-GMO Project Verified".

Esses são só alguns exemplos das novidades que as indústrias de alimentos e bebidas estão colocando no mercado. Elas demonstram uma preocupação nítida do consumidor com hábitos de alimentação mais saudáveis e uma consciência maior a respeito do que eles estão consumindo. A sua empresa já lançou ou pretende trabalhar em algum produto inovador para atender a esses anseios do novo consumidor?

Veja como é possível desenvolver um alimento saudável e ao mesmo saboroso e saia na frente!

Gostou? Compartilhe este conteúdo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *